Mídias Sociais

Dicas de fotos para Instagram: Truques para atrair likes e seguidores

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 29, 2021

Confira nossas super dicas de fotos para Instagram e consiga atrair likes e seguidores para suas redes sociais. Afinal, para aumentar as vendas na internet é preciso ter uma grande audiência.

Já sabemos que o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo. Isso porque, além de conectar pessoas, ela também oferece uma infinidade de recursos para quem deseja vender pela internet.

Mas, você está sabendo usar o Instagram corretamente?

Bom, existem alguns hacks que você pode fazer para atrair likes e seguidores para seu perfil. Confira algumas dicas de fotos para Instagram.

Você também vai gostar de saber: “5 Excelentes Formas de fazer tráfego pago para seu negócio

Dicas de fotos para Instagram

Dicas de fotos para Instagram: Truques para atrair likes e seguidores

A saber que o Instagram é uma rede social que tem como base as fotos, a premissa para se destacar é: tirar boas fotos. Dito isto, vamos às dicas:

Aproveite a iluminação natural dos ambientes

Minha primeira dica para quem deseja acertar a mão nas fotos do Instagram é: USE E ABUSE DA LUZ DO SOL!

Sim!

Nós temos o privilégio de viver em um país tropical, cuja iluminação natural nos aquece e ainda, favorece nossas fotografias. Portanto, sempre que for tirar uma foto para o Instagram, se esforce para usar a luz do dia como iluminação primária.

Se você estiver em um estúdio de fotografia, ok! Use os acessórios disponíveis. Mas caso esteja em casa ou “na rua”, fotografe usando a iluminação natural. Isso vai garantir que suas fotos fiquem claras e nítidas – do jeitinho que o Instagram gosta!

A lente da câmera precisa estar LIMPA

Essa dica pode parecer boba, mas você sabia que muitas das fotografias “sem vida” que passam por nossos feeds, são por culpa da lente?

É comum não perceber que a lente está suja, o que por sua vez, deixa a foto com um aspecto embaçado, ou seja, sem brilho.

Por isso, antes de tirar uma nova foto para o Instagram, certifique-se de que sua lente esteja totalmente limpa. Use um papel para tirar a gordura do dedo e a poeira do ar.

Evite fotos com flash

Antigamente, ter um celular com flash era algo extremamente atraente! Muitas pessoas se sentiam celebridades, toda vez que um flash brilhava em sua direção.

Mas, hoje em dia esse recurso, praticamente, caiu em desuso. Isso porque, existem muitos recursos de iluminação que substituem o flash do celular ou da câmera, surtindo um efeito muito melhor!

Não pense que o flash é um inimigo em potencial. No entanto, não o utilize caso você não saiba exatamente como fazer.

Antes de tudo, pergunte-se se é realmente necessário usar essa ferramenta. Além disso, questione-se sobre a maneira como o flash poderá influenciar nas cores e no contraste da foto.

Você também vai gostar de saber: “Como Fazer suas Primeiras Vendas pelo Instagram?

Invista nos editores de imagens

Os editores de imagem ajudam (e muito) no engajamento das fotos. Isso porque, além de oferecer filtros diversificados dos que já existem no próprio Instagram, eles possibilitam uma edição mais profissional da imagem.

Dentre os melhores editores de imagem para o Instagram, temos:

Uma boa câmera faz toda a diferença

Obviamente que, cada um sabe onde o calo aperta. No entanto, é importante dizer que uma boa câmera faz toda a diferença na qualidade das suas fotos para o Instagram.

Se você usa o seu smartphone para fotografar suas imagens, capriche na hora da compra. Pois, um telefone que possua uma câmera com alta resolução é capaz de auxiliar o empreendedor digital que está começando seu negócio na internet.

Não precisa comprar nada muito caro! Dá uma olhada nesse meu artigo com dicas de celular para gravar vídeo 2021. As dicas servem também para tirar fotos!

Cuidado com o uso de filtros

Usar filtros nas imagens é uma excelente maneira de melhorar o que já está bom. Mas, caso você “erre a mão” e exagere, o resultado pode surtir o efeito contrário.

Portanto, tanto para os filtros nativos do Instagram, quanto para os filtros disponíveis nos editores de imagens, aplique apenas filtros que melhorem a qualidade do objeto que você deseja mostrar.

Por exemplo, se você fotografou um produto colorido, use um filtro que realce as cores, porém, cuidado para não alterar as cores naturais do objeto. Isso pode causar problemas após a compra – pois muitos clientes reclamam do produto da foto não ser como o produto original.

Não use zoom nas Fotografias

O famoso zoom, principalmente de celulares, não é potente como gostaríamos. Como resultado, suas imagens podem ficar com uma qualidade abaixo da esperada.

Em vez disso, vale a pena se aproximar um pouco mais do objeto em questão. Caso não seja possível, procure uma outra alternativa. Você verá que valerá mais a pena!

Use a opção de carrossel

Aqui no blog eu já ensinei como fazer post carrossel no Instagram. 

A grande vantagem de usá-lo em seu feed é que ele possibilita o uso de diversas imagens para construir um único conteúdo. Você pode criar uma história com 10 imagens que se conectam.

Esse formato aumenta o engajamento do seu perfil e ainda, deixa suas fotos mais atraentes.

Dica Extra

Por fim, quero falar sobre dois pontos importantes que compõe uma boa foto do Instagram. São eles:

Enquadramento

Sempre que for tirar uma nova foto, pense na maneira como os objetos ficarão enquadrados nela.

Se na foto aparecer uma pessoa, evite usar um enquadramento que “deforme” a pessoa. O que isso quer dizer?

Não corte a pessoa nas articulações. Ou seja, nos cotovelos, joelhos, punhos etc.

Procure tirar fotos “do corpo inteiro ou do quadril para cima”.

No caso de objetos, centralize no meio da imagem o que precisa ser mostrado. Evite arrancar pedaços do objeto, pois isso gera uma falsa sensação de tamanho, o que também pode ser ruim para os negócios.

Ângulo

E o outro aspecto a ser considerado, diz respeito ao ângulo.

Observe e análise o melhor ângulo possível para a foto. Visto que, a angulação pode valorizar ou desvalorizar partes do corpo ou do objeto em questão.

Exemplo: Em caso de selfie, evite fotos de cima para baixo – isso distorce seu rosto. Já em caso de objetos, procure alinhar a imagem de forma paralela. Dessa forma, nada passará a ilusão de ser maior ou menor do que realmente é.

Gostou dessas dicas? Então cadastre seu e-mail aqui embaixo, pois te enviarei novidades em primeira mão! É GRÁTIS!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

One Reply to “Dicas de fotos para Instagram: Truques para atrair likes e seguidores”

Como funciona o algoritmo do Instagram?

[…] Você também vai gostar de saber: “Dicas de fotos para Instagram: Truques para atrair likes e seguidores“ […]