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Instagram Comercial: O que é e como criar uma rede social?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 17, 2021
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Entenda o que é o Instagram Comercial e aprenda o passo a passo para criar um perfil empresarial para o seu negócio físico ou digital.

Já imaginou, poder integrar uma rede de negócios que possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, sem precisar gastar nada por isso?

A boa notícia é que através do Instagram Comercial, você pode fazer parte de uma das maiores comunidades do mundo!

Convenhamos, o Instagram veio para ficar e, está dando um verdadeiro “baile” no Facebook (onde tudo começou). Atualmente, a rede conta com diversos recursos para pessoas físicas e jurídicas, o que por sua vez, tem atraído investidores de diferentes nichos.

Sendo assim, hoje quero te explicar o que é o Instagram Comercial e como criar sua conta nele. Vai ser um passo a passo fácil e rápido; mas é preciso prestar a atenção, ok?

Você também vai gostar de saber: “Live commerce: Entenda como isso Funciona

O que é um Instagram Comercial?

Em resumo, o Instagram Comercial consiste em um perfil de negócios. Ou seja, se você tem um negócio, seja ele físico ou digital, pode criar uma conta business no Instagram. Como resultado disso, você terá acesso a uma série de recursos que estão disponíveis apenas para quem vende produtos ou serviços.

A saber que esse tipo de conta é para quem deseja vender produtos ou serviços, vou deixar linkado aqui meu artigo sobre Instagram Shopping: Como Ativar para Vender no App”, pois ele é um complemento desse que você está lendo agora, ok?

Dentre os principais benefícios de ter uma conta comercial no Instagram, está o fato de que ele te fornece métricas relevantes para quem deseja construir uma audiência na rede, bem como ele te ajuda a melhorar suas campanhas de marketing digital. Dessa forma, você atrai mais clientes e consegue aumentar suas vendas, de modo geral.

Instagram Comercial

Como Criar um Instagram Comercial?

Bom, existem duas formas para se criar um Instagram Comercial. Na verdade, uma delas é “transformar” sua conta pessoal já existente, em uma conta para negócios. E a outra, é criar uma conta pessoal do zero e, depois, transformar a conta em um perfil pessoal.

Em todo caso, ambas as formas seguem o mesmo processo!

Para transformar uma conta pessoal em uma conta para negócios, siga o seguinte passo a passo:

  • Acesse o App do Instagram pelo celular;
  • Faça login na sua conta do Instagram (conta pessoal);
  • Em seguida, clique nos 3 risquinhos que fica do lado direito superior da tela;
  • Feito isso, uma nova tela se abrirá, clique na aba configurações que fica no final da tela;
  • Depois, um menu será aberto. Clique em conta;
  • Agora basta clicar em mudar para conta comercial ou em cadastrar-se para uma conta comercial (caso deseje criar um perfil de Instagram para sua marca do zero, em vez de transformar seu perfil pessoal em uma conta para negócios);
  • Por fim, você terá que configurar seu Instagram Comercial. Defina se você será um criador de conteúdo ou uma empresa;
  • Em seguida, preencha as informações requeridas pelo app. Você será redirecionado(a) para uma aba de login no Facebook. Vincule sua rede seguindo as instruções e; pronto;
  • Escolha a categoria que mais combina com o seu negócios;
  • Confirme as informações de conta e prontinho!

Você também vai precisar saber disso: “Como Fazer suas Primeiras Vendas pelo Instagram?

Quais Informações Relevantes colocar no Perfil para Negócios?

Bom, depois de ter criado sua conta comercial, você precisa criar uma descrição chamativa e relevante para os seguidores. Isto é, você deverá preencher com todas as informações que competem o seu negócio.

Lembre-se que “copiar” a biografia de outras pessoas e empresas, não é uma boa prática. Portanto, esforce-se para desenvolver uma descrição original e persuasiva.

Muitos criadores de conteúdo estão inserindo frases objetivas e que descrevem exatamente o propósito deles dentro do Marketing Digital. Como por exemplo, o perfil do Allan Torquato, especialista em Tráfego Pago:

Perceba que ele descreve de maneira simples e didática, o que ele faz e para quem ele faz. Ou seja, ele deixa bem claro qual o objetivo do seu trabalho e quem são as pessoas que ele deseja atingir.

De modo geral, sua biografia precisa ter:

  • Nome da empresa;
  • Nicho de atuação;
  • Endereço;
  • Descrição do negócio;
  • Links de site, redes sociais e canais estratégicos;
  • Telefone de contato;
  • E-mail;
  • Hashtags relevantes;
  • Chamadas para ação, entre outras.

Mas eu criei um artigo específico ensinando como construir a biografia perfeita para Instagram. Salve para ler depois.

Benefícios de ter uma Conta Comercial no Instagram

Agora que você já sabe o que é e como criar um Instagram Comercial, quero te falar sobre algumas das principais vantagens de usar essa rede social em seu negócio. Lembrando que pode ser um negócio físico ou digital!

A primeira grande vantagem diz respeito ao engajamento com seus seguidores. Quando você tem um perfil em uma rede social, sobretudo o Instagram, você precisa interagir com as pessoas, a fim de impulsionar ainda mais suas publicações. Como resultado, você vai vender muito mais!

Em segundo lugar, você vai aperfeiçoar sua estratégia de vendas. Afinal, através do feedback de seus seguidores, será possível compreender exatamente o que eles esperam de você e assim, dá para entregar produtos ou serviços de maior qualidade para os clientes.

Além disso, não podemos nos esquecer de algo fundamental no Marketing Digital, o relacionamento com as pessoas. Quando você se relaciona com seu público, consegue fidelizar um grande número de pessoas e, essas pessoas passam a ter ver como uma referência no seu segmento e assim, passam a te indicar para outros usuários.

Outras vantagens de usar o Instagram Comercial:

  • Ter acesso às estatísticas e métricas de alcance;
  • Conseguir visualizar o número de impressões, cliques e interações que o seu perfil recebeu;
  • Poder impulsionar publicações, a fim de melhorar as vendas do seu negócio através do tráfego pago;
  • Ter acesso aos dados demográficos de todas as pessoas que te seguem. Esses dados de ajudam a ter uma ideia mais assertiva de quem é seu público-alvo nas redes sociais.

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