Desenvolvimento Empresarial Bruno Marinho

5 Dicas para Estruturar a Área Comercial de Sua Empresa

5 Dicas para Estruturar a Área Comercial de Sua Empresa

Uma empresa de sucesso precisa ser corretamente administrada e também deve ser organizada para ter todos os seus setores funcionando de maneira adequada e promovendo o crescimento do negócio.

O que é a área comercial?

A área comercial é uma das áreas mais importantes de qualquer negócio, pois é através dela que são conquistados novos clientes, que é possível levar produtos e serviços para o mercado e também esta área é responsável pela visão dos consumidores sobre a imagem da empresa.

Veja, a seguir, 5 dicas para se estruturar a área comercial de sua empresa:

 

  1. Defina os objetivos da equipe de vendas:

A primeira coisa necessária para estruturar a área comercial é definir os objetivos da empresa em relação a seus vendedores. Neste momento, o gestor da área comercial deve estar conectado com as definições da área de marketing.

Os objetivos devem ser traçados a partir do conhecimento do mercado consumidor, do público-alvo e suas necessidades. Com estes dados, em conjunto com as informações técnicas sobre os produtos, é possível descrever os objetivos da área comercial;

 

  1. Escolha as estratégias da equipe de vendas:

Com os objetivos claros, é possível escolher as melhores estratégias de atuação da equipe de vendas. É importante definir se a venda será interna ou externa, que tipos de ações a mais serão realizadas como o uso de publicidade e quais canais serão escolhidos;

 

  1. Defina a estrutura da sua equipe de vendas:

A estrutura da equipe de vendas pode ser feita por produto, por cliente, por região e com a mistura de alguns destes formatos. O importante é gerar uma estrutura que não gere competição entre os vendedores e que seja adequada para o crescimento de toda a equipe de vendas;

 

  1. Estabeleça as metas:

Com todo o planejamento definido, agora é importante traçar as metas de desempenho de toda a equipe e também as metas individuais para cada vendedor. Desta forma, será possível avaliar se as estratégias anteriormente definidas foram adequadas e será possível buscar ferramentas para atingir os objetivos da empresa.

As metas também devem estar vinculadas ao tipo de remuneração que a equipe comercial irá receber. Este, provavelmente, é um dos momentos mais importantes da estruturação, pois a motivação e o entusiasmo da equipe de vendas, normalmente estão muito associados aos ganhos;

 

  1. Escolha os indicadores de controle:

A base de todo o trabalho da equipe comercial está nos indicadores de controle. Todos os dados devem ser corretamente coletados para serem usados como auxiliares na análise das estratégias e na montagem dos planos de ação.

Os indicadores devem estar relacionados às vendas de cada tipo de produto, ao market share, ao volume de vendas, assim como também é importante ter sempre em mãos os indicadores de empresas concorrentes, avaliando-se o quanto a equipe de vendas está conseguindo se inserir no mercado;

 

Conclusão

Estruturar adequadamente a área comercial de sua empresa irá aumentar sua carteira de clientes e promover o crescimento do negócio. Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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