E-mail Marketing Bruno Marinho

Funil de vendas e email marketing, como estruturá-los?

Funil de vendas e email marketing, como estruturá-los?
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Vender não se resume a expor um produto, é muita mais estratégico! Para conseguir vender um produto é necessário ganhar confiança do público, mostrar o diferencial do seu produto e atrair o público par a sua empresa.

funil

No artigo de hoje vamos falar como usar essas duas ferramentas de captação e fidelização de clientes juntas, aumentando o seu lucro e maximizando o seu tempo de trabalho.

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é uma ferramenta usada por empresas para captar clientes que realmente se interessem  pelos produtos e serviços da empresa, investindo menos tempo de trabalho com pessoas que não vão comprar e maximizando seus lucros.

Acompanhe abaixo as etapas do funil de vendas e como o e-mail marketing pode ser usado em conjunto para aumentar sua produtividade e lucro:

1ª Etapa – Prospecção

Essa é a primeira etapa do funil de vendas e por isso é a etapa menos específica. Nesse momento temos pessoas com vários perfis e que podem ou não ter interesse no seu produto. Para tentar organizar essa etapa do funil de vendas é importante a criação de uma página de captação de “leads”, onde nessa página você irá mostrar um pouco sobre o seu produto e caso o visitante realmente se interesse em saber mais sobre ele, o visitante terá a opção de deixar o contato para que assim possa começar uma relação entre o possível cliente e à empresa.

 

2º Etapa – Apresentação do produto ou serviço

Nessa etapa você continua o processo de afunilamento e usa de artifícios para filtrar os possíveis clientes que realmente são interessantes para a sua empresa. Nesse momento é necessário que você entre em contato com o possível cliente e fale um pouco sobre você, o seu produto e a sua empresa, deixando um novo contato para que ( caso ele ainda tenha interesse no produto) entre em contato com você novamente. Por isso, é interessante que você use um serviço de auto resposta ou autoresponder, já que ainda temos muitos possíveis clientes e responder manualmente seria inviável. Nessa etapa você já pode começar a usar o e-mail marketing, mas recomendo que aguarde até a próxima etapa para começar a usa-ló.

 

3º Etapa – Clientes prospectos

Nessa etapa é o momento certo de você começar a usar o e-mail marketing. Pois o cliente que chega nessa fase do funil já demonstrou que tem real interesse no seu produto ou serviço e já pode começar a receber mais informações sobre o produto como promoções e preços, sempre com o intuito de facilitar o caminho para a efetivação da venda. Use as técnicas de gatilhos mentais e copwriting no conteúdo dos e-mails para tornar o produto ainda mais interessante.

Atenção! Nessa etapa também é muito importante que você responda as questões levantadas pelo cliente.

4º Etapa – Venda

Nessa etapa você já usou as melhores técnicas de e-mail marketing e o cliente já está finalizando a compra. O trate como sendo “único” e importante para sua empresa para que ele finalize a compra, indique a empresa e volte a comprar.

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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