Mídias Sociais

Biografia para Instagram: Dicas Para a Bio Perfeita

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em março 15, 2021
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A Biografia para Instagram tem por objetivo, narrar com clareza e de forma sucinta, os interesses e a finalidade do perfil de determinado usuário. Por isso, é muito importante saber como escrever uma Bio Perfeita!

Se você trabalha ou está começando a trabalhar pela internet, sabe da importância das redes sociais.

Atualmente, para potencializar as vendas é preciso marcar presença nas mídias. Do contrário, dificilmente seu negócio terá reconhecimento e prosperará.

Isso porque, o brasileiro está cada vez mais conectado e, por sua vez, utiliza as redes sociais para se comunicar com amigos, familiares, colegas de trabalho e, para fazer compras.

O Facebook, WhatsApp, Pinterest e Instagram são ferramentas com um grande potencial de vendas. Afinal, em todas elas é possível divulgar produtos e fazer negócios.

Com a facilidade do PIX e de outras formas de recebimento, qualquer pessoa pode vender produtos e serviços com poucos cliques.

Em função disso, hoje quero te ensinar como fazer a Biografia para Instagram perfeita! Isto é, vou te apresentar a estrutura ideal e dizer o que não pode faltar no seu perfil. Confira!

Aproveite para ler depois: “Instagram Reels para Afiliados

Qual a Estrutura da Biografia para Instagram?

Como o próprio nome já diz, a biografia é a descrição de alguém ou de algum trabalho.

Nesse sentido, a biografia do Instagram diz respeito ao ato de criar uma descrição sobre quem você é, ou sobre o seu trabalho.

Juntamente com a foto, ela fica localizada no topo do perfil do usuário. E pode conter o nome da pessoa, nome de usuário, dados de contato etc.

No Instagram, é possível visualizar junto com a biografia, o número de publicações, número de seguidores e de pessoas que o usuário segue.

Em resumo, cada usuário tem 160 caracteres para se expressar como bem entender. Mas, será que para atrair novos seguidores e clientes, você pode escrever o que quiser na biografia?

Perfil Pessoal

Você já deve saber que é possível ter um perfil pessoal e um perfil profissional no Instagram, certo? Nesse sentido, vamos começar pelo perfil pessoal.

Uma biografia de perfil pessoal pode conter as seguintes informações:

  • Nome
  • Idade
  • Local onde mora
  • Profissão
  • Hobbies
  • Frases de Autores Renomados
  • Emojis
  • Entre outros

Perfil Empresarial

Mas se você tem uma empresa, o ideal é criar um perfil com as seguintes informações:

  • Nome da empresa
  • Área de atuação
  • Descrição do que faz o seu negócio
  • Localização
  • Site
  • Dados de contato
  • Chamada para ação (com botão)

Lembrando que não existe uma regra, mas seguindo essas instruções as chances de acertar na biografia para Instagram serão bem maiores!

Biografia para Instagram

Dicas para Criar uma Biografia para Instagram Perfeita

A saber que existem muitas empresas no Instagram ou mesmo, muitos perfis pessoais que “bombam” na rede, como criar a bio perfeita?

Existem algumas técnicas que podem te ajudar a descrever o seu perfil com maior assertividade e persuasão. Além disso, é importante se atentar ao que NÃO colocar na biografia para Instagram. Dessa forma, você evita constrangimentos e dores de cabeça. Dito isso, vamos lá!

#1 – Descreva Somente o Que é Importante

Há quem goste de “firular” enquanto escreve. Mas, se você pretende atrair seguidores ou clientes, evite o excesso!

Descreva seus serviços ou seu interesse de maneira objetiva e sem enrolação.

Por exemplo, se você trabalha com Marketing Digital, coloque os serviços que presta na área, bem como, fale sobre sua especialidade no segmento. Foque somente naquilo que, de fato, é de seu interesse!

#2 – Use Hashtags e Palavras-chave

Quando você cria um perfil usando palavras-chave que são relacionadas ao seu negócio, o algoritmo da plataforma consegue “rastrear” perfis de interesses similares aos seus. O que por sua vez, aumenta a probabilidade de seus seguidores estarem procurando pelo conteúdo que você produz.

Além disso, ao inserir hashtag em sua biografia do Instagram você melhora o engajamento do perfil. Afinal, o Instagram, assim como outras redes sociais, trabalha com o impulsionamento por meio de tags.

#3 – Sua Biografia para Instagram deve ter Chamada para Ação

As famosas CTAs fazem parte de uma estratégia fundamental no Marketing Digital, a estratégia de conversão.

Quando você usa uma chamada para ação consegue conduzir o usuário a fazer algo que você deseja.

Exemplo de CTAs para Instagram:

  • Acesse nosso site
  • Visite nossa loja
  • Envie-nos um e-mail
  • Fale através do nosso WhatsApp
  • Etc.

A vantagem do Instagram é que você pode inserir um link clicável na Bio. Portanto, o cliente pode clicar e ser direcionado automaticamente para sua página de vendas, por exemplo.

#4 – Use Elementos Visuais Atraentes

Usar emojis é uma boa estratégia para chamar a atenção dos seguidores, afinal, todo mundo fica correndo o dedo na timeline sem se prender a nada. No entanto, os elementos visuais tendem a despertar nosso interesse com mais facilidade.

Em síntese, não abuse de nada!

Use elementos que fazem referência aos seus interesses, mas não exagere!

Salve para ler depois: “Thumbnail: O que é e Por que Usar?

#5 – Coloque-se em uma Categoria Específica 

Definir em qual categoria e subcategoria o seu negócio está, é um passo importante para a Biografia do Instagram. Dessa forma, fica mais fácil encontrar o seu negócio através de filtros.

Sempre que alguém estiver interessado em uma determinada categoria, pode filtrar perfis através dela. Por isso, é de suma relevância se atentar a esse processo.

#6 – Quebre as Objeções dos Clientes

Uma excelente maneira de quebrar objeções é inserir na descrição da biografia o que seu negócio oferece e para quem ele é.

Por exemplo: “Estrategista de Marketing Digital para Quem Deseja Planejar e Lançar seu Próprio Negócio”.

Perceba que de maneira simples e sucinta, consegui passar minha mensagem. Sendo assim, é possível atrair interessados em trabalhar nesse segmento, bem como, irei “espantar” curiosos.

Isso poupa tempo de ambos os lados!

#7 – Use uma Árvore de Links a seu Favor

Você já deve ter ouvido falar do Link Tree. Mas, em resumo, ele é uma ferramenta que te permite criar um link com inúmeros links dentro dele. Isto é, você consegue criar uma página externa (com um endereço único) com diversos links que redirecionam para sites, blogs, páginas de vendas e outras redes sociais.

Como no Instagram só é possível inserir um único link na biografia, o ideal é usar esse recurso. Pois assim que o cliente clicar nele, poderá escolher para qual página será redirecionado.

Essa opção é excelente para quem trabalha com Marketing de Afiliados e para quem vende produtos físicos!

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