Planejamento Estratégico Empresarial: Quais as Bases?

Marketing Digital

Planejamento Estratégico Empresarial: Quais as Bases?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em agosto 17, 2015
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

O planejamento estratégico empresarial é indispensável para o sucesso de uma organização e mesmo assim muitas empresas não consideram o seu valor. É o planejamento estratégico empresarial o responsável por guiar a empresa durante as mais diferentes situações e que permite que a empresa cresça e se desenvolva da maneira correta. Assim, conheça quais são as bases do planejamento estratégico empresarial.

 

Missão

A missão de uma empresa é, basicamente, o seu motivo de existir e é a explicação de como a empresa pretende melhorar ou impactar na vida de seus clientes, pessoas e sociedade em geral.

Para o planejamento estratégico empresarial a missão deve ser a primeira coisa a ser definida claramente. Deve ser atemporal e traduzir perfeitamente o que a empresa deseja fornecer.

 

Visão

Já a visão é o cenário futuro em médio ou longo prazo no qual a empresa se enxerga, seja se aperfeiçoando, aumentando suas vendas, expandindo-se ou se tornando líder de mercado.

É a visão a responsável geral por nortear, por si só, a existência de um planejamento estratégico, já que é esse plano que ajudará a visão a se concretizar.

 

Valores

Os valores, por sua vez, são como a empresa colocará em prática suas ações e o que ela fará para atingir seus objetivos. Os valores precisam ser claros e de fácil compreensão e absorção por todos da empresa para que haja coerência, um dos importantes gatilhos mentais.

 

Análise da situação

Outra base do planejamento estratégico empresarial é a análise da situação, que deve levar em conta a situação atual do mercado, da empresa e de outros fatores que possam afetar o desempenho da empresa. Assim, promover uma profunda análise é indispensável para o planejamento estratégico.

 

Objetivos

O que a empresa deseja, como ela deseja e em quanto tempo deseja são os objetivos, que também são bases do planejamento estratégico empresarial.

Os objetivos não podem ser apenas um ponto de chegada qualquer e sim os principais resultados a serem obtidos. Precisam ser claros e específicos para que se possa chegar até eles.

 

Metas

As metas, por sua vez, também estão entre as bases do planejamento estratégico empresarial porque são caminhos para se chegar até os objetivos. Assim, se o objetivo principal é aumentar as vendas em 12% em um ano, as metas podem ser aumentar as vendas em 1% por mês ou em 4% por trimestre, por exemplo.

As metas precisam, assim com os objetivos, ser bem definidas e trazer um tempo limite para que sejam concluídas, pois somente assim é possível avaliar o desempenho.

 

Estratégias

Sabendo a missão, a visão, os valores, como está a situação, os objetivos e metas é chegada a hora de incluir as estratégias no planejamento estratégico empresarial e são elas que dirão como será possível chegar às metas e, posteriormente, aos objetivos e à visão.

Assim, as estratégias são uma espécie de fórmula para indicar como cada processo deve ser conduzido para atingir os objetivos pretendidos.

 

Dessa forma, as bases do planejamento estratégico empresarial incluem desde no que a empresa acredita e o que ela pretende até o que ela terá de fazer para chegar aonde deseja.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

One Reply to “Planejamento Estratégico Empresarial: Quais as Bases?”

Finalmente: Como Ganhar Dinheiro na Internet de Verdade - Marketing com Bruno Marinho

[…] Entenda que para ganhar dinheiro na internet de verdade, você terá que trabalhar alguns pilares essenciais, tanto no que se refere aos hábitos (crenças limitantes e costumes), quanto àquilo que diz respeito ao planejamento estratégico empresarial. […]