Desenvolvimento Pessoal Bruno Marinho

Músicas para manter o Foco no Trabalho

Músicas para manter o Foco no Trabalho

Para que o dia de trabalho seja produtivo, é necessário dedicação e planejamento e ambos necessitam estar entrelaçados, já que se você tiver um planejamento perfeito, mas não houver dedicação, nada sairá do papel. Porém muitas pessoas possuem dedicação, mas pecam no foco durante o trabalho e isso pode acontecer por diversos motivos externos ou até mesmo internos, como uma noite mal dormida, por exemplo. Assim, conheça músicas para manter o foco no trabalho e torne seu dia produtivo.

Como a música pode ajudar na concentração?

Estudos comprovam que a maioria das distrações são causadas por estímulos sonoros e basta parar e pensar para comprovar o resultado. A conversa dos colegas de trabalho, o barulho do elevador, a impressora ou mesmo passos são apenas alguns dos barulhos que podem interromper sua concentração e levar um dia produtivo embora. Mas como combater esses ruídos sonoros?

Cientistas afirmam que ouvir música pode ajudar na concentração, desde que a faixa seja calma e remeta a um momento tranquilo, apenas abafando as perturbações externas. A música ajuda na concentração, pois seu cérebro irá se focar naquele ruído e tratá-lo apenas como plano de fundo, sendo mais fácil se concentrar do que em um ambiente silencioso, onde qualquer tipo de ruído poderá tirar seu foco.

Escolhendo a música certa

Ao optar pela música para manter o foco no trabalho é importante escolher corretamente, já que músicas com letras, principalmente se for em um idioma que você conheça, podem acabar tirando mais a sua concentração do que mantendo o foco e por isso você deve optar pelas músicas instrumentais.

Se você não for um fã desse tipo de música, é possível optar por músicas com letra, mas escolha de idiomas que você não conheça, para que seu cérebro não se foque nas palavras.

Também é importante atentar-se ao ritmo: músicas muito lentas podem acabar te deixando sonolento, enquanto músicas muito agitadas podem aumentar o nervosismo. Aqui vale o bom senso: prefira músicas que possuam um ritmo constante para que seu cérebro não se atente a mudanças, mantendo sua concentração.

Músicas para manter o foco no trabalho

Agora que você conhece os benefícios da música para a sua concentração, conheça sites que oferecem playlists de músicas para manter o foco enquanto você trabalha.

  • Youtube

O Youtube é a plataforma líder em compartilhamento de vídeos e lá você poderá encontrar vídeos com áudios de diversas músicas e criar sua própria playlist com as faixas que mais te agradam. Para encontrar músicas que mantenha o foco, digite “concentration music” na barra de pesquisa.

  • Spotify

O Spotify é um serviço de música digital que reúne diversas faixas em um só lugar e você pode selecionar as músicas através de gêneros e humor. Para ouvir as seleções de músicas para manter o foco no trabalho, basta selecionar a opções FOCUS: lá você encontrará diversas playlists que irão ajudar na sua concentração.

  • focus@will

Com a ajuda da psicologia e da neurociência, a focus@will oferece faixas para aumentar a concentração e manter o foco no trabalho. São playlists com diversas opções desenvolvidas pela própria empresa com melodias acústicas, faixas instrumentais e sons relaxantes como do mar. O focus@will possui aplicativo para Android e IOS com experiência gratuita por 30 dias.

Assim, ao utilizar as músicas para manter o foco no trabalho você aumentará sua produtividade e manterá seu cérebro longe dos ruídos externos que podem interromper uma tarefa importante.

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!