E-mail Marketing

E-mail Marketing: Como Fazer Corretamente

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em agosto 11, 2020
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Passo a Passo prático e simplificado de como fazer email marketing corretamente. Confira e utilize essa incrível ferramenta em seu negócio!

Aqui no blog nós já falamos sobre como estabelecer uma estratégia de email marketing, bem como, já demos diversas dicas sobre quais ferramentas utilizar em seu negócio.

No entanto, hoje que trazer nesse artigo, um conteúdo intuitivo de como fazer email marketing corretamente para potencializar o alcance de suas campanhas e melhorar seu faturamento.

Antes de mais nada, lembre-se que o email marketing é apenas um pilar, de todos os aspectos importantes que irão ditar o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento na internet, ok?

Você também vai gostar de saber: “Funil de vendas e email marketing, como estruturá-los?”

Por que usar o Email Marketing?

Você já deve saber, mas não me custa ressaltar…

No Marketing Digital, trabalhar a base de email é extremamente essencial para um negócio que deseja nutrir seus relacionamentos.

Portanto, é comum ver milhares de empresas utilizando o email como principal canal de comunicação com seus clientes.

Isso porque, o email é bastante pessoal. Ou seja, é algo só seu. Um espaço exclusivo. Onde só entra, quem você permitir entrar.

Por isso, as empresas se aproveitam desse espaço para se aproximar dos clientes e/ou possíveis clientes, a fim de fazer uma “amizade” rentável.

Sendo assim, vamos descobrir como trabalhar seu email marketing corretamente, com a finalidade de potencializar seus resultados e melhorar suas vendas.

Mas, antes, olhe só algumas das milhares de vantagens que existem em usar o Email Marketing em sua Estratégia:

  • Quase 60% das pessoas que trabalham com marketing digital, garantem que os emails geram mais receita no mercado B2B, do que outros canais de comunicação;
  • Atualmente, os emails são a principal fonte para gerar. De acordo com pesquisa realizada pela Forrester Research;
  • Os emails tem a maior taxa de conversão se comparado com redes sociais e anúncios. São quase 70% de conversões;
  • Uma promoção via email tem 5x mais probabilidade de ser vista  do que no Facebook (segundo a pesquisa da Radicati);
  • Já o site DMA descobriu que a cada R$ 1,00 investido no email marketing, há um retorno de R$ 38,00.

E essas são só algumas das milhares de vantagens de se trabalhar com Email Marketing no Brasil e no mundo.

E-mail Marketing: Como Fazer Corretamente

Como conquistar uma boa lista de email?

Bom, em primeiro lugar é preciso criar um conteúdo atraente para conseguir somar inscritos em sua lista de email, certo?

Portanto, minha dica é: crie um blog e insira uma caixa de coleta de e-mails. No blog você pode publicar conteúdo relevante para a audiência; disponibilizar material rico, como um e-book, por exemplo e muito mais!

Você pode coletar email de diferentes formas, mas, seja como for, é preciso entregar algo em troca. Isto é, seu inscrito precisa receber algo de valor para confiar em você, deixando você fazer parte de sua caixa de mensagens.

Mas, existem outras maneiras de criar uma lista de emails. Como por exemplo, através de formulários.

De qualquer forma, é preciso utilizar uma boa ferramenta de gestão de emails. Assim você estará seguro sobre como gerenciar todos os emails que entram em sua lista.

Nesse artigo eu explico como usar a Leadlovers (ferramenta de email marketing) para ganhar dinheiro. Dá uma olhadinha, pois irá te ajudar muito!

Como Fazer Email Marketing Corretamente

Agora vamos ao passo a passo de como fazer uma lista de email marketing da maneira certa:

Crie uma Campanha com Foco no Objetivo Final

“Ah, Bruno, mas o que isso significa?

Significa que não dá para sair atirando para todos os lados, querendo atrair pessoas para “somar números”.

Você precisa ter um objetivo em mente, sobre o que fazer após conseguir inscritos para sua base de email.

Exemplo: Se você está criando uma lista de email marketing para promover um produto como afiliado, foque nisso!

Sempre que for criar um conteúdo para distribuir no email, pense no objetivo principal. Afinal, será esse objetivo que terá atraído seus inscritos, portanto, não os decepcione!

Lembre-se de Segmentar seus Emails

Aqui no blog eu criei um artigo sobre como criar personas para o seu negócio online. Você já viu ele?

Persona é a representação fictícia do seu cliente, portanto, sempre que for enviar um conteúdo por email, ele precisa estar de acordo com o que sua audiência espera de você.

Nesse sentido, suas campanhas de email marketing precisam estar alinhadas com as expectativas de quem irá receber seu conteúdo.

Para segmentar sua lista de email, você pode considerar:

  • Nível de interesse no produto ou serviço que você vende(leia sobre jornada do herói);
  • Taxa de abertura de cada email (as ferramentas de email marketing irão te ajudar a mensurar os resultados);
  • Comportamento de compra do cliente (isso pode ser observado se o cliente já comprou algum produto ou serviço de você);
  • Entre outros.

É muito importante segmentar as campanhas para garantir que todo o processo está sendo feito corretamente.

Crie Campanhas Impossíveis de Serem Ignoradas

“Como assim, Bruno?”

Cá entre nós, quantos emails você recebe por dia?

Milhares, né?

E eu estou falando de emails no geral. Isso inclui, emails de trabalho, conversa com amigos, propaganda de empresas…

E você consegue ler todos eles?

Não, né?

Por isso, não pense que todo mundo vai abrir e ler seu email. Porque, infelizmente, não vai!

Mas, para fazer com que sua taxa de abertura seja ACEITÁVEL, a fim de evitar que você perca dinheiro, crie um conteúdo impossível de ser ignorado. Isto é:

  • Crie títulos atraentes;
  • Explore seu potencial criativo durante os textos;
  • Insira imagens e banners;
  • Coloque links (sem exagerar)…

Tudo isso fará com que as pessoas se interessem pelo seu email, aumentando suas chances de ser visto.

Não se Esqueça do Design e dos Botões das CTAs

Se você se preocupa com o visual do seu conteúdo, certamente, seu cliente irá olhar para o seu negócio com outros olhos.

Um email “cru”, sem nenhum atrativo – é muito fácil de ser ignorado.

Mas um email bonito, moderno, elegante e com botões coloridos… ah, esse tem boas chances de ser vendível.

Por isso, sempre que possível, insira um ou dois botões coloridos com uma chamada para ação. Nesse botão, você pode inserir o link de um produto ou de uma página de vendas, por exemplo.

Além disso, seja atencioso(a) com o design de seus emails. Não precisa ser nada fora do normal. Mas, faça algo bonito e que demonstre o quanto você se importa com sua audiência!

Sempre Monitore os Resultados de Suas Campanhas

Para fazer uma campanha de email marketing corretamente, é preciso monitorar os resultados.

Isso porque, dificilmente, você acertará de primeira. Portanto, terá que estudar o comportamento dos clientes, fazendo testes A/B para avaliar seu desempenho.

Através das ferramentas de email marketing, você terá acesso as informações necessárias para mensurar os resultados e obter uma excelente taxa de abertura.

Além disso, conseguirá aumentar seus ganhos!

E agora que você já sabe como fazer email marketing corretamente, aproveite e se inscreva em nossa lista de email. Por lá, vou te mandar novidades e dicas em primeira mão!

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