5 Estratégias de Marketing para Afiliados no Instagram

Mídias Sociais

5 Estratégias de Marketing para Afiliados no Instagram

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em outubro 18, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Muitos afiliados no Instagram ainda estão começando e têm dúvidas sobre que estratégias devem utilizar de forma a ter um perfil que gere oportunidades de negócios e de vendas.

O Instagram é uma excelente ferramenta para dar visibilidade à sua marca ou à sua imagem. Ele é ideal para renovar e manter o diálogo com clientes, atuais e potenciais, estimulando o engajamento e buscando gerar confiança.

Nessa rede social, sua principal função não é vender produtos e, sim, criar relacionamento. A ideia é fortalecer sua marca, para que os usuários te encontrem também em outros canais, nos quais você realiza vendas.

Então, leia este post para saber o que fazer no Instagram como afiliado!

Você também vai gostar de saber: “Como Vender Pelo WhatsApp e Aumentar o Faturamento?

Afiliados no Instagram

Afiliados no Instagram: Que Estratégias Utilizar?

Narrativa Visual

O Instagram é essencialmente uma rede social cujo maior atrativo são as imagens. Por isso, é possível captar de imediato a atenção do usuário que, primeiro, tem o interesse despertado pela imagem e, depois, pelo texto.

Então, para afiliados no Instagram, é importante se atentar à narrativa visual, de forma a passar a mensagem ou contar uma história por meio de uma imagem, criando empatia com o público.

É justamente nesse conceito que você precisa estar atento: empatia. Ou seja, o usuário se sente compreendido, imerso no seu mundo e, consequentemente, mais próximo da sua marca e da possibilidade de comprar os seus produtos.

Mas como você pode fazer com que suas imagens não sejam mais apenas postagens, mas também histórias que conectam?

Para isso, destaque os desafios, as dificuldades, os aspectos positivos e as conquistas do seu negócio, além de publicar conteúdos de valor e que eduquem o público.

Evite o excesso de profissionalismo, como se estivesse escrevendo para o LinkedIn. No Instagram, as pessoas gostam de espontaneidade.

Além disso, crie imagens consistentes umas com as outras. Até a cor desempenha papel importante nesse sentido. Então, escolha uma paleta de cores coerente e mantenha o mesmo estilo na identidade visual.

Explore os recursos do Instagram

Para afiliados no Instagram, é importante postar com frequência nos Stories, que são conteúdos efêmeros e, em geral, duram 24 horas.

Então, mostre ao seu público o que você faz ou coisas do dia a dia para que ele participe da sua rotina. Você pode, também, criar enquetes, de forma a interagir com os seguidores, fazendo com que a opinião deles seja relevante e única.

Além disso, GIFs, vídeos e imagens em movimento atraem bastante a atenção. Faça Reels também, que são uma novidade na rede social.

Outro recurso muito utilizado são as transmissões ao vivo, em que é possível responder às perguntas dos usuários em tempo real, melhorando a interação na plataforma.

Quanto mais engajamento você tiver com os recursos do Instagram, mais visibilidade você terá, devido ao modo de funcionamento do algoritmo.

Hashtags

Além de imagens, Stories e Reels, o Instagram, mais do que qualquer outra rede social, é baseado em hashtags. Elas tornam essa plataforma quase como um mecanismo de busca, o que faz delas uma importante estratégia para afiliados no Instagram.

As hashtags são uma espécie de palavras-chave precedidas pelo sinal do sinal “#”. Ao inserir hashtags, seus posts se tornam visíveis para outros usuários que fazem as pesquisas.

Mas como escolher as hashtags certas para sua estratégia de marketing no Instagram? Primeiro, não use muitas hashtags genéricas. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, não escolha #roupas, que possui um número muito grande de resultados.

Seja mais específico, por exemplo, usando #roupasfemininas ou #roupasinfantis. Dessa forma, você terá menos concorrentes e mais chances de se classificar entre os conteúdos populares dessas hashtags.

Biografia para afiliados no Instagram

Fazer uma boa bio é algo simples e parece trivial, mas é muito importante, pois você fará a descrição da empresa ou da marca pessoal. É a primeira coisa que um usuário percebe ao entrar em contato com o seu perfil.

Além disso, é um espaço em que você pode inserir links, o que é muito interessante para afiliados.

Os afiliados no Instagram que criam um perfil comercial podem fazer vários testes para entender qual tipo de biografia pode ser mais eficaz.

Uma das estratégias mais utilizadas para afiliados é explicar qual é a sua especialidade e como você pode ajudar as pessoas. Utilize emojis também, para deixar o perfil mais informal.

No link da bio, você pode incluir links para o seu site, para o canal do Youtube, para o Telegram ou em quaisquer outras mídias em que esteja presente.

Consistência

A consistência é um valor fundamental para quem gerencia o perfil comercial no Instagram. Publicar sempre no mesmo dia e horário permite não só enriquecer o perfil com conteúdos, mas também criar um encontro fixo com o seguidor, que ficará ansioso pelo novo post.

O ideal é publicar pelo menos 3 vezes por semana, além dos Stories. Menos do que isso pode ser contraproducente, pois o seguidor não estará em constante contato com a marca ou com sua imagem pessoal.

Dito isso, como os afiliados no Instagram podem descobrir a hora e o dia em que devem publicar suas postagens?

Existem ferramentas baseadas em perfis de empresas que apresentam estatísticas aprofundadas sobre o melhor horário de publicação.

É interessante fazer testes para saber o que funciona melhor no seu perfil. Mas, segundo Neil Patel, os melhores horários são os seguintes:

  • Entre 11 h e 17 h de segunda-feira.
  • Entre 9 h e 18 h de terça-feira.
  • Às 11 h de quarta-feira.
  • Às 15 h de quinta-feira.
  • Entre 9 h e 16 h de sexta-feira.
  • Às 11 h de sábado.
  • Entre 10 h e 14 h de domingo.

Conclusão: Afiliados no Instagram

Neste artigo vimos como estruturar da melhor forma uma estratégia de marketing para afiliados no Instagram.

Ao aproveitar todas as funções que a rede social disponibiliza para os usuários, é importante ter uma comunicação informal, coerente e simples como ponto de partida da estratégia.

Para isso, você precisa publicar constantemente durante a semana, se possível todos os dias. Deve também, dar atenção aos Stories, usar hashtags específicas, criar vídeos e fazer enquetes.

Tenha também uma biografia atrativa e interessante, que deixe o usuário curioso por saber mais sobre você e suas conquistas.

Então, você está pronto para planejar sua estratégia de marketing para afiliados no Instagram? Para aprender mais sobre estratégias de vendas para afiliados, se inscreva em MEU CANAL NO YOUTUBE! É GRÁTIS!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.