5 Sinais de que as Finanças de sua Empresa não vão Bem

5 Sinais de que as Finanças de sua Empresa não vão Bem
295 Views

Para ter uma empresa saudável financeiramente é necessário ter uma gestão empresarial que esteja sempre atento a todos os fatores que podem influenciar a sua empresa de forma positiva ou negativa. Analisar relatórios de vendas, de entradas e saídas de capital são essenciais para identificar possíveis sinais de que as finanças de sua empresa vão bem ou mal. Aprenda hoje a identificar cinco sinais de que as finanças de sua empresa não vão bem e assim poder reverter a situação a tempo.

SINAL 1# Fluxos de caixa em descontrole

Quando a sua empresa começa a apresentar “descasamento de contas” frequentes, ou seja, quando há mais necessidades de recursos do que recursos disponíveis, esse é um indicativo de que existe uma falha da administração dos recursos da empresa. Isso pode levar a empresa a tomar recursos de forma emergencial, o que acarretará em juros e taxas extras que poderiam ser evitadas. A solução para esse caso é ter uma ferramenta para fazer o acompanhamento dos fluxos de caixa, pode ser uma simples planilha eletrônica, onde você coloque todas as informações de entrada e saída de capital e planeje seus futuros gastos.

SINAL 2# Muitas dívidas de curto prazo

Descontar duplicatas ou fazer pequenos empréstimos a curto prazo, são práticas que quando usadas com um planejamento prévio são boas formas de conseguir recursos rápidos no seu capital de giro, o erro está quando essas práticas se tornam rotina. Quando as empresas apresentam dificuldade para determinar a sua real necessidade de capital de giro, esse endividamento acaba ocorrendo. A solução nesse caso é ter um planejamento efetivo e bem detalhado das suas reais necessidades de capital e se perceber que este endividamento está crescendo em discordância com o volume de suas atividades isso é sinal de que há algo que merece atenção dobrada.

SINAL 3# Altas ou total perca de faturamento

Oscilações nas vendas são normais em qualquer tipo de negócios, mas quando é detectado que as vendas não têm acompanhado o crescimento do mercado ou, que elas têm diminuído bastante, mostra-se um sinal claro de que algo precisa ser revisto. Nesse caso, a solução é impulsionar as sua vendas gerando mais lucro e em conjunto fazer uma análise de toda a estrutura dos custos da empresa, analisando relatórios de vendas e comissões de vendas.

SINAL 4# Muitas decisões erradas sobre as ações da empresa

Para fazer com que a sua empresa prospere, é necessário ter bons conhecimentos e experiências nas áreas de gestão da sua empresa, como a administração de finanças e também de área de marketing. Caso a sua empresa não tenha domínio dessas duas áreas e tenha bons profissionais ocupando essas vagas, muitas decisões equivocadas podem ocorrer por falta de conhecimento na área. Por isso ao assumir determinadas funções sem ter a devida bagagem de conhecimento é entrar conscientemente em uma grande armadilha.

SINAL 5# Está com os estoques cheios

Estoque é dinheiro parado! Somente a venda deles e o seu futuro pagamento garante o seu lucro.

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!