Mídia Kit: O que é e Como Montar o Seu

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Mídia Kit: O que é e Como Montar o Seu

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 24, 2021
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Ganhar dinheiro na internet está cada vez mais fácil. No entanto, existem estratégias para aumentar seus ganhos, como por exemplo, o uso do Mídia Kit. Saiba mais.

Atualmente, é comum encontrar pessoas nas redes sociais divulgando seus perfis, a fim de fechar contratos de publicidade. O que antigamente só acontecia na TV, agora está extremamente corriqueiro.

Todavia, nem todo mundo consegue fechar bons contratos através das mídias sociais. Afinal, além de ser preciso ter números atrativos (muitos seguidores e um alto número de visualizações diárias), é necessário ter um material de apresentação.

O nome deste documento, ou seja, desse material que é apresentado para marcas e empresas, é Mídia Kit. E hoje falaremos dele e explicaremos qual sua real importância.

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O que é Mídia Kit?

Na prática, o Mídia Kit é um documento em PDF ou outro tipo de formato que permite a apresentação de textos e imagens.

Há que o chame de “press kit” e, seja como for, por meio dele você consegue apresentar seu trabalho nas mídias sociais, com a finalidade de monetizar seus perfis. Ou seja, fazer dinheiro com eles.

Em síntese, o profissional que trabalha monetizando perfis é chamado de influenciador digital. Seu trabalho consiste em apresentar produtos e serviços, a fim de gerar engajamento e vendas para uma empresa ou marca específica.

Muitos influenciadores usam da própria imagem para se autopromover. E, pensando nisso, diversas empresas apostam nesse tipo de contratação. Onde os profissionais não precisam ter um contrato fixo. Na verdade, a grande maioria dos profissionais fecham “cachês” por cada trabalho realizado.

Por exemplo: Um influencer pode fechar acordo com uma empresa, onde ele apresentará um produto ou serviço em apenas um stories e uma publicação no feed. Assim como, ele pode fechar mais posts e mais stories, o que por sua vez, elevará seu cachê.

Em resumo, todo Mídia Kit precisa apresentar algumas informações relevantes, como por exemplo:

  • Informações gerais sobre a pessoa e informações de contato;
  • História como influencer (como começou e quais suas motivações);
  • Dados expressos em números  – sobre audiência e desempenho do perfil;
  • Tipos de formatos a serem apresentados nos perfis (stories, reels, post em texto, feed, etc);
  • Valores cobrados.

Lembrando que esse documento pode ser enviado em formato de PDF, ou em um formato que possibilite a inserção de imagens, vídeos e textos.

Mídia Kit

Vantagens de ter um Mídia Kit

Entenda quais são os principais benefícios de montar seu Mídia Kit:

Fortalecer sua Autoridade na Internet

Ao criar um Mídia Kit você demonstra como seu perfil é consistente e realmente merece ser levado a sério. Além disso, as marcas passam a encarar seu perfil como sendo uma autoridade na rede.

Outro aspecto importante disso é que, através do Mídia Kit as empresas conseguem avaliar se seu perfil corresponde à sua marca. E assim, passam a te ver como uma “voz” que pode representar seu público-alvo.

Em resumo, o Mídia Kit pode abrir muitas parcerias para o seu perfil e, mesmo que no início você não feche muitos contratos, por meio dele, você é visto como um profissional da área.

Gerar mais Credibilidade

Se você tem o objetivo de agregar valor a sua imagem, o Mídia Kit é a solução!

Sendo ele, um documento que representará a sua carreira, é importante tê-lo sempre em mãos.

Além disso, você consegue padronizar sua apresentação com marcas de seu interesse. Sendo assim, não deixa passar nenhuma informação relevante, que eventualmente, sem o documento, você esqueceria vez ou outra.

Fechar Parcerias de acordo com sua Proposta de Valor

Outro grande benefício em ter seu próprio Mídia Kit está na possibilidade de fechar parcerias apenas com empresas que tem a mesma proposta de valor que você.

Isso é muito relevante, pois dessa forma não se corre o risco de ter sua imagem atrelada a uma empresa que não compartilha dos mesmos interesses e crenças que você.

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Como Montar o Seu Mídia Kit?

Embora não haja um padrão que deva ser copiado por todos os influenciadores digitais, existem algumas características fundamentais que precisam estar dentro do seu Mídia Kit. São elas:

Fale sobre Você e sobre seus Valores e Objetivos

Nessa primeira parte você precisa falar sobre quem você é e o que você faz nas redes sociais. Lembrando que o Mídia Kit pode ser usado para promover marcas e empresas em redes sociais, blogs, sites etc.

Não delongue muito nessa etapa. Coloque informações pessoais como nome, idade e contato.

Além disso, fale sobre como você deseja impactar sua audiência positivamente através da promoção de marcas que compartilham dos mesmos valores que você. Nesse sentido, fale brevemente sobre seus valores e objetivos como influenciador digital.

Apresente seu Nicho de Mercado e as Características do seu Público

Nas redes sociais, bem como nos blogs, é possível conhecer seu público-alvo por meio de ferramentas de segmentação, como o Google Analytics ou o próprio Instagram, por exemplo.

Em posse desses dados, revele para as empresas e marcas, qual seu nicho e qual os interesses das pessoas que te seguem. Sendo assim, apresente os dados demográficos como gênero, idade, localidade e preferências.

Revele seus Números 

Talvez essa seja a parte mais importante do Mídia Kit. Pois, as marcas querem saber qual o grau de engajamento do seu perfil. Nesse caso, será preciso tirar um print dos seus resultados.

Revele sua quantidade real de seguidores, bem como, os resultados de seus posts e stories. Isso ajudará a convencer as empresas de que seu perfil é relevante na rede.

Especifique seu Preço e Estabeleça Regras 

Por fim, seu Mídia Kit precisa falar sobre valores cobrados e sobre as regras gerais de publicação.

Determine os tipos de formatos de publicação que você faz, quais os valores por cada publicação ou pacote e, qual a periodicidade delas.

Explique qual a forma de pagamento e diga quais produtos serão necessários para que a apresentação seja realizada com sucesso (imagens do produto, produto físico em si, materiais de divulgação etc).

Agora você já sabe o que é e como preparar seu Mídia Kit!!

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