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Como Calcular Preço de Venda? Saiba como Precificar seus Produtos Digitais!

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em setembro 3, 2021
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Você tem curiosidade em saber como calcular o preço de venda de um produto digital? Pois bem, hoje você poderá saber como se define o preço de um novo produto.

Ou seja, um que ainda não existe no mercado ou é exclusivo por possuir algum diferencial.

Existem alguns fatores que influenciam o preço. Muitas pessoas que desejam lançar no mercado seus infoprodutos ficam perdidas por não saberem que valor cobrar.

E, ao procurar referências de preços, você pode acabar se perdendo em um mar de informações. Portanto, existe uma maneira simples de determinar esse preço? Por onde começar?

O preço de venda é um fator decisivo em qualquer negócio. Ele afeta o fluxo de caixa, as margens de lucro e a capacidade de investimento.

Portanto, acompanhe a leitura para saber como proceder!

Salve para ler depois: “Venda de Produtos Digitais: Descubra Como Vender na Internet Todo Dia

como calcular preço de venda

Qual a importância de calcular o preço de venda?

Como você já sabe, a decisão sobre o preço do produto é essencial. Em última análise, o preço afeta todos os aspectos, desde as finanças até o posicionamento do seu produto no mercado.

Se você está procurando saber como calcular o preço de venda, precisa considerar os custos.

Para definir o preço de venda inicial, some todos os custos necessários para colocar seu produto no mercado. E, então, calcule a margem de lucro.

O aspecto mais importante do preço de venda é que ele deve ser favorável ao seu negócio. Se você vende seus produtos com prejuízo ou com margem de lucro insuficiente, terá dificuldade em desenvolver e fazer seu negócio crescer.

Existem outros fatores importantes a serem considerados para fins de preços. Por exemplo, os preços cobrados pelos concorrentes, o impacto da estratégia de preços no seu negócio e as expectativas do cliente.

Mas antes de se preocupar com essas coisas, você precisa ter certeza de encontrar um preço sustentável.

Como calcular o preço de venda: entenda os custos

Custos variáveis

Para saber como calcular o preço de venda, é preciso conhecer os custos variáveis.

Nos custos variáveis entram, por exemplo, taxas, impostos e valores a serem pagos com a comissão dos afiliados.

Além disso, incluem-se os gastos com anúncios no tráfego pago e demais valores que não são fixos mas estão relacionados ao seu produto.

São, portanto, custos para colocar o produto no mercado.

Custos de produção

Esses são os custos que você vai ter para criar um produto. Para saber esse valor, você deve incluir, por exemplo, gastos com licenças de softwares.

Além disso, é necessário incluir os custos do trabalho que você teve por hora na criação do produto.

Você precisou contratar outras pessoas nas etapas de produção do seu produto digital? Ou foi você mesmo que fez tudo sozinho? Você investiu em conhecimento para criar seu próprio produto digital?

Para definir um preço, certifique-se de incluir o custo do seu tempo também.

Custos fixos

É importante ter em mente que os custos variáveis e de produção ​​não são os únicos custos na etapa de como calcular o preço de venda.

Custos fixos são as despesas a serem incorridas de forma independente. Quer você venda dez ou mil produtos, eles são um aspecto importante do funcionamento do seu negócio.

Eles se referem aos custos que você tem e que são fixos. Por exemplo, o pagamento da hospedagem de um site ou da sua landing page, as ferramentas digitais que você utiliza, entre outros.

Depois de definir esses três tipos de custos, você consegue ter uma estimativa do valor a cobrar tendo em vista o cálculo da margem de lucro.

Como calcular preço de venda: Diferenças entre ticket alto e ticket baixo

Ticket alto

Esta denominação se destina a produtos de alto valor comercial, ou seja, considerados “caros” em relação a outros semelhantes no mercado.

Porém, definir um preço alto não significa que seja sempre uma boa ideia. Além do mais, a escolha do preço depende do tipo de produto que você está vendendo.

Para entender como calcular o preço de venda, no caso de você ter um produto sem similares no mercado ou sem concorrência, é indicado lançá-lo com um preço mais elevado. Afinal, é algo inovador.

Outro ponto é que você pode lançar o produto a um preço alto e reduzi-lo aos poucos com o tempo e segundo a demanda.

Em todo caso, os consumidores podem ou não ter interesse no produto. Por isso, é importante que você entenda quais são as tendências de comportamento dos possíveis clientes.

Se você fizer um lançamento semente, por exemplo, terá uma ideia melhor sobre as expectativas do seu público.

Ticket baixo

Por outro lado, um produto de ticket baixo entra no mercado com valores menores à media de produtos semelhantes.

Nesse método, você será capaz de atrair muita atenção dos possíveis clientes. E, ainda, se o produto realmente entregar o que promete, você ganhará credibilidade e poderá vender bastante.

Essa estratégia é bem adequada em mercados em que a concorrência é alta. O preço baixo traz um diferencial e você poderá escalar as vendas. Isso deve ser considerado se você quer saber como calcular o preço de venda.

Porém, se o preço for muito abaixo do mercado, isso também pode gerar desconfiança. As pessoas podem acreditar que o produto não é de tanta qualidade.

Essa questão você consegue resolver tendo depoimentos positivos dos clientes e provas sociais que você vai introduzindo ao longo do tempo.

Conclusão: Como calcular o preço de venda

Em ambos os casos, as opções podem ser lucrativas. Isso pode variar de produto para produto, de acordo com o nicho e com os custos que você teve.

Por exemplo, para mercados mais concorridos, um preço menor que o do mercado facilitará suas vendas. Porém, para gerar lucro você tem que considerar os custos também.

Ou seja, o valor estabelecido precisa ser alto o suficiente para gerar receita suficiente, mas não tão elevado que faça os clientes desistirem da compra.

Mas, se você está lançando algo totalmente inovador, pode cobrar um ticket alto e, ainda assim, ter bons retornos financeiros.

Espero que este post sobre como calcular o preço de venda tenha sido útil!

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