Redes Sociais Bruno Marinho

É possível estabelecer objetivos claros para as mídias sociais?

É possível estabelecer objetivos claros para as mídias sociais?

Por trás e antes de qualquer ação de marketing digital de sucesso está um planejamento completo e bem definido e isso requer definir objetivos para as mídias sociais, pois somente assim é possível traçar a melhor estratégia de ação e adaptá-la conforme a necessidade. Mas é possível estabelecer objetivos claros para as mídias sociais?

 

Sim, é possível

Estabelecer objetivos claros para as mídias sociais não é apenas possível como também é fundamental para o sucesso de todas as ações de marketing nessas mídias. Os objetivos claros é que irão definir quais estratégias utilizar, além de garantir a monitoração correta dos resultados.

Além disso, possuir objetivos claros para as mídias sociais garante a adaptação, quando necessária, das ações de marketing para garantir que esses objetivos sejam alcançados.

 

Todos devem estar alinhados aos objetivos

Para o sucesso com o marketing digital, entretanto, é indispensável que toda a empresa e seus funcionários estejam alinhados com os objetivos estabelecidos. Isso faz com que todos sigam na mesma direção, que, no caso, é o objetivo comum.

Quando os objetivos, por mais claros que sejam, não estão alinhados com toda a empresa ou marca em geral é praticamente impossível conseguir que as estratégias sejam colocadas em prática corretamente, desperdiçando recursos valiosos como tempo e dinheiro.

 

Relação com os objetivos de negócios

Apesar disso, é indispensável que os objetivos para as mídias sociais estejam alinhados com os objetivos de negócios, porque apenas definir como objetivo aumentar a quantidade de curtidores na página da marca não define, necessariamente, o aumento de vendas.

Por isso, ao definir os objetivos para as mídias sociais é importante se perguntar como isso afeta os objetivos de negócios, fazendo com que eles se relacionem, ajudem-se e se complementem ainda que em médio ou longo prazo.

 

A escolha de métricas é facilitada

Ao definir objetivos claros para as mídias sociais, escolher as métricas corretas e relevantes se torna mais fácil e, portanto, mais efetivo. Assim, com objetivos claros é possível analisar os seus resultados mais facilmente.

Com isso, também é mais fácil saber o que está funcionando e o que não, levando menos tempo para identificar exatamente o que precisa de alterações ou melhorias.

 

Caminho para o ROI

Além disso, os objetivos claros para as mídias sociais constituem-se como um dos melhores caminhos para o ROI – o Retorno sobre Investimento -, garantindo que o investimento feito nas ações em mídias sociais converta-se em mais vendas e resultados positivos para a marca ou empresa.

Para empresas pequenas, entretanto, o ROI pode ser baixo e aquém do esperado, mas concentrar-se na maior parte do funil de vendas, aumentando seu alcance e gerando leads, irá garantir maior sucesso em campanhas futuras, aumentando o ROI.

 

Escolha sabiamente

Nem todo objetivo para mídia social é bom para você ou sua empresa, ainda que seja claro o bastante. Por isso, ao estabelecer objetivos claros para mídias sociais conheça a situação da empresa, os recursos disponíveis e onde se deseja chegar para que os objetivos estejam em concordância com tudo isso.

 

Por isso, é tão fundamental que os objetivos claros para mídias sociais sejam definidos e feitos corretamente, pois todo o sucesso da estratégia de marketing digital depende dessa ação inicial.

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!