Marketing de Afiliados

Recuperação de Vendas Perdidas: Como Funciona?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em julho 13, 2021

Entenda como funciona a recuperação de vendas perdidas e saiba como plataformas de afiliação, como a Eduzz e Hotmart, trabalham esse sistema.

Já sabemos que o conteúdo digital veio para ficar. Na verdade, o afiliado que começar um negócio digital achando que não precisa produzir conteúdo, está mais do que errado.

Mesmo quem trabalha com tráfego pago, criando anúncios no Google Ads ou Facebook Ads, sabe da importância de criar um bom conteúdo na internet. Sabe por quê?

Porque somente um bom conteúdo é capaz de FIDELIZAR clientes. De nada adianta criar um anúncio para vender uma única vez para um cliente, se ele não saberá onde te encontrar de novo.

Além disso, o conteúdo é importante para gerar AUTORIDADE para sua marca. Portanto, se você quer se fortalecer na internet, precisa criar um bom conteúdo.

“Mas Bruno, o que a criação de conteúdo tem a ver com a recuperação de vendas perdidas?” Tudo!

Com um conteúdo na internet, você consegue “reencontrar” aquele cliente, que por alguma razão, não comprou de você “de primeira”.

Mas, agora que você já entendeu a relevância de um bom conteúdo, vamos descobrir como funciona a recuperação de vendas perdidas nas plataformas de afiliação. Porque assim, você poderá unificar as duas estratégias. Isto é, seu conteúdo de valor + as estratégias oferecidas pelas plataformas de afiliação que você usa.

Você também vai gostar de saber: “Como aumentar a taxa de conversão sendo afiliado?

O que significa Recuperação de Vendas Perdidas?

A Recuperação de Vendas Perdidas, nada mais é que a identificação de todas as vendas que foram iniciadas, mas que por alguma razão, não foram finalizadas.

De modo geral, todas as plataformas de afiliação possuem uma equipe de recuperação de carrinho.

A Eduzz, por exemplo, explica em seu site que, por meio de um Contact Center interno (Suporte/Atendimento via telefone, E-mail e SMS), entra em contato com os clientes para tirar dúvidas gerais e contornar objeções através de uma INTERAÇÃO DIRETA COM O CLIENTE, onde o foco principal é o RESGATE dessas vendas “PERDIDAS”.

Ainda sobre a recuperação de vendas perdidas da Eduzz, a plataforma explica que se esforça para maximizar o número de conversões dos usuários, sobretudo quando ocorre as visitas ao Checkout. Em função disso, disponibiliza uma equipe 100% focada em recuperação de carrinho.

Como habilitar a Recuperação de Vendas Perdidas na Eduzz?

1 Acesse a edição do produto e vá até a aba “Cobrança”;

2 Ative a opção “Recuperação de Vendas Perdidas”;

OBS: O processo de ligações telefônicas será realizado somente em conteúdos acima de R$ 47,00.

3 Salve as alterações no produto.

Configurando as Mensagens de R.V

Após salvar o conteúdo, a Eduzz irá criar um conjunto de mensagens padrões de Email, SMS, etc, onde o produtor pode dar seu toque especial nas mensagens,  mudar o nome do remetente, entre outras customizações.

1 Acesse o menu “Produtos > Meus Produtos”:

 

2 Escolha o conteúdo que deseja e clique nos “Três Pontinhos”:

 

3 No menu lateral, desça a tela e acesse a aba “Mensagens de Recuperação”

 

4 Crie uma nova mensagem, ative, desative ou edite uma já existente:

OBS: Para mais detalhes sobre configuração das mensagens, clique aqui!

Acompanhando os Resultados

Também fornecemos a opção de você filtrar todas suas vendas em recuperação através do menu “Vendas” > “Minhas Vendas”; No filtro você vai selecionar a opção status, e selecionar o status Em Recuperação. Conforme desejar, você poderá filtrar por período todas as suas vendas em recuperação usando os filtros disponíveis.

OBS: Faturas sinalizadas em amarelo, são faturas que estão em recuperação.

O relatório permite:

  • Quantificar as vendas recuperadas em determinado período;
  • Saber se a taxa de RVP foi cobrada ou se foi uma CORTESIA;
  • Verificar quantos e-mails de RVP forma disparados e quais foram abertos pelo cliente.

Quais as taxas de Recuperação de Venda?

Segundo a Eduzz, a taxa de recuperação de vendas é de 20% em cima do valor bruto do produto, mas, a plataforma tem um limite a ser cobrado. Exemplo: caso seu produto tenha um valor superior a R$ 1250,00 reais o valor máximo a ser cobrado será de R$ 250,00 reais e não de 20%.

Além disso, o custo da Recuperação da Venda é dividida entre o  Produtor e Afiliado (quando houver). O valor retido de cada parte é proporcional ao ganho (Exemplo: se o Afiliado ganha 50% de comissão, pagará 50% da tarifa. Se ganha 20%, pagará os mesmos 20%).

Os valores de RVP cobrados podem ser verificados no detalhamento de cada fatura.

(Fonte: Eduzz)

Como funciona a Recuperação de Vendas Perdidas na Hotmart?

Já na Hotmart o processo funciona da seguinte forma:

Você precisa habilitar o Recuperador Automático de Vendas. Esse processo é 100% automatizado. Ou seja, você não precisa configurar a solução de venda, uma a uma. A própria Hotmart faz isso por você.

Para evitar que a venda seja perdida, o sistema cria uma nova transação para cobrar os valores mensais do comprador em formato de recorrências.

Esse sistema funcionará de maneira automática, sempre que um cliente tentar realizar a compra e ela for parcelada – e, obviamente, quando um problema no pagamento for identificado.

Aspectos importantes mencionados pela plataforma:

  • A ferramenta está disponível somente para produtos vendidos em Real Brasileiro (BRL), Peso Mexicano (MXