Geral

Close Friends: O Que é, Como Usar e Ganhar Dinheiro

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em julho 22, 2021

O Close Friends é um recurso disponível no Instagram, cujo objetivo é compartilhar momentos importantes apenas com “melhores amigos”. Mas, é possível usar essa ferramenta para fazer vendas online. Confira!

Não é de hoje que o Instagram se destaca por seus inúmeros recursos. Sobretudo, no que diz respeito as ferramentas para empreendedores digitais.

Tanto que, semana passada publiquei um artigo explicando como funciona o algoritmo do Instagram, onde Adam Mosseri, responsável por supervisionar as funções do Instagram, explicou que há muito tempo, a rede deixou de ser apenas uma plataforma de fotos online.

Acontece que, às vezes, os recursos vêm “disfarçados” de funções adicionais para usuários comuns. Mas, na verdade, podem representar uma excelente oportunidade de se fazer negócios na internet.

Como por exemplo, o Close Friends, a função onde o Story fica visível apenas para “melhores amigos”. De acordo com os desenvolvedores, a ideia é estimular as pessoas “comuns” a usarem mais o Story, podendo selecionar quem poderá visualizar cada tipo de publicação em seu perfil.

No entanto, muitas marcas e empresas estão aproveitando a oportunidade para ganhar dinheiro pela internet. Afinal, hoje em dia, é possível vender através de diversas formas na rede. Confira!

Você também vai gostar de saber: “Destaques do Instagram: Crie Destaques Incríveis para o seu Perfil

Close Friends

O que é o Close Friends do Instagram?

Em síntese, o Close Friends é um recurso da plataforma que te permite criar uma lista fechada de compartilhamento de Stories. Ou seja, em outras palavras, você pode decidir quem poderá visualizar as publicações que você fizer.

Mas, calma!

Quando você ativa essa funcionalidade, quem estiver fora da lista do Close Friends continuará vendo seus Stories normalmente, porém, não poderá visualizar aqueles Stories que estiverem definidos apenas para quem estiver listado como melhores amigos.

Portanto, existirão dois grupos de Stories: 

  • Aqueles que aparecerão para todos que te seguem (ou para todos, caso seu perfil seja público);
  • Stories que aparecerão apenas para quem estiver dentro da sua lista de melhores amigos.

Sendo assim, sempre que você for criar uma nova publicação no Story, o Instagram te oferecerá as seguintes opções de compartilhamento:

  • Compartilhar com um usuário específico;
  • Compartilhar com todos os amigos;
  • Ou compartilhar somente com os melhores amigos.

Como Criar uma Lista de Close Friends

Para criar sua própria lista de Close Friends, siga o seguinte passo a passo:

  • Acesse sua conta do Instagram e, em seguida, toque nos três traços que ficam localizados no canto superior direito da tela e clique na opção “Amigos próximos”;
  • Depois, clique em “Pesquisar” e encontre os usuários que deseja incluir na lista;
  • Para remover um usuário, basta fazer o mesmo procedimento e clicar em “Remover”;
  • E pronto!

Como Publicar Stories para o público do Close Friends

Para publicar um Storie específico para esse público, faça o seguinte:

  • Acesse sua conta do Instagram;
  • Clique no ícone de câmera para fazer um Story;
  • Crie o seu Story e depois, clique no ícone da estrela verde (localizado na parte inferior da sua tela);
  • Prontinho!

Como Usar o Close Friends como estratégia de Marketing?

Talvez agora você esteja tentando entender como transformar o Close Friends em uma Máquina de Vendas? Dá uma olhada nas dicas que separei para você:

Adicione Clientes e Clientes em Potencial ao Close Friends

Em primeiro lugar, adicione todas as pessoas que já compraram de você, na sua lista de melhores amigos. Através dessa simples ação, as pessoas se sentirão importantes e assim, passarão a te enxergar com outros olhos.

O mesmo deve ser feito com clientes em potencial. Ou seja, pessoas que já demonstraram interesse por seu produto ou serviço, anteriormente.

Dessa forma, você se aproximará dos clientes e assim, poderá manter um relacionamento saudável e estável com todos eles. Assim fica mais fácil de fazer novas ofertas e entregar conteúdos exclusivos para quem está neste estágio do funil.

Compartilhe Conteúdo Exclusivo

Sabendo que a proposta do Close Friends é ter uma lista diferenciada. Nada mais justo do que entregar um conteúdo exclusivo para esses amigos, certo?

Nesse hiato, crie conteúdos com novidades sobre seus produtos. Fale sobre os planos futuros, faça perguntas e enquetes sobre os clientes acham sobre a novidade e como o seu produto pode melhorar ainda mais.

Também é importante entregar valor nessa lista. Isso pode ser feito, a partir de ações simples, como por exemplo, criar um vídeo curto com dicas e tutoriais.

Ofereça Descontos Especiais

Outro diferencial que você pode oferecer para seus melhores amigos é o desconto especial.

Ao criar ofertas diferenciadas para esse seleto grupo de pessoas, você aumenta suas chances de vendas. Além disso, o Close Friends passa a se tornar uma lista VIP de ofertas, portanto, quem estiver nessa lista sempre poderá receber descontos, bônus etc.

Atendimento Personalizado

Outra excelente maneira de potencializar ainda mais suas vendas pelo Instagram é usar essa ferramenta para fazer um atendimento personalizado.

Você pode usar o Close Friends para ajudar as pessoas, tirando dúvidas e quebrando objeções.

Lembre-se que todas as formas de estratégias são válidas. Portanto, é preciso explorá-las ao máximo!

Faça Mentorias

Outra maneira de ganhar dinheiro através do Close Friends é por meio das mentorias.

Atualmente, muitas pessoas se dedicam as mentorias online. E você pode dar mentoria de diversos assuntos diferentes, não precisa ser focado no produto ou serviço que você vende. Mas, precisa ser sobre algo que você é uma autoridade.

Quando falamos em autoridade, estamos nos referindo ao fato de se destacar no mercado por saber muita informação sobre determinado assunto.

Por exemplo, eu sou uma autoridade em Marketing Digital, principalmente, em Marketing de Afiliados. Pois, atuo na área, há mais de 15 anos e além de afiliado, sou produtor digital (faturei múltiplos 7 dígitos ao longo dos últimos anos).

Perceba que, nesse sentido, eu poderia realizar mentorias via minha lista de Close Friends.

Se você também é uma autoridade no seu segmento, ofereça mentorias através da sua lista de melhores amigos. Dessa forma, será mais fácil gerenciar os contatos de quem tem interesse e você ainda poderá se dedicar com exclusividade a esse público.

Quer saber um pouco mais sobre como ganhar dinheiro na internet através do Marketing Digital? Coloque seu e-mail aqui embaixo, pois vou te enviar um conteúdo exclusivo em primeira mão!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.