Redes Sociais Bruno Marinho

Planejamento de Mídias Sociais: O que não pode Faltar?

Planejamento de Mídias Sociais: O que não pode Faltar?
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Na busca do sucesso de sua empresa, ter um canal que possibilite a aproximação com seu público alvo é de extrema importância e as mídias sociais podem ajudar. As mídias sociais conectam sua empresa com o público alvo podendo gerar novos clientes e oportunidades de negócios, além de ser um termômetro da sua estratégia de marketing, mas para que as mídias sociais gerem o retorno que sua empresa deseja, deve haver planejamento. Afinal, no planejamento de mídias sociais, o que não pode faltar?

Objetivos e metas

Ter objetivos é importante para qualquer coisa que você se disponha a fazer na vida, principalmente quando se trata de planejamento de mídias sociais.

Faça uma lista dos objetivos que você deseja alcançar com as mídias sociais, mas é importante que seus objetivos sejam realistas e que sejam capazes de serem cumpridos. De nada adianta ter um objetivo inatingível, pois isso só irá gerar frustração.

Tenha consciência dos seus objetivos e trace metas para alcançá-los, seu planejamento deve se basear neles.

Saiba qual o seu público alvo

Tenha em mente qual o público alvo da sua empresa e ao pensar em inseri-la nas mídias sociais você deve responder as questões: a quem minha empresa quer alcançar? Para quem se designam meus produtos ou serviços?

Saber seu público alvo é importante no planejamento de mídias sociais, pois um dos erros que muitas empresas cometem é escolher um canal de comunicação que não possui ligações com seu público. Com isso, não há ganhos para a empresa e a estratégia terá sido em vão.

 Conteúdo específico

Cada mídia social funciona de um jeito e possui um público característico, por isso o seu conteúdo deve ser específico para a plataforma onde sua empresa deseja estar.

Planeje o conteúdo de acordo com a linguagem do público da mídia social escolhida, mas é importante que sua imagem corporativa seja mantida.

Imagem da sua empresa

Sua empresa deve ter uma imagem que a caracterize e faça com que seu público se identifique. Ao criar um canal em uma mídia social é importante que você invista em conteúdo específico que fale a língua dos usuários, mas sendo de acordo com a sua empresa.

Não compartilhe um conteúdo que atinja o público da plataforma escolhida, mas que não tenha a ver com seu perfil ou com o que sua empresa acredita, pois é importante que você crie uma postura ao se inserir nas mídias sociais e a mantenha.

Planejamento em médio prazo

Assim que sua empresa estiver na mídia social escolhida é importante que haja um planejamento em médio prazo que pode ser feito pensando nos próximos 3 meses, no máximo.

Nesse planejamento, você e sua equipe de marketing devem decidir o tipo de conteúdo que será compartilhado, com que frequência, os objetivos e metas, além de como será feita a comunicação entre sua empresa e os usuários.

Após o término desse planejamento, faça um balanço e analise as métricas, se as metas estão sendo cumpridas, se há engajamento do público e se há retorno. Se houve algum problema nesse planejamento, adapte os tópicos que estiverem com algum tipo de problema. As mídias sociais estão sempre mudando e é importante que seu planejamento acompanhante essas mudanças.

Sabendo o que não pode faltar para um bom planejamento de mídias sociais, sua empresa poderá usar as plataformas de conexão com seu público tendo resultados e melhorando sua posição no mercado.

 

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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