Marketing Digital

Como montar sua estratégia para ter listas de e-mails

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em agosto 2, 2021
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Aprenda como montar sua estratégia para ter listas de e-mails e assim, construir uma audiência consolidada e fiel. Afinal, para vender na internet é preciso ter clientes em potencial, certo?

No Marketing Digital, ter uma lista de e-mail é tão importante quanto ter uma página de capturas. Afinal, após capturar um contato você precisa de um local seguro para guardá-lo e, é aí que essa estratégia se apresenta como sendo primordial.

Isso porque, a lista de e-mail é um serviço em nuvem, onde todos os contatos capturados em seu blog, site, página de captura etc – ficam armazenados.

Além disso, dentro do serviço de hospedagem da sua lista de e-mails, muitos recursos podem ser utilizados para impulsionar o seu negócio, fazendo com que as pessoas cadastradas recebam conteúdos exclusivos, diretamente em sua caixa de mensagem.

Em outras palavras, para construir uma lista de e-mails e conseguir usá-la a favor do seu negócio, você precisa contratar um serviço específico, como a LeadLovers, por exemplo. Que além de hospedar seus contatos em nuvem, também automatiza uma série de recursos que ajudam a aumentar seus ganhos pela internet. Por isso, é importante criar uma boa estratégia para ter listas de e-mails.

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estratégias de lista de email

O que é uma Lista de E-mails?

Antes de tudo, vamos entender o que é uma lista de e-mails e porque ela é tão importante para o seu negócio na internet.

Em síntese, a lista de e-mails é uma ferramenta que serve para armazenar diversos endereços eletrônicos e dados de clientes ou de clientes em potencial.

Além de facilitar a captação de leads, ela também ajuda a organizar os contatos, segmentando-os de acordo com sua jornada de compra.

Por exemplo, através da contratação de um serviço de lista de e-mails, você consegue separar pessoas que já compraram de você, daqueles que estão interessados em sua marca, mas que por algum motivo, ainda não compraram um produto ou serviço seu.

Em suma, chamamos essa estratégia de e-mail marketing. Aproveite para ler depois o meu artigo sobre “Como estabelecer uma Estratégia de E-mail marketing?”.

Portanto, em outras palavras, criar uma boa estratégia para ter listas de e-mails é uma forma de nutrir o relacionamento com quem já é cliente, bem como com quem já demonstrou algum tipo de interesse em seu negócio, deixando um contato em troca de algum conteúdo relevante.

Como Montar sua Estratégia para ter Listas de E-mails

Vamos conhecer um passo a passo simples e eficaz para montar sua estratégia para ter listas de e-mails. Anote aí:

Crie uma Página de Captura Atrativa

O primeiro passo está em criar uma boa página de captura. Afinal, ela será responsável por atrair as pessoas e convencê-las a inserir os dados que farão parte da sua lista de e-mail.

Em resumo, a página de capturas deverá conter um pouco sobre o seu produto ou serviço, assim como, deverá entregar algum tipo de valor para as pessoas interessadas em seu negócio.

Na sua página, deverá, obrigatoriamente, existir um campo para preenchimento. Onde o usuário deverá inserir o e-mail e outros dados (que serão encaminhados para seu banco de dados).

Não existe uma regra sobre quais dados deverão ser coletados, mas o e-mail é obrigatório.

Depois de criar uma boa página de capturas, vá para o passo seguinte.

Ofereça uma Isca Digital

Para conseguir captar um e-mail, você precisa oferecer algo em troca. Afinal, ninguém vai inserir seus dados em uma página qualquer, sem ter certeza do que receberá em troca. De modo geral, as pessoas oferecem as iscas digitais.

Existem muitas opções de iscas digitais:

  • E-book com dicas, tutoriais, etc;
  • Vídeo aula;
  • Webinar;
  • Minicurso gratuito;
  • Artigos exclusivos;
  • Entre outros.

O objetivo da isca digital é oferecer uma troca. Ou seja, pedir o e-mail do cliente, porém, entregar algo em troca para ele. Dessa forma, ele se sente mais seguro e confortável com a ideia de te “entregar o e-mail”. E você pode oferecer diversos tipos de conteúdos, portanto, se esforce em criar algo que seja, de fato, benéfico para o usuário.

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Usar Diversos Canais de Comunicação para Atrair Clientes

Em síntese, usa-se os blogs, sites e as páginas de capturas para coletar e-mails para sua lista. Mas, para criar uma estratégia para ter listas de e-mails, você também pode usar outros canais de comunicação e por meio deles, enviar usuários para uma página de captura específica. Como por exemplo:

  • Criar um Canal no Youtube – Atualmente, o vídeo é o melhor formato de comunicação, sobretudo nas redes sociais. Isso porque, as pessoas gostam de consumir esse tipo de conteúdo, por ser de fácil compreensão. Nesse sentido, você pode criar um canal no Youtube para falar sobre seus produtos ou serviços e, através da descrição do vídeo e de um comentário fixado, pode enviar usuários para sua página de capturas de e-mails. Assim, você ganha visualizações no Youtube e pode até monetizar o canal e ainda, consegue aumentar sua base de e-mails.
  • Investir em um Perfil no Instagram – O Instagram, assim como o Youtube, é uma excelente rede social para atrair e engajar pessoas. A vantagem dele é que, você pode inserir links que redirecionam seus seguidores para outras páginas. Isso pode ser feito através da biografia do Instagram. Nela você pode incluir um link para seu blog, site ou página de captura de e-mails. Vale a pena usar!
  • Usar o TikTok para Chamar a Atenção – Outro canal de comunicação que está muito em alta é o TikTok. Ele, assim como as demais redes, permite inserir links, porém, você pode inserir links para o Instagram e Youtube. Daí, a importância de usar todos os canais para potencializar sua estratégia para ter listas de e-mails. Afinal, quanto mais unificada sua estratégia de Marketing Digital estiver, maiores serão seus ganhos e melhores serão seus resultados. Você pode criar vídeos curtos que falem sobre os benefícios de seus produtos ou serviços, bem como pode ensinar como usá-los corretamente.

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