Marketing de Conteúdo Bruno Marinho

O que é Autoridade de Domínio e Página ou o Famoso D.A e P.A?

O que é Autoridade de Domínio e Página ou o Famoso D.A e P.A?
117 Views

Fala Galera! Tudo bem? Um dos maiores desafios de qualquer empreendedor digital é conhecer os fatores de posicionamento dos mecanismo de busca. Se você trabalha com mini-sites ou blogs é fundamental que você aprenda a construir uma autoridade e credibilidade em seu projeto online e por isso neste rápido artigo vou comentar a importância de você saber o que é um domínio e página de autoridade ou o Famoso D.A e P.A ( métricas de classificação desenvolvida pela empresa Moz).

 

O que é Autoridade de Domínio?

Autoridade de Domínio é uma pontuação que indica a classificação de um determinado domínio em mecanismos de busca. É medido em uma escala de 1 a 100.

Essa Classificação (de 1 a 100) foi criada pela empresa Moz como uma aproximação do Google “PageRank”. O objetivo desta classificação é medir a credibilidade e influência de um determinado site.

A lógica é que quanto maior for sua autoridade de domínio e de páginas, maiores são as suas chances de receber tráfego e conquistar posições privilegiadas em mecanismos de busca.

A autoridade de um domínio pode ser construída em médio e longo prazo com estratégias de criação e otimização de conteúdo (Backlinks, GuestPosts, PBN e etc).

Naturalmente, a autoridade do domínio não é o único fator da classificação da busca. Sites com autoridade inferior podem ultrapassar sites com autoridade superior. Isso ocorre devido a classificação de página ou domínio otimizado para palavras chaves especificas.

A seguir estão alguns dos fatores de classificação que Moz usa para determinar a autoridade de um domínio :

 

  1. Número de BackLinks Externos para seu Domínio.
  2. Número de BackLinks Internos do  seu Domínio.
  3. Sinais Sociais (Compartilhamentos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube,Blogger,Thumbl, Pinterest e etc)
  4. Qualidade de Conteúdo

 

O Google não classifica os websites. Ele nunca fez e nunca fará! O Google classifica as páginas da web pela relevância do conteúdo e pela sua credibilidade.

 

Como Funciona o P.A ou Autoridade de Páginas ?

A autoridade de página das páginas da web do seu site tem um impacto direto em sua autoridade geral do domínio. A Moz também usa uma escala similar como autoridade de domínio para marcar a autoridade de página.

A seguir estão alguns dos fatores de classificação que Moz usa para determinar a autoridade de página :

  1. Sinais Sociais (Compartilhamentos no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube,Blogger,Thumbl, Pinterest e etc)
  2. O número de domínios de raiz que se ligam à página.
  3. O número de domínios de raiz que ligam à página usando texto de âncora de correspondência parcial .
  4. O número de subdomínios que vinculam a página.
  5. O número de sites de qualidade ligados à página.
  6. O número de links externos que uma página tem.

 

Quais são as Ferramentas para Análise de Domínio de Página?

A Empresa Moz desenvolveu uma barra de ferramentas inteligente para ajudar você empreendedor a compreender a classificação do seu domínio e da sua página. Para você instalar basta clicar aqui e fazer o download da barra de classificação da Empresa Moz na Página Oficial de extensões do Google Chorme.

Esse primeiro artigo teve como objetivo ajudar você a esclarecer um pouco sobre o que é os famosos D.A e P.A e também apresentar a MozBar uma ferramenta rápida e prática para ajudar você a compreender melhor sobre seu site e suas páginas.

Aguarde Novidades!

Gostou do Artigo?

Aproveite e deixe seus comentários!

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  1. João Dias disse:

    Bacana! Um tutorial apresentando as funcionalidades da Barra MOZ seria um ótimo complemento deste artigo. 😀