Marketing Digital

Para que Serve o Google Adwords?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em outubro 5, 2020
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Provavelmente você já conhece ou já ouviu falar da ferramenta de anúncios do Google. Mas, você sabe para que serve o Google Adwords? Falaremos disso hoje!

O Google Adwords é a plataforma de anúncios do Google. Ou seja, toda empresa ou pessoa física que deseja anunciar no maior site de buscas do mundo, precisará acessar essa ferramenta para criar a publicidade de serviços ou produtos.

Nesse sentido, todo mundo pode abrir uma conta na plataforma, desde que tenha um email criado no Gmail (ferramenta de emails do Google). Será por meio do email que você poderá acessar sua conta no AdWords, a fim de movimentar suas campanhas publicitárias.

A ideia principal desse serviço, também chamado de links patrocinados, é promover na internet empresas e pessoas físicas que possuem negócios físicos ou digitais.

Hoje nós veremos em detalhes para que serve o Google AdWords e quais seus maiores benefícios, mas em síntese, a ideia é fazer com que seu site, loja, ou anúncio, apareça no topo das buscas.

Nesse outro artigo, dei dicas de Como Aparecer Primeiro no Google, aproveite e salve para ler depois!

Para que Serve o Google Adwords?

O que é o Google AdWords?

Bom, a saber que o Google AdWords é a plataforma de publicidade do Google, podemos compreender que através dele é possível expandir nossos negócios na internet.

Afinal, a grande maioria das pessoas utiliza o Google para fazer pesquisas de produtos e serviços. Sendo assim, se estivermos nas primeiras posições do Google (onde, geralmente, os anúncios aparecem) teremos mais chances de vender diariamente.

Acontece que nada é tão simples como se imagina!

Não basta apenas criar uma campanha e esperar que as vendas comecem a cair do céu. Na verdade, existe uma forte concorrência dentro da plataforma, onde milhares de pessoas estão disputando um lugar ao sol dentro do Google.

Nesse jogo, ganha quem souber dar as cartas. Em outras palavras, àquele que for mais estrategista domina as primeiras posições.

Sabemos que o ideal é aparecer na primeira posição de uma busca. Mas, existem dezenas de variáveis que determinam nosso posicionamento nas páginas do Google. Por isso, a plataforma criou um recurso chamado de leilão. Onde é possível avaliar o seu posicionamento dentro das páginas, bem como, é possível compreender como e por que, você está acima ou abaixo de seus concorrentes.

Em resumo, vale dizer que o Google AdWords é a principal fonte de receita do Google. Pois através dos anunciantes, consegue abocanhar milhões e milhões de dólares com publicidade digital.

Para que serve o Google AdWords?

Mas, toda essa publicidade funciona exatamente para quê?

Honestamente? Para todo e qualquer tipo de negócio bombar!

A verdade é que o Google é o maior vendedor do mundo! E se o seu negócio estiver dentro dele, muito provavelmente você terá o destaque que merece.

Mas como já comentei aqui, não é fácil se manter no Google. A concorrência é imensa e por isso, você precisa dominar diversas estratégias, a fim de melhorar seu posicionamento dentro da “vitrine de anunciantes”, dessa forma, você tem chance de potencializar os resultados através da ferramenta.

Existem muitos cursos que ensinam como vender todos os dias através do Google Ads. Assim como, eu mesmo já fiz várias vídeo aulas ensinando a criar campanhas que convertem. Vou deixar o link para um de meus vídeos. Confira:

Maiores Benefícios de Anunciar no Google AdWords

Agora que você já sabe que através dessa ferramenta é possível potencializar a lucratividade do seu negócio, vamos conhecer em detalhes os benefícios disso:

Fortalecimento da Sua Marca na Internet

Assim como é importante trabalhar o SEO de suas páginas para ter um bom posicionamento na internet e aparecer para o maior número de pessoas possível no Google, através dos anúncios você também consegue excelentes resultados nesse quesito.

Isto é, quanto mais pessoas estiverem vendo sua URL no Google, maior será a credibilidade que seus sites, blogs ou lojas terão perante os usuários da rede.

Alcance de Clientes

De acordo com a comScore, o Google é detentor de 65% das buscas realizadas em desktop:

Sendo que só no Brasil, o Google detém em torno de 96% do market share de pesquisas. Ou seja, se você estiver no topo das pesquisas, conseguirá chamar atenção de boa parte dessa parcela ativa no Google.

Poder de Segmentação

Dentro do Google AdWords é possível criar diversos tipos de anúncios, sendo que dentro de cada um deles, você consegue criar diversas segmentações. Confira algumas das principais:

  • Segmentar palavras-chave – Quando você cria um anúncio precisa estipular para quais palavras-chave ele deverá aparecer. Nesse sentido, é importante conhecer seu público-alvo para saber exatamente como eles estão procurando por seus serviços ou produtos na internet. A partir disso, você poderá usar esses termos de procura como sendo suas palavras-chave para anunciar.
  • Público-Alvo – Nesse caso você pode segmentar o tipo de público que deseja alcançar. Isto é, se você vende produtos para mulheres, pode definir que seus anúncios apareçam apenas para elas – e assim por diante.
  • Local de exibição do anúncio – Se você tem um negócio físico, como um restaurante, por exemplo, pode anunciar apenas para sua cidade. E mesmo que seu negócio seja digital, você pode segmentar para quais regiões deseja aparecer.
  • Idade, local e idioma – A segmentação pode ser ainda mais otimizada, com a definição de idade do usuário, local onde ele vive e idioma que fale.
  • Programação (dias, horários e frequência) – Também dá para definir os horários e os dias em que seu anúncio deverá rodar. Isso é importante para quem sabe exatamente qual o melhor momento para aparecer para seus clientes.
  • Segmentação por Dispositivos – Você também pode optar em aparecer somente para celulares, bem como, pode aparecer somente para tablets ou desktops. Tudo isso vai depender da sua estratégia de vendas.

Controle de investimento

Um outro benefício do Google AdWords é que ele permite que haja um controle do valor gasto na plataforma.

Você pode definir quanto deseja gastar por dia, bem como, pode dizer quanto está disposto a pagar pelo clique. Sendo que, você só paga quando alguém clicar no seu anúncio.

Avaliação do ROI (Retorno sobre o investimento)

Por fim, dentro da ferramenta é possível avaliar seu retorno sobre o investimento, diante de quanto você está investindo, perto de quanto você está ganhando com os anúncios.

Isso é muito importante dentro de uma estratégia de Marketing.

Bom, espero que esse conteúdo tenha esclarecido suas principais dúvidas. Aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos que estão precisando dar um “up” em seus negócios.

Hey,

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