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[GUIA] Como Construir Páginas de Pagamento Personalizadas que Convertem

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em agosto 30, 2021

Por que ter páginas de pagamento personalizadas? Uma página de checkout é a etapa mais importante para quem trabalha com vendas online.

É lá que seus clientes vão inserir os dados de pagamento e vão finalizar a compra. Isso torna esta página uma das mais importantes para o seu site.

No caso do WooCommerce, por exemplo, já existe uma página de checkout padrão, com um design genérico. Porém, esta página pode não ser a ideal e há maneiras de personalizá-la.

No caso da Hotmart, essa plataforma de afiliados também possui opção para personalizar a aparência das páginas de pagamento. Isso é feito por meio do Checkout Builder.

Então, continue lendo para saber as dicas para personalizar o checkout!

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Por que ter páginas de pagamento personalizadas?

Você deve personalizar a página de checkout para envolver e gerar confiança nos clientes, de modo que adicionem todos os dados solicitados e concluam o pedido.

Isso significa também que o seu formulário de checkout pode não necessariamente atender às expectativas do cliente ou refletir a exclusividade de sua marca.

E, o mais importante, se você não prestar bem atenção ao checkout, você pode perder a oportunidade de aumentar as conversões.

Por isso, as páginas de pagamento personalizadas permitem, por exemplo, que você:

  • Reduza o abandono do carrinho.
  • Envolva seus usuários.
  • Melhore a experiência do usuário.
  • Aumente a taxa de conversão.

Vamos ver agora como personalizar o checkout no WooCommerce.

pagina de pagamento personalizada

Como fazer páginas de pagamento personalizadas no WooCommerce?

Se você está começando a usar o WooCommerce, já deve ter uma página de checkout ativa e em execução.

Elas são geradas pela própria plataforma e ajudam empreendedores que realizam vendas online a concretizá-las.

Mas o personalizador WordPress padrão tem opções limitadas para alterar o estilo e a aparência da página de checkout do WooCommerce.

Portanto, adicionar uma página de pagamento WooCommerce personalizada ao seu site oferece mais controle sobre o layout e a marca.

Uma opção é, por exemplo, usar o SeedProd. Em outras palavras, trata-se de um plugin construtor de páginas para WordPress.

Ele vem com um editor de arrastar e soltar sem código que permite que você personalize totalmente sua página de checkout do Woocommerce.

Dessa forma, para fazer páginas de pagamento personalizadas, há opções de estilo integradas. Portanto, há layouts, cabeçalhos, campos personalizados, botões, alertas, estilo de carrinho e muito mais.

Com o editor visual, você pode escolher designs de uma ou duas colunas, alterar fontes, cores, modelos de campo de entrada, por exemplo.

O SeedProd permite que você personalize o design completo da página de checkout.

Existem blocos específicos do WooCommerce que possibilitam que você crie páginas de checkout em minutos. E, o que é importante, nenhuma habilidade de codificação é necessária.

Dicas de como construir páginas de pagamento personalizadas

Tenha uma comunicação visual coerente

Em primeiro lugar, é importante que a página de pagamento acompanhe a identidade visual de seu produto ou de sua marca.

Para isso, você precisa personalizar a aparência do checkout de maneira que fique o mais próximo possível do visual da sua página de vendas ou do seu produto.

Adote uma versão móvel compatível

Ao fazer, páginas de pagamento personalizadas, preste atenção, por exemplo, se o layout é válido para celular.

A grande maioria dos visitantes acessa páginas de pagamento por meio de dispositivos móveis. Por isso, você precisa se certificar de que o checkout é compatível para celular.

Já pensou que frustração seria se centenas de pessoas acessassem o checkout do seu produto por celular e simplesmente não conseguissem fazer o pagamento?

Verifique o Hotmart Analytics

Caso você construa seu checkout na Hotmart, a plataforma possui o Hotmart Analytics.

Lá, você pode checar vários dados sobre o seu negócio digital. Por exemplo, o comportamento do usuário em sua página de pagamento.

Não polua o checkout nas páginas de pagamento personalizadas

É preciso ter o cuidado para não criar uma página muito longa e com muitos elementos que poluam o visual da sua página.

Em outras palavras, isso pode repelir o lead e até mesmo fazê-lo, por exemplo, desconfiar da credibilidade do produto.

Porém, se usadas da maneira correta, as representações visuais podem ter uma influência positiva nos visitantes.

Seja claro nos campos de pagamento

Nas páginas de pagamento personalizadas, é preciso ser conciso na solicitação de dados para os campos nos quais o lead inserirá os dados de pagamento.

De preferência, o ideal é que todas informações solicitadas apareçam de uma só vez na página. Ou seja, sem a necessidade de clicar em “próximo” para inserir mais informações.

Utilize fontes legíveis

O tamanho da fonte dos textos deve ser legível, pois o usuário deve ser capaz de ler sem dificuldade para realizar a compra.

Essas dicas se aplicam à versão para computador. Mas é, em especial, válido para celular. Se tiver dúvidas, basta testar no seu próprio dispositivo móvel.

Use pop-ups de saída

Como você já deve saber, o pop-up é uma janela que aparece quando o visitante tenta sair da sua página de pagamento antes de concluir a compra.

Esta mensagem permite, por exemplo, que seu comprador pense duas vezes antes de fechar a página.

Em outras palavras, o pop-up pode aumentar a taxa de conversão.

Utilize CTAs

Pense em chamadas para ação, impossíveis de serem ignoradas nas páginas de pagamento personalizadas.

Mesmo que seja uma simples frase no botão, ela precisa ser bem clara e deve chamar a atenção do possível cliente.

Utilize contagem regressiva

Crie uma sensação de escassez e urgência com um cronômetro de contagem regressiva.

Estes gatilhos mentais são poderosos para gerar conversões. Eles agem de modo instantâneo no pensamento do visitante sobre como ele poderá perder aquela oportunidade.

A oferta pode ser limitada por um período de tempo mais longo, por exemplo, algumas semanas, ou por algumas horas, no caso do uso do contador.

Páginas de pagamento personalizadas com Upsell

Na página de checkout, você pode oferecer outros produtos relacionados ou do mesmo produtor. Dessa forma, o lead pode decidir se quer acrescentar o produto ao carrinho.

Use depoimentos

É possível também inserir depoimentos no checkout.

Em outras palavras, isso traz mais confiança e as pessoas se sentem mais seguras para comprar quando veem depoimentos positivos.

Utilize selos de garantia

No checkout, você pode inserir selos de garantia. Eles reforçam que o cliente poderá devolver o produto após tantos dias se não estiver satisfeito.

Em conclusão, agora você já tem uma ideia de como construir páginas de pagamento personalizadas!

Se quiser fazer uma observação ou se tem alguma dúvida, pode deixar seu comentário logo abaixo!

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