Certamente você já ouviu alguém dizer que para conseguir alcançar o topo do Google, seu blog precisa ter uma boa escaneabilidade. Isso porque, ela torna a leitura de um texto mais fácil. Entenda!
Todo afiliado profissional sabe da importância de produzir um bom conteúdo para sua audiência. Afinal, ainda que o Tráfego Pago gere vendas rapidamente, somente o Tráfego Orgânico é capaz de resultar em autoridade para sua marca ou para você.
Nesse sentido, ao começar sua produção de conteúdo, o mínimo que você precisa saber é como funciona a escrita WEB. Isto é, qual o formato de texto para WEB que você precisa utilizar, a fim de melhorar a usabilidade dos usuários, bem como para “agradar” os algoritmos do Google e de outros buscadores que existem por aí.
Por isso, hoje falaremos sobre a escaneabilidade. Continue sua leitura até o final.
Você também vai gostar de saber: “Checklist: O Que é, Para que Serve e Como Fazer?“
Qual a Importância da Escaneabilidade?
Quando você decide abrir um site para ler algum artigo, qual sua primeira reação?
Quase que, instintivamente, nossos olhos percorrem a tela em busca de subtítulos que correspondam com nossa dúvida ou com algo que queremos encontrar no texto, certo?
Pois bem, a facilidade de leitura de um texto na WEB, se refere à sua escaneabilidade. Portanto, ela representa a estrutura de uma página na internet. Sendo que, quanto melhor for a escaneabilidade de um conteúdo, mais fácil será sua leitura.
Nesse sentido, vale dizer que existem alguns tipos de padrões de escaneabilidade e, falaremos deles daqui a pouco. Mas, de modo geral, um texto na WEB precisa ser de fácil compreensão e, principalmente, precisa ser bem dividido. Isto é, precisa de subtítulos, parágrafos curtos, listas etc.
Em síntese, a escaneabilidade é de suma importância para seu blog, já que por meio dela, você consegue entregar um conteúdo que chame a atenção dos usuários e que aumente a retenção dentro de suas páginas. Ou seja, que segura o leitor por mais tempo dentro do seu site.
Como se Escaneia um Texto?
Podemos definir a escaneabilidade como uma espécie de leitura dinâmica. Portanto, sempre que um usuário entra em um texto na WEB, ele faz, automaticamente, uma varredura visual. E por meio dela, busca encontrar subtítulos, listas e tópicos, que fazem menção àquilo que ele procura.
Em outras palavras, o escaneamento é feito por meio dessa “descoberta” dentro do texto. Onde, nosso cérebro trabalha para fazer conexões rápidas, a fim de identificar padrões e encontrar rapidamente somente aquilo que realmente nos interessa.
Por isso, é fácil dizer que todo usuário na internet prioriza determinados elementos para encontrar o que procura. E esses elementos podem ser divididos em imagens, subtítulos, palavras em negrito etc.
Salve para ler depois: “Site responsivo: Vantagens e Razões Para Usar um“
Quais são os Padrões de Escaneabilidade?
Em síntese, existem alguns modelos de escaneabilidade que facilitam a leitura de um texto, mas dentre os mais usados pelos usuários da internet, estão:
Padrão em F
O padrão em F é o mais comum e o mais usado pelos usuários. Ainda que de maneira inconsciente, o padrão em F é aquele onde a leitura ocorre da esquerda para a direita.
Este tipo de leitura prioriza os elementos mais importantes de um texto, como o título e o primeiro parágrafo.
Nesse contexto, o usuário faz a leitura vertical pela margem esquerda do texto, até cruzar com uma nova informação que lhe chame a atenção. Daí o nome do padrão, porque o desenho que é formado com esse tipo de leitura é parecido com a letra F.
Padrão em Z
O padrão em Z também é muito comum, mas não é muito recomendado para artigos em blogs. Isso porque, ele começa através de uma leitura onde o usuário faz da esquerda para a direita e em seguida, começa a ler em diagonal tudo o que está abaixo, até encontrar um novo subtítulo.
Essa leitura é uma leitura “corrida”, onde o usuário passa pouquíssimo tempo dentro de suas páginas, portanto, o ideal é criar um texto com o padrão em F.
Padrão em Zigue-zague
Embora seja muito parecido com o padrão em Z, esse aqui representa um texto com os parágrafos mais separados.
Ele consegue ser um padrão mais dinâmico que o anterior, mas também não é muito indicado para a criação de um texto para blog.
Como Criar um Texto mais Escaneável?
Agora vou te passar algumas dicas do que fazer para melhorar a escaneabilidade dos textos do seu blog:
Crie subtítulos e listas
Para dar destaque e para deixar o texto mais fluído, separe os parágrafos com subtítulos.
Toda vez que você for abordar algo específico dentro do seu texto, separe o assunto com um subtítulo, dessa forma ficará mais fácil identificar exatamente o que você deseja.
Coloque palavras em negrito e itálico
Você também usar as palavras em negrito para enfatizar algo importante dentro de uma frase.
O mesmo vale para as palavras em itálico, que por sua vez, servem para destacar algo que você está dizendo.
Adicione imagens, vídeos ou infográficos ao texto
Usar recursos visuais como imagens e vídeos, por exemplo, é uma excelente maneira de fazer com que seu texto fique mais escaneável. Além disso, esses elementos deixam o texto mais dinâmico e melhoram seu entendimento.
Alinhe o texto à esquerda
Sempre opte pela opção de alinhamento à esquerda na hora de formatar seu texto. Jamais use a formatação em modo justificado ou para a direita. Isso afetará, drasticamente, o potencial do seu blog dentro do Google.
Além disso, você pode estudar sobre a legibilidade do Plugin Yoast SEO para WordPress, assistindo esse vídeo. Através do plugin é possível melhorar a escaneabilidade de qualquer página e assim, você melhora o SEO do seu blog e consegue atrair mais usuários para seus links de afiliados ou produtos.
Viu só como é possível melhorar a escaneabilidade por meio de simples ações?
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos que precisam dessa informação e continue acompanhando nossas próximas publicações aqui no blog.
Um abraço e até a próxima!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.