Mídias Sociais

Como Anunciar no Instagram: Tutorial Completo

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 16, 2021

Aprenda como anunciar no Instagram através desse tutorial completo, que está repleto de dicas incríveis para você aumentar as vendas do seu negócio na internet.

Certamente, você já ouviu falar do Instagram Ads – a ferramenta de anúncios pagos do Instagram. Na verdade, a veiculação dos anúncios é feita por meio do Facebook, que por sua vez, gerencia as transações que são realizadas pelos usuários em ambas as plataformas.

Em síntese, quando você resolve impulsionar uma publicação, seja pelo feed ou pelo Stories, os algoritmos do Facebook e Instagram criam uma espécie de “corrente”, onde analisam os clientes em potencial e enviam, de maneira sincronizada, seus anúncios para pessoas com maior potencial de compra.

A saber que o Instagram é uma das redes sociais que concentra o maior número de usuários da internet, criar anúncios dentro dessa plataforma é uma excelente alternativa para quem deseja potencializar as vendas de um negócio. Sendo assim, hoje vamos aprender o passo a passo de como anunciar no Instagram corretamente!

Você também vai gostar de saber: “Como Fazer Post Carrossel no Instagram

O que é o Instagram Ads?

O Instagram Ads é uma maneira rápida e segura de veicular anúncios dentro da própria rede social. Mas como eu te expliquei anteriormente, esses anúncios são gerenciados dentro do Facebook (plataforma associada ao Instagram).

Nesse sentido, você pode criar anúncios no Instagram em diversos formatos, como por exemplo:

  • Vídeos
  • Fotos
  • Post Carrossel

Além disso, é importante dizer que os anúncios não precisam ser, exatamente, para vender um produto ou serviço. Na verdade, você pode criar anúncios para gerar cliques para uma página, para instalar aplicativos, para aumentar as visualizações de um vídeo, por exemplo, entre outras coisas.

A grande vantagem de usar o Instagram Ads está na visibilidade e no engajamento que a plataforma oferece aos usuários. Afinal, quando uma empresa, uma marca ou um empreendedor, cria um anúncio – ele é visto por milhares de pessoas e, não apenas aquelas que fazem parte da sua bolha de seguidores.

Como Anunciar no Instagram

Quais os Recursos Disponíveis dentro do Instagram Ads?

Em primeiro lugar, devemos nos atentar as opções de segmentação do anúncio. Se você já está trabalhando com Marketing Digital a algum tempo, sabe da importância de segmentar os anúncios para alcançar sua Persona. Para ficar por dentro da segmentação de anúncios do Facebook/Instagram, leia meu artigo sobre Públicos Personalizados.

Em todo caso, dentro das opções de segmentação do Instagram Ads, temos:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização geográfica;
  • Interesses gerais (música, esportes, tecnologia);
  • Interesses de consumo;
  • Dispositivos e sistemas de acesso;
  • Momentos da vida (formado, casado, trabalhando);
  • E públicos personalizados (quem acessou seu site, lista de contatos etc).

Todos esses recursos servirão de alicerce para suas campanhas, portanto, use-os a seu favor!

Leia também: “O que é uma Conta de Anúncios e como Criar uma?

Formatos para Anunciar no Instagram

Existem alguns tipos de formatos para criar anúncios no Instagram e antes de começar a produzir suas campanhas, é muito importante se atentar a todos eles. Dessa forma, fica mais fácil saber qual deles conseguirá impactar melhor sua audiência.

4 Tipos de Formatos de Anúncios no Instagram:

  • Texto na imagem – Sobre esse tipo de formato, saiba que o seu texto não pode ocupar mais de 20% da sua imagem. Se você ocupar mais que esse limite, o alcance do anúncio será limitado;
  • Tamanho e formato da imagem – O tamanho quadrado (1080x1080px) é o mais recomendado, mas também é possível anunciar no Instagram uma imagem retangular (1200×628). Seja como for, sua imagem não pode ter mais que 30MB;
  • Duração do vídeo – Todo anúncio em vídeo precisa ter no máximo 120 segundos, sendo o mais recomendado que ele não passe de 15 segundos. Além disso, o arquivo não pode ter mais que 4GB e o formato dele deve estar em MP4;
  • Carrossel – Os anúncios de carrossel devem ter no máximo 10 imagens quadradas.

Como Anunciar no Instagram: Tutorial Completo

Agora que você já conhece as principais exigências da plataforma para se criar anúncios, vamos ao passo a passo de como anunciar no Instagram:

  • Antes de tudo, você precisa criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, clique aqui e saiba como;
  • Em seguida, acesse o Gerenciador de Anúncios;
  • Agora será preciso criar um novo anúncio. Para isso, clique no botão verde “+Criar”;
  • Feito isso, você deverá escolher o objetivo da campanha. Avalie suas necessidades e escolha aquele que tem a ver com seu negócio. Se você quiser vender algo, escolha a opção “Conversão”;
  • Agora dê um nome para a campanha, para o conjunto de anúncios e para seus anúncios;
  • Em seguida, será preciso segmentar o público. Agora, escolha as opções de acordo com os dados que você já tem do seu público-alvo. Como por exemplo, qual o gênero deles, a média de idade, os interesses etc;
  • Depois será preciso dizer onde seus anúncios deverão aparecer. Você pode escolher entre feed, Stories, ou em ambos;
  • Agora você precisa definir qual o orçamento disponível para gastar nessa campanha. Configure uma data e hora de início e uma data para o fim;
  • Quando você terminar de configurar tudo, será preciso escolher o criativo. Ou seja, a aparência do seu anúncio. Coloque as imagens ou o vídeo que será anunciado e determine uma descrição e um título para o anúncio;
  • Lembre-se de colocar a URL de destino do seu anúncio, pois por meio dela as pessoas poderão realizar a ação que você deseja;
  • Confira todas as informações e se tudo estiver correto clique em “Salvar” e confirmar.

Depois da sua campanha ter sido criada, lembre-se de mensurar os resultados para acompanhar o que está dando certo e o que não está! Isso é determinante para o sucesso do seu anúncio!

Conclusão

Anunciar no Instagram é uma ótima maneira de melhorar o engajamento do seu perfil com os usuários da plataforma. Além disso, para vender mais pela internet, é preciso estar onde a grande maioria dos usuários estão, e sem dúvidas, o Instagram é o melhor caminho!

Mas, para aumentar ainda mais seus resultados e fortalecer sua autoridade na internet, você precisa de muito mais! A boa notícia é que estou preparando uma série de MATERIAIS GRATUITOS especialmente para você, que assim como eu, é apaixonado por Marketing Digital.

Quer receber esse material gratuito? Coloque seu e-mail aqui embaixo e cadastre-se em meu banco de e-mails! 

Nos vemos lá!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

One Reply to “Como Anunciar no Instagram: Tutorial Completo”

Mídia Kit: O que é e Como Montar o Seu

[…] Salve para ler depois: “Como Anunciar no Instagram: Tutorial Completo“ […]