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O que são Conversões Personalizadas?

Mídias Sociais

O que são Conversões Personalizadas?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 7, 2021
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As conversões personalizadas auxiliam o usuário no monitoramento e na otimização do Pixel do Facebook, que por sua vez, garante maior assertividade nas campanhas e estratégias de marketing dentro da plataforma.

A saber que o Pixel do Facebook é fundamental nas estratégias de marketing de quem utiliza links patrocinados para impulsionar suas campanhas, devemos nos atentar para os recursos atrelados a ele, cujo objetivo é melhorar ainda mais os resultados dos anúncios criados dentro da plataforma.

Dentre as ferramentas oferecidas pelo Facebook para monitorar e otimizar campanhas patrocinadas, estão as conversões personalizadas.

Por meio desse recurso é possível segmentar com mais especificidade cada um de seus anúncios, a fim de aumentar as chances de conversão, independentemente, do seu objetivo (realizar vendas, atrair leads, etc).

Salve para ler depois: “O que é uma Conta de Anúncios e como Criar uma?

O que são Conversões Personalizadas?

Em síntese, as conversões personalizadas tornam mais específicos cada evento sinalizado pela plataforma. Isto é, elas segmentam ainda mais a audiência, de acordo com seus interesses e comportamentos dentro e fora do Facebook.

Em linhas gerais, essa ferramenta é definida por meio de tráfego de URL e regras preestabelecidas pelo Pixel do Facebook. Portanto, por meio é possível identificar os dados demográficos do usuário, bem como todo o seu comportamento dentro da internet.

O resultado de “personalização” é que você consegue isolar um determinado grupo, ou seja, Persona, aumentando seu conhecimento sobre as pessoas que compram de você e/ou as pessoas que se interessam por seu produto, mas por alguma razão, desistem de fazer a compra na hora “H”.

Além disso, é importante dizer que para conseguir uma otimização completa de suas campanhas, você precisa utilizar as conversões personalizadas, do contrário, ficará difícil obter sucesso nessa tarefa.

conversões personalizadas

Como Criar Conversões Personalizadas

Antes de tudo, você precisa ter o Pixel do Facebook instalado de maneira correta em seu site, blog ou página de vendas. Caso o pixel não esteja configurado corretamente, não será possível criar conversões personalizadas.

Do mesmo modo, vale dizer que somente os eventos padrões que estiverem configurados corretamente, estarão elegíveis para atuarem a favor desse recurso. Ou seja, sem um evento padrão fica impossível criar uma conversão personalizada.

Dito isso, vamos ao passo a passo:

  • Em primeiro lugar, acesse seu Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • Depois, vá até “Gerenciador de Eventos”;
  • Na barra lateral direita, clique no botão verde “Criar”;
  • Em seguida, vá até “Criar Conversão Personalizada”;
  • Agora será necessário preencher os campos da janela que se abriu:

Nome

É muito importante dar um nome para sua conversão personalizada. Isso porque, ele vai te ajudar a organizar suas campanhas.

Além disso, para efeito de relatórios e mensuração de dados, esse nome será necessário e te ajudará a analisar os resultados de conversão.

Descrição

A descrição é opcional, ou seja, você não é obrigado a preenchê-la. No entanto, recomendo que se use como um bloco de notas. Dessa forma, poderá salientar qual o objetivo dessa nova conversão personalizada que está criando para o seu negócio.

Fonte de Dados

A fonte de dados se refere ao Pixel do Facebook que utilizará na criação de sua conversão personalizada.

Se você tiver mais de um pixel em sua conta de anúncios, se atente a escolha correta, pois, o domínio do seu site ou da página de vendas, precisará estar de acordo com o pixel utilizado no momento da criação.

Evento de Conversão

O evento de conversão vai se basear nas ações obtidas por meio do pixel instalado em suas páginas.

Nesse sentido, todos os eventos “padrão” e eventos personalizados que o pixel identificar, aparecerão nessa opção.

Evento Padrão para a Otimização

Abaixo o Facebook sinalizará para qual evento padrão para a otimização será a conversão personalizada.

Via de regra, o próprio Facebook escolherá automaticamente a melhor categoria para sua conversão. No entanto, você pode escolher dentre as inúmeras opções que existem. Tais como, “cadastro”, “compra”, “contato”, etc.

Regras

No campo Regras você pode escolher entre duas possibilidades: URL e Referring domain.

  • URL – Serve para monitorar e otimizar uma página específica. Como por exemplo, uma página de vendas ou de captura. Em síntese, a conversão personalizada registrará um evento sempre que alguém comprar ou preencher um campo em branco (se inscrever, por exemplo).
  • Referring Domain – Já nessa opção, você terá acesso ao número de clientes ou inscritos que vieram por meio do Google, por exemplo. Ou seja, essa opção te mostra o caminho que os usuários fizeram até chegar a sua campanha.

Valor de Conversão

Por fim, temos o campo de “valor de conversão”, que por sua vez, não é obrigatório. Isto é, você não precisa definir um valor por conversão. Mas, ele serve para informar quanto cada lead ou cliente lhe rendeu. Dessa forma, é possível calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento) de suas campanhas.

Se deixar a opção em branco, por padrão, o valor será de “zero” a cada nova conversão.

