Embora as vendas possam parecem a conseqüência natural de bons produtos e um marketing efetivo elas também são resultado de um bom planejamento de vendas, que deve ser confeccionado criteriosamente para resultar nas vendas esperadas. Aprenda em 5 passos como definir o planejamento de vendas para sua empresa.
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Analise a situação atual
Ao iniciar a confecção do seu planejamento de vendas você deve analisar a situação atual, como a situação do mercado e da sua empresa em geral. Caso o mercado e/ou sua empresa estejam em crise o planejamento deverá ser diferente e adaptado para contornar essa situação.
Por isso, avalie tudo que pode impactar nas vendas da sua empresa para criar um planejamento de vendas adequado e que gere resultados.
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Defina os objetivos
A seguir, é chegada a hora de definir os seus objetivos, que precisam ser tão claros e completos quanto possível. Assim, defina o que você pretende vender, para quem, como e em quanto tempo.
A definição incorreta ou incompleta dos objetivos irá causar prejuízos em toda estratégia, já que ficará mais difícil alcançar o que se pretende quando isso não está totalmente claro. Além disso, é importante que a definição de objetivos leve em consideração a situação atual, pois objetivos pouco realísticos para a situação podem desperdiçar recursos valiosos.
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Estude os clientes
Você deve saber para quem você vai vender e como os seus clientes consomem, por isso estude bem a sua clientela e descubra sobre seus leads e clientes que já efetuaram compras, como seus hábitos e padrões de consumo.
Analisar experiências anteriores também irá te ajudar a conhecer mais sobre o seu público e o que funciona ao vender para eles, o que tornará o seu planejamento de vendas muito mais efetivo.
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Estabeleça as estratégias
Agora que você já sabe como está a situação atual, quais são seus objetivos e quem são os seus clientes você deve partir para estabelecer as estratégias de vendas. Nessa hora é importante escolher a melhor técnica de vendas e que esteja em conformidade com todos os outros fatores.
Todos os colaboradores da equipe de vendas precisarão estar cientes e treinados para as estratégias de venda para que os resultados sejam alcançados.
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Defina as métricas
Parte muita vezes negligenciada do planejamento de vendas, a definição de métricas é importante para que todas as estratégias e ações adotadas sejam medidas. Sem o a definição das métricas não será possível saber, com certeza, o que funciona no planejamento de vendas – por isso, garanta que as métricas estejam definidas.
Dentre as métricas de vendas que podem ser escolhidas estão a taxa de conversão de vendas, a prospecção de clientes e o ciclo de vendas. É importante que tudo seja medido para ser posteriormente a avaliado.
Assim, o planejamento de vendas pode ser executado e definido em 5 passos simples, mas que precisam de atenção e que devem ser seguidos à risca. Uma vez que o seu planejamento de vendas esteja definido, passe-o por uma revisão periódica para que sejam feitas quaisquer alterações e melhorias necessárias.
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