Você já deve saber que as empresas que estão presentes no universo online desejam atingir determinados objetivos. E, um deles, é saber como criar textos que vendem.
E agora é hora de colocar as cartas na mesa: o que fazer para persuadir o potencial cliente?
Para alcançar resultados no marketing digital, é preciso entender copywriting. E isso não se aplica apenas a textos escritos.
O conteúdo falado, como podcasts ou no Youtube, por exemplo, bem como as artes gráficas, devem conter elementos de copy.
Sabendo disso, continue lendo para saber como criar conteúdos que geram vendas!
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O que é copywriting?
Copywriting é uma forma de linguagem persuasiva que tem por objetivo atrair leads para o seu negócio.
Pensando nisso, há diferenças entre um copywriter e um redator de conteúdo. Este último escreve postagens em blog, por exemplo, sem intuito comercial.
Por outro lado, o copywriter sempre tem em mente o intuito de atrair, engajar e encantar clientes, com foco em gerar conversões.
Portanto, o conteúdo criado sem o objetivo de atrair clientes para um funil de vendas, por exemplo, não se caracteriza como copywriting.
Em contraste com os redatores de conteúdo que desejam principalmente informar o leitor com seus textos, os copywriters visam uma ação por parte do internauta.
Então, agora você já sabe um ponto relevante sobre como criar textos que vendem.
Mas isso não significa que os textos baseados na copy sejam sempre “publicitários”. Pelo contrário, muitos desses conteúdos são informativos e possuem, por exemplo, uma chamada para ação (CTA).
Quando há um convite para baixar um material gratuito que será útil para o visitante, isso é um elemento de copy. Porém, é diferente de uma landing page, que tem como objetivo imediato a conversão e vendas.
E, nesse caso, a copy costuma ser um pouco mais agressiva dependendo do nicho.
Portanto, o copywriting se aplica a uma ampla variedade de conteúdos:
- postagens em blogs;
- conteúdos de mídia social;
- e-mail marketing;
- páginas de vendas;
- descrições de produtos;
- anúncios;
- outros.
Como criar textos que vendem
É particularmente importante que você, ao fazer uma copy, possa se colocar no lugar da sua persona.
Seja no mundo online ou offline, os textos publicitários são dirigidos a potenciais clientes e têm entre os objetivos abrir um diálogo.
Então, confira as dicas a seguir de como criar textos que vendem!
Gatilhos mentais: Como criar textos que vendem
A psicologia e o marketing estão intimamente ligados. Se você sabe como lidar com seus clientes online, poderá conseguir os resultados que deseja.
Logo, existem algumas dicas que podem ajudar a gerar mais vendas, independentemente dos produtos que você vende ou do público-alvo.
Isso é possível, por exemplo, com a aplicação dos famosos gatilhos mentais. Vamos ver alguns dos mais importantes.
Escassez
Se um determinado produto só está disponível em pequenas quantidades, isso passa uma informação para o cérebro do consumidor.
Ele é então encorajado a comprar, acreditando que pode perder uma oportunidade se deixar para depois.
Prova social
As provas sociais servem para validar um produto ou serviço com base em dados ou relatos positivos de outras pessoas sobre o mesmo.
Por exemplo, depoimentos de outras pessoas que confirmam a qualidade do produto, comentários positivos, resultados conquistados, entre outros.
Essa é uma excelente forma de entender como criar textos que vendem.
Reciprocidade
Quando uma pessoa recebe um presente, um efeito psicológico entra em ação: essa pessoa sente a necessidade de retribuir.
Você também pode criar esse efeito psicológico no mundo das vendas online.
Dê aos seus visitantes presentes, como iscas digitais, por exemplo, que os ajudem de verdade. Em algum momento, eles poderão se tornar seus clientes.
Autoridade
Em nosso dia a dia, as pessoas seguem as recomendações de outras pessoas quando as consideram autoridade em sua área de atuação.
Você pode conseguir autoridade no marketing digital ao criar um canal no Youtube e postar conteúdos relevantes, por exemplo. Ainda, é interessante ter um site e estar presente nas redes sociais.
Agora que já vimos alguns gatilhos mentais, leia a seguir outros pontos relevantes para gerar vendas com textos.
Como criar textos que vendem com o Storytelling?
A arte de contar uma boa história, com o objetivo de emocionar ou fazer com que o público se identifique com você, é uma técnica bastante eficaz no copywriting.
Na prática, o storytelling se concentra nas emoções dos consumidores para induzi-los a realizar uma ação.
Por exemplo, contar algo sobre si mesmo, sobre a sua marca ou sobre seus valores, de alguma forma torna a própria marca mais humanizada e isso cria proximidade com o seu público.
Essa dica de como criar textos que vendem é uma das mais importantes.
Comunicação um para um
A comunicação um para um permite que você se comunique com os clientes ou leads de forma direta, mais pessoal e sem formalidades.
Isso é essencial em uma copy, pois as pessoas se conectam com pessoas. Por conseguinte, o visitante precisa se sentir íntimo de quem comunica algo, para gerar confiança e reciprocidade.
No ambiente online, há muitas informações disponíveis, além de várias distrações para o internauta.
Se você utilizar, por exemplo, uma linguagem muito formal no marketing digital, dificilmente vai conseguir fisgar a atenção do visitante.
Linguagem simples
A linguagem simples significa que você precisa usar frases curtas, com menos pontuação e sem descrições divagantes. Além disso, é bom evitar metáforas que só um grupo pequeno de pessoas compreende.
Evite também refinamentos, como referências poéticas ou qualquer linguagem que afaste o seu texto do objetivo da copy.
Para entender como criar textos que vendem, o objetivo da linguagem simples é tornar o conteúdo acessível a um grande número de pessoas.
Se você utiliza a linguagem direta, isso estreita o relacionamento com o lead e novos clientes podem ser conquistados ou mantidos.
Call To Action (CTA)
No marketing digital, as chamadas à ação são um convite ao visitante para realizar algo.
Por exemplo, a frase chamariz costuma ser um pedido para clicar em um botão ou link, para baixar algum ebook, para se inscrever no canal, para segui-lo nas redes sociais, entre outros.
Este elemento é indispensável na copy, pois é um fator que faz toda a diferença entre o lead realizar ou não a ação.
Se você não faz o CTA, ele pode não se lembrar ou não se atentar àquela possível ação. Portanto, você precisa ser específico ao pedir que a sua persona realize algo.
Para concluir, espero que este conteúdo tenha te ajudado!
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