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Como Vender Pelo WhatsApp e Aumentar o Faturamento?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em setembro 30, 2021

Se você deseja vender seus produtos online, mas não tem as habilidades ou não deseja construir estruturas complexas ou um site, você pode aprender como vender pelo WhatsApp para conseguir retornos rápidos.

Trata-se de um canal que pode ajudá-lo a alcançar seus clientes imediatamente e sem custos.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado em todo o mundo.

Mais de 1 bilhão de pessoas o usam para se comunicar com amigos e familiares diariamente, gastando mais tempo enviando mensagens de texto do que nos perfis do Facebook ou Instagram.

Por isso, embora o WhatsApp não tenha surgido inicialmente como ferramenta de marketing, é possível utilizar este canal para vender seus produtos.

Então, vamos entender como é e o que é preciso fazer. Confira!

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Como Vender Pelo WhatsApp e Aumentar o Faturamento?

Como vender pelo WhatsApp: O que fazer para começar?

Veja a seguir um breve resumo das etapas a seguir se você deseja realizar vendas com o WhatsApp:

1. Baixe o aplicativo WhatsApp Business

2. Crie um perfil comercial

3. Defina o horário, mensagens de boas-vindas e mensagens automáticas

4. Anuncie a presença do seu negócio no WhatsApp

5. Gerencie os contatos e comece a vender

Baixe o aplicativo WhatsApp Business

O WhatsApp Business pode ser baixado gratuitamente na Play Store e foi criado para ajudar empreendedores a criarem um perfil de negócios no aplicativo.

O funcionamento e interface de usuário são muito semelhantes à versão tradicional do app.

Para usar a conta comercial e não misturar as atividades com seu WhatsApp pessoal, você precisa comprar um novo chip para instalação. Depois, pode retirar o chip e continuar usando o aplicativo comercial.

Crie um perfil comercial

Depois de baixar e instalar o aplicativo em seu smartphone, você terá que criar o seu perfil comercial.

Assim que o aplicativo estiver aberto, você será solicitado a verificar o seu número de telefone, escolher o nome de contato, além de definir uma foto de perfil.

É interessante observar que você precisa escolher uma foto no WhatsApp Business que demonstre profissionalismo.

Defina o horário de funcionamento, mensagens de boas-vindas e automáticas

Esta seção de configurações é uma das principais diferenças que você notará em relação ao aplicativo tradicional. Para saber como vender pelo WhatsApp, você precisa definir:

  • O horário de funcionamento do seu negócio
  • Uma mensagem de boas-vindas que será enviada assim que a primeira mensagem do cliente for recebida
  • Uma mensagem de ausência, enviada quando você estiver fora do horário de funcionamento
  • Respostas automáticas, que permitirão que você responda rapidamente às perguntas mais frequentes feitas por seus contatos

Como vender pelo WhatsApp: Anuncie a presença do seu negócio no app

Neste ponto, você terá que se certificar de que as pessoas vão te encontrar no WhatsApp.

Na verdade, no WhatsApp não há possibilidade de te encontrarem por nome ou local. Então, você precisará fornecer seu número de telefone aos potenciais clientes para que possam entrar em contato com você.

Você pode fazer isso, por exemplo, configurando o ícone do WhatsApp no seu site. Outra maneira de divulgar seu contato de WhatsApp é inserindo o link no seu perfil do Instagram.

Além disso, uma forma de vender pelo WhatsApp que dá muito certo é fazendo parcerias com influenciadores para divulgar seu produto.

Como vender pelo WhatsApp neste caso? Você combina com o influenciador para que ele promova o produto e deixe o contato do seu Instagram para quem quiser comprar.

Quando as pessoas entrarem em contato com você pelo Instagram no direct, você solicita que as pessoas adicionem seu número de WhatsApp, para realizar a venda no um a um.

É muito importante que os potenciais clientes adicionem seu contato no WhatsApp, pois, se você for criar um funil de vendas no app com listas de transmissão e ofertas do produto ao longo do tempo, a pessoa só receberá a mensagem se tiver adicionado o seu contato.

Além disso, quando a pessoa inclui seu contato na agenda reduzem-se os riscos de bloqueio.

Como vender pelo WhatsApp: Gerencie os contatos

Uma forma de gerenciar os contatos do WhatsApp é criando etiquetas que identificam que tipo de lead está no seu funil do aplicativo.

Por exemplo, você pode criar etiquetas de pessoas interessadas no produto, de pessoas que já compraram ou de pessoas que pediram para que você não envie mais ofertas.

Feito isso, como vender pelo WhatsApp sem parecer um vendedor “chato”?

Para se comunicar com seus usuários e vender seus produtos, você pode enviar, por exemplo, mensagens automáticas com informações sobre o produto e, ao longo do tempo, provas sociais e depoimentos de clientes satisfeitos.

Portanto, não envie essas mensagens de forma insistente todos os dias. Envie com intervalos prolongados, para evitar que o lead bloqueie o seu número.

Uma dica importante também é enviar respostas em áudio, em vez de texto, para responder às dúvidas do lead.

Em outras palavras, a mensagem em áudio passa mais credibilidade e o lead vai entender que não está falando com um “robô”.

Por que escolher o WhatsApp como canal de comunicação?

O WhatsApp permite que você entre em contato com seus contatos onde quer que estejam. Portanto, você consegue estabelecer uma relação pessoal com seu cliente, que se sentirá valorizado e estará disposto a voltar a comprar de você.

Além disso, começar a usar essa ferramenta para se comunicar com seus leads é simples e praticamente gratuito.

O relacionamento com os clientes é fundamental para o sucesso do seu negócio e, com o WhatsApp Business, você poderá oferecer um serviço personalizado.

Além disso, as conversões costumam ser maiores no um a um. É diferente do que ocorre quando o usuário tem acesso apenas a um link da página de vendas.

Se você quer começar a vender, mas não deseja criar uma estrutura complexa, essa é a forma mais indicada para ter retornos sem investir.

Portanto, o principal investimento nesse caso será o do seu tempo.

Em outras palavras, apesar de haver mensagens automáticas, você precisará também se comunicar de forma direta com o potencial cliente para responder suas dúvidas e para quebrar objeções.

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