É por meio do algoritmo do Instagram que você consegue analisar o desempenho do seu perfil. Afinal, ele interpreta o comportamento dos usuários e assim, passa a mostrar suas publicações para um público interessado. Acontece que se você não está tendo um bom engajamento, é sinal de que não está “agrando” os algoritmos. Portanto, precisa entendê-lo para dominá-lo e assim, conseguir aparecer no topo dessa rede social.
Os algoritmos conseguem sugerir publicações com base no comportamento de cada usuário da rede. Nesse sentido, tanto no feed quanto na aba “explorar”, surgem postagens relacionadas aos assuntos mais buscados por cada perfil.
Sendo assim, sempre que uma publicação sua for sugerida pelo Instagram, é sinal de que ela é relevante para um determinado grupo de pessoas. Portanto, você pode considerar que o engajamento do seu perfil está sendo bem-visto pela rede social.
Entretanto, o oposto também se valida. E se suas publicações, raramente ou, nunca, são recomendadas pelos algoritmos, é sinal de que você está fazendo algo de errado em sua conta.
Salve para ler depois: “Gerenciador de Anúncios Facebook Onde Fica?”
Como Funciona o Algoritmo do Instagram?
Antigamente, o Instagram rodava de maneira cronológica. Isto é, as publicações eram exibidas no feed de acordo com a ordem de cada postagem.
Mas, em 2016 a rede social resolveu utilizar um algoritmo próprio, ou seja, a partir de então, os posts mais relevantes para cada usuário, passaram a serem exibidos com maior frequência em seu feed e/ou na aba explorar.
Nesse hiato, sempre que alguém publica algo que o Algoritmo do Instagram considera relevante para você, o post aparecerá em seu feed, fazendo com que de alguma forma (mesmo que seja apenas rolando para cima) você interaja com ele.
O mesmo acontece com suas publicações, que por sua vez, são exibidas para um grande número de usuários que gostam de se relacionar com o tipo de conteúdo que você costuma compartilhar.
A saber que o Instagram é a rede social com o maior número de engajamentos, podemos dizer que seu algoritmo funciona com base em 3 fatores:
Temporalidade
Sabendo que os usuários querem descobrir novos conteúdos, o Instagram continua priorizando postagens recentes. Embora, isso não seja o aspecto mais relevante para ter um post bem engajado.
Assim sendo, os posts não surgem no feed em ordem cronológica, porém, continuam seguindo uma linha temporal.
Engajamento
Se uma publicação recebe muitas curtidas, comentários e são compartilhadas, pode ter certeza de que o algoritmo do Instagram vai adorar!
Acredite, se você publicar uma foto e em poucos minutos ela receber um grande número de interações, o Instagram vai aumentar o alcance dela, rapidamente.
Relacionamentos
Sabe aquele amigo que vira e mexe te mandar uma DM, curte seus posts e faz comentários de apoio?
Com certeza ele receberá suas publicações em primeira mão. Isso porque, o Instagram acredita que os relacionamentos humanos são importantes e por isso, preza por esse tipo de interação.
Sempre que você interage com algum perfil, o Instagram te marca com uma espécie de cookie. E toda vez que aquele perfil fizer uma nova postagem, provavelmente, você receberá de imediato.
Como o Algoritmo do Instagram pode Impactar o seu Negócio?
Se você possui um negócio digital, ainda que seja como Afiliado, já deve saber que as redes sociais são cruciais para fortalecer sua imagem na internet, o que por consequência, aumenta suas chances de vendas.
Nesse caso, tanto para o marketing, quanto para a finalização de vendas, divulgar conteúdos nas redes sociais, vai te fazer construir um negócio sólido e de credibilidade. Pois, por meio das mídias sociais é possível criar um relacionamento com seus clientes em potencial.
Mas, é preciso conhecer o comportamento de cada rede, a fim de conseguir se ajustar de um modo favorável. Do contrário, você pode acabar investindo tempo e dinheiro, criando publicações que não conseguem impactar nenhuma audiência.
Talvez, o algoritmo do Instagram seja o mais fácil de compreender, dentre todas as redes sociais. Isso porque, sua intenção é aproximar marcas e pessoas. Portanto, uma marca que não mantém um bom relacionamento com seus clientes no Instagram, pode ser uma marca fadada ao fracasso digital. Como resultado, ela perde muitas vendas e muitas oportunidades de negócio.
Como Aparecer no Topo do Instagram?
Anote aí o que fazer para aparecer no Topo do Instagram:
Crie Sua Identidade Visual
É importante ter um perfil que se destaque dos demais. Principalmente se você trabalha com Marketing de Afiliados.
Fuja da mesmice e pense fora da caixa. Isto é, não fique publicando imagens de baixa qualidade, com frases motivacionais o tempo todo. Zele por sua marca!
Mesmo que você não tenha um espaço físico, pode se destacar na internet. Portanto, crie um logotipo, escolha uma paleta de cores e trabalhe no visual de suas imagens.
Descubra Quais são os Melhores Horários Para Postar no Instagram
É importante descobrir qual o melhor horário para postar no Instagram. Isso porque, existem perfis que se destacam mais em um determinado horário, seja porque sua audiência está mais conectada naquele horário do dia, ou porque o seu nicho “Bomba” mais naquele horário específico.
Para saber quais os melhores horários para o seu perfil, investigue as publicações de seus concorrentes e comece observar em quais horários eles se destacam mais e conseguem um grande número de interações.
Conecte-se Emocional com Seus Seguidores
Isso é muito relevante para quem deseja construir bons relacionamentos no Instagram!
Responda dúvidas e interaja com sua audiência. Lembre-se de publicar conteúdos que esclareça questões pertinentes ao seu nicho de mercado.
Trate das dores de seu público-alvo como se estivesse tratando uma doença. Esse é o primeiro passo para obter sucesso em um negócio digital.
Não Edite suas Publicações nas Primeiras 24 horas
Se você acabou de publicar, mas viu que digitou algo errado – deixe como está – pelo menos nas primeiras 24 horas do dia. Isso porque, quando você altera uma postagem logo depois dela ter ido ao ar, o algoritmo do Instagram considera isso como um erro fatal. Como resultado, ele vai te “tirar posições no feed” e vai parar de mostrar seu post para os demais usuários.
Use Hashtags Com Moderação
No início da plataforma, todo mundo adorava encher as postagens de hashtags, acreditando que elas iriam aumentar o alcance das publicações. E isso até meio que era verdade, mas com o tempo, pôde-se observar que algo mudou.
Agora, recomenda-se usar no máximo 5 hashtags – e não mais no primeiro comentário. E também é preciso inseri-las na legenda da imagem. Lembre-se disso, ok?
Essa pode ser uma das mudanças mais impactantes no algoritmo quando o assunto é hashtags.
Bom, agora você está pronto(a) para agradar o algoritmo do Instagram, fazendo com que seu perfil bombe e fique sempre no topo.
Aproveite para se inscrever em nossa lista de e-mail. Por lá, vou te enviar mais novidades sobre Marketing Digital e Marketing de Afiliados.
Abraços e até mais!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.