Você, empreendedor, deseja lançar um novo produto no mercado. Então, começa a pesquisa a respeito de seu novo público-alvo. Afinal, quem será o seu futuro cliente em potencial? Quem comprará o seu produto? Se estiver interessado em colocar no mercado um produto para o público jovem, você, com certeza, precisará entender como funciona a cabeça desses jovens, do que estes jovens gostam de vestir, como pensam o mundo, onde costumam ir quando querem se divertir, que tipo de produtos consomem, o que veem nas redes sociais, quanto tempo passam em frente aos televisores, se acreditam ou não em política e se leem a respeito de economia, se são ecologicamente corretos e se desejam sair do sedentarismo; assuntos que certamente permeiam – ou para mais ou para menos – os pensamentos diários destes jovens.

Conhecer todos estes detalhes não é bobagem. Ao contrário. E pode sim ser extremamente eficaz na hora de driblar a concorrência. E da mesma maneira forma, caso você pretenda lançar no mercado um produto para o público adulto, um produto somente para homens, ou algo apenas para mulheres, ou um produto para a melhor idade.

Igualmente como fez com os jovens, você certamente precisará conhecer o mundo destes outros públicos, saber o que pensam, onde comprar, o que compram, se praticam esportes, se compram pela internet, se são conservadores, se costumam poupar, se possuem hobbyies, se estão interagindo pelas redes sociais, como se informam, o que fazem nos dias de folga, como gastam uma renda extra, onde investem; questões amplas da vida de um adulto e que podem ter inúmeras respostas.

Portanto, para conhece-las é necessária uma específica e detalhada pesquisa, geralmente encomendadas pelas empresas. E se você estiver pensando que tudo isso é desnecessário saiba que é você que certamente está um pouquinho desatualizado.

 

Porque as personas são importantes para seu negócio?

Com estas pesquisar cria-se o que o marketing costuma chamar de persona. E agora você vai compreender melhor porque as personas são importantes para seu negócio. Persona é um personagem criado pelo marketing através do estudo específico justamente dos hábitos de um determinado público-alvo. Então, a persona é uma espécie de instrumento, de ferramenta do marketing digital. Depois de entender qual é o produto novo a ser lançado – por exemplo – o marqueteiro cria uma personagem, um verdadeiro personagem, e este personagem é como se fosse o representante fictício de todo o seu público-alvo.

E o publicitário ou marqueteiro oferece a persona criada como se fosse uma pessoa real. Geralmente muita gente confunde público-alvo com persona. Mas é fácil definir ambos os conceitos e evitar confusão. Perceba: se você vai trabalhar com jovens o seu público-alvo são jovens (do gênero masculino e feminino) com idade aproximada de 13 a 18 ano. E as suas personas poderiam ser Joana, 15 anos, estudante, moradora da Zona Leste em São Paulo; e Marcelo, 14 anos, estudante e carioca, do Lema.

 

Como criar buyer personas?

Achou difícil? Não está sabendo nem por onde começar a pesquisar ou a pensar a respeito da criação desta persona? Fique tranquilo. Porque nós vamos mostrar aqui, resumidamente e de maneira bastante prática, algumas dicas bem simples, alguns tópicos mesmo, em estilo de perguntas, para você conseguir compreender melhor como realizar este projeto.

Porque o que você deve estar se perguntando é: Como criar buyer personas? Sabia que é mais fácil do que o que você imagina. Eis algumas das perguntas que você fará ao pensar em seu público-alvo: idade, escolaridade, meios de comunicação que se utiliza para se informar ou para se entreter, sexo, ocupação (trabalho, estudos, serviços), objetivos (de vida, de carreira, pessoais, de desenvolvimento pessoal, entre outros), desafios (ascensão social, ascensão profissional, lidar com os próprios limites, entre outros). Feito isso e ciente de que estas perguntas estão corretas, você agora pode finalmente escolher um nome para a sua persona. Viu como é fácil!

 

Como as personas podem ser usadas no marketing digital

Por ser uma estratégia do marketing digital, as personas auxiliam os geradores de conteúdo e consequentemente as marcas e as empresas na hora de posta conteúdo, na hora de vender produtos, no momento de interagir com o seu público-alvo. Outros benefícios de se ter uma persona bem definida são justamente os de definir conteúdo e saber para quem exatamente você estará escrevendo, a quem exatamente você irá atingir – e obter retorno visual e retorno financeiro – com este conteúdo postado, saber quais são as melhores estratégias de marketing digital a serem utilizadas, melhor definir tópicos e melhor escolher maneiras de postar este conteúdo.

 

 

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