Marketing Digital

Palavra-chave negativa: O que é como usar em seus anúncios?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 10, 2021
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A palavra-chave negativa é representada por um ou mais termos que impedem que seu anúncio apareça para determinados usuários da internet. Isto é, por meio dela você consegue “bloquear” seus anúncios, evitando gastos desnecessários.

Quando a gente começa a criar anúncios do Google Ads, se surpreende com a quantidade de recursos e ferramentas disponíveis para segmentar nossas campanhas.

A saber que a segmentação é “a alma do negócio”. Pois, por meio dela conseguimos criar anúncios mais bem direcionados, ou seja, focados em atingir nosso público-alvo – aprender como usar todos os recursos é essencial para se dar bem e assim, conseguir prevenir prejuízos.

Nesse sentido, você precisa compreender a importância da palavra-chave negativa, visto que, através dela será possível melhorar a entrega dos seus anúncios, evitando que seu dinheiro seja “desperdiçado” com pessoas que não possuem interesse em comprar produtos ou serviços de você.

Salve para ler depois: “O que são Conversões Personalizadas?

O que é Palavra-Chave Negativa do Google Ads?

Em síntese, a palavra-chave negativa do Google Ads é um termo (palavra ou frase) que evita que seu anúncio seja acionado durante as buscas dos usuários.

Assim como existem as palavras-chave que acionam seus anúncios, ou seja, servem para mostrar seu anúncio exatamente para quem procura por ele. Existem as palavras-chave negativas, que servem para evitar que o anúncio apareça para quem digita termos que não tenham ligação com seu produto.

Exemplo: Se eu criei um anúncio para vender um curso online de marketing digital, posso usar como palavra-chave o termo “curso online de marketing digital” e como palavra-chave negativa, posso usar o termo “presencial”.

Perceba que ao excluir a palavra presencial, eu elimino as chances de aparecer para quem deseja fazer o curso presencial, pois, meu curso é apenas online.

Mas talvez agora você esteja se perguntando: “Bruno, se eu coloquei apenas a palavra online na minha palavra-chave principal, porque o Google mostraria meu anúncio para quem escrever presencial?”

Porque, dependendo da forma como você registrou sua palavra-chave principal, muitos outros termos podem “invadir” sua correspondência, fazendo com que o anúncio seja disparado para diversas pessoas.

No Google Ads, os as palavras-chave podem ser incluídas de diferentes formas:

  • Ampla – Exemplo: curso online de marketing digital
  • Exata – Exemplo: [curso online de marketing digital]
  • Frase – Exemplo: “curso online de marketing digital”
  • Negativa – Exemplo: -curso -online -marketing -digital

Perceba que cada tipo de palavra-chave difere no formato que é inserida (colchete, aspas, símbolo (-)). Mas para incluir palavras-chave negativas, você pode criar uma lista específica em vez de digitar uma por uma, com diversas palavras que evitarão que seus anúncios sejam exibidos.

Se você digitar sua palavras-chave de forma “ampla” muitas outras palavras podem ser incluídas, antes ou depois, dos termos digitados. O que por sua vez, “anula” uma ou mais palavras fortes que estão na frase.

Seguindo o exemplo citado anteriormente, em uma palavra-chave ampla para vender curso online, a palavra “presencial” poderia cair de paraquedas na busca, acionando seu anúncio para quem não tem interesse em estudar online.

Como Adicionar Palavra-chave Negativa no Google ADS?

Em primeiro lugar, você precisará criar uma lista com palavras ou frases, que não têm nada a ver com o seu anúncio. De modo geral, palavras como:

  • grátis,
  • gratuito,
  • teste,
  • amostra,
  • de graça,
  • exemplo,
  • depoimento,
  • vale a pena,
  • funciona.

São palavras “coringas” que podem fazer parte da sua lista de palavras-chave negativas. Pois, se sua intenção é vender um produto, nenhuma dessas palavras acima devem acionar seu anúncio, certo? Afinal, você não está “dando” nada, pelo contrário, deseja vender!

Dito isso, vamos ao passo a passo de como adicionar palavra-chave negativa no Google Ads:

google ads

  • Feito isso, clique em “Palavras-chave negativas” (como está na foto):

  • Depois, clique no botão azul de (+):

  • Uma nova tela se abrirá, nela você deverá marcar a opção “Adicionar Palavras-chave negativas ou Criar uma Nova Lista”;
  • Em seguida, cole todas as palavras-chave que você definiu como sendo importantes para bloquear seus anúncios, no local indicado:

  • Por fim, clique no botão azul “Salvar”:

Pronto! Você criou sua lista de palavra-chave negativa. Agora sempre que precisar criar uma campanha segmentada, inclua essa lista pronta. Isso evitará o retrabalho e vai te ajudar a otimizar seus anúncios.

OBSERVAÇÃO: Caso você precise adicionar palavras-chave negativas após criar suas campanhas, basta seguir o mesmo processo apresentado aqui. Não existe um limite máximo de palavras a serem incluídas!

O que Acontece se Eu NÃO Inserir Palavra-Chave Negativa no Google Ads?

Bom, muita gente me faz essa pergunta e, honestamente, acredito que a resposta seja dolorosa!

Isso porque, quando você não inclui correspondências negativas nos seus anúncios, você perde muito dinheiro!

Antes de tudo, saber quais palavras-chave INCLUIR já é um grande desafio. Pois, caso você “erre” na escolha, muitas pessoas “curiosas”, ou seja, que ainda não estão no momento de compra, irão clicar em seu anúncio e sairão dele sem gastar nada!

Mas, em contrapartida, temos as palavras-chave negativas, que por sua vez, são tão importantes quanto. Já que por meio delas é possível afastar de vez, pessoas que, sequer, estão procurando por seu produto.

Ainda seguindo o exemplo que citei lá em cima, quando alguém procura por um curso de marketing digital presencial, e clica no seu anúncio, sendo que você vende um curso online, você pode perder uma enorme quantidade de dinheiro, pois o Google Ads cobra por clique.

Sendo assim, imagine que cada clique no seu anúncio custe R$2 reais e a cada 50 cliques, você faça uma conversão. Nesse caso, sua conversão custará R$100. Se sua comissão for R$80, você estará perdendo R$20. Mas, se sua comissão for R$120, você estará lucrando R$20.

Agora diante desse cenário, se a cada 100 cliques, 50 forem “curiosos” que clicaram achando que seu curso era presencial, você gastará R$100 e não venderá nada. Afinal, todo mundo clicou sem ter a intenção de comprar.

Percebeu como as palavras-chave negativas podem ser fundamentais em uma campanha de links patrocinados? Pois elas podem definir o sucesso ou o fracasso de suas campanhas. Portanto, sempre insira correspondências negativas em seus anúncios, ok?

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Te vejo lá!

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