Como Criar uma Conversão Personalizada para Eventos Offline

O Facebook permite ao usuário a opção de agrupar dados de eventos offline futuros para que assim, algumas necessidades específicas possam ser atendidas.

Para criar uma conversão personalizada para eventos offline você precisa criar pelo menos um conjunto de evento offline. Dessa forma, sua conversão personalizada será associada a ele.

Para criar um conjunto de eventos offline, faça o seguinte:

  • Acesse o Gerenciador de Eventos e vá até o sinal de mais (+) na cor verde;
  • Em seguida, selecione a opção Conectar fontes de dados para criar um conjunto de eventos offline;
  • Clique em Offline e depois em Começar;
  • Dê um nome ao conjunto de eventos offline e insira uma descrição;
  • Clique em Criar e escolha quais contas de anúncio você deseja acompanhar usando esse conjunto de eventos offline;
  • Depois você pode ativar o rastreamento automático para que novos anúncios criados sejam padronizados para esse conjunto de eventos offline;
  • Também é possível ativar a atribuição automática para que novas contas de anúncios sejam automaticamente atribuídas a esse conjunto de eventos;
  • Por fim, clique em Avançar.

Agora que você já criou um conjunto de eventos, vamos ao passo a passo para criar uma conversão personalizada para ele:

  • Acesse o Gerenciador de Eventos e selecione a conta que deseja usar para configurar a conversão;
  • Clique em Criar e depois clique em Criar conversão personalizada;
  • Dê um Nome à conversão e adicione uma descrição;
  • Selecione a Fonte de dados correta;
  • Em seguida adicione um Evento de conversão;
  • Adicione as Regras que a conversão deverá atender;
  • Se desejar, insira um Valor de conversão;
  • Selecione Criar e pronto!

Como Editar Conversões Personalizadas no Gerenciador de Eventos do Facebook

Você também pode editar uma conversão personalizada depois que ela já estiver pronta. No entanto, essa edição só corresponde ao nome, a descrição e ao valor da conversão. Isto é, as regras não poderão ser alteradas.

Para editar uma conversão personalizada você precisa:

  • Ser dono da conta de anúncios em que a conversão personalizada foi criada;
  • A conversão personalizada precisa ser atribuída a você;
  • É necessário também visualizar o Gerenciador de Eventos na conta do Gerenciador de Negócios em que a conversão personalizada foi criada.

Para editar uma conversão personalizada faça o seguinte:

  • Acesse o Gerenciador de Eventos;
  • Clique em Conversões personalizadas;
  • Selecione a conversão personalizada que deseja editar;
  • Clique em Gerenciar;
  • Edite o que precisa ser editado e conclua a ação.

ATENÇÃO: Editar o valor de conversão de uma conversão personalizada afeta os relatórios de seus anúncios, pois as conversões futuras serão atribuídas ao valor editado, e não ao original. Use os valores de conversão apenas se os eventos da conversão personalizada não tiverem um valor de conversão já definido.

Como Excluir Conversões Personalizadas no Gerenciador de Eventos do Facebook

Antes de tudo você precisa saber que existe um limite máximo de conversões personalizadas por conta de anúncio. Sendo assim, você pode criar até 100 conversões personalizadas por conta. O que convenhamos, é muita coisa!

Mas, se você precisar excluir uma conversão, faça o seguinte:

  • Acesse o Gerenciador de Eventos;
  • Clique em Conversões personalizadas;
  • Selecione a conversão personalizada que deseja excluir;
  • Clique em Gerenciar;
  • Escolha Excluir e clique em Excluir, de novo, para confirmar a ação.

Ao excluir uma conversão personalizada, você não poderá vê-la no relatório de anúncios nem usá-la para otimização em campanhas de anúncios futuras ou atuais. Além disso, depois de ser excluída, a conversão personalizada não receberá mais nenhuma correspondência ou atualização.

Ademais, os conjuntos de anúncios otimizados para uma conversão personalizada excluída continuarão sendo veiculados. Contudo, eles poderão começar a apresentar um desempenho ruim, visto que não corresponderemos nem atualizaremos mais a conversão personalizada.

(Fonte: Facebook)

Benefícios de usar as Conversões Personalizadas

Em suma, o principal objetivo das conversões personalizadas é auxiliar nas estratégias de marketing do seu negócio. Portanto, elas servem para mensurar os resultados das campanhas, bem como, servem para alavancar as vendas dentro e fora da plataforma.

Por exemplo, por meio de uma conversão personalizada você consegue filtrar todas as ações dos usuários dentro de suas páginas e consegue otimizar a veiculação de seus anúncios, a fim de alcançar usuários que estejam mais propensos a realizar ações que interessam a você.

Maiores vantagens das conversões personalizadas:

  • Otimizar todos os anúncios para eventos personalizados ou para todo o tráfego da URL escolhida;
  • Configurar eventos padrão sem código adicional. Isso significa que se você tiver um código de base do Pixel do Facebook dentro de suas páginas, poderá usar regras de URL para registrar os eventos padrão, sem precisar adicionar outros códigos de evento;
  • Filtrar eventos para compreender de forma detalhada, todas as ações de seus clientes;
  • Controlar o que é compartilhado com parceiros de negócio.

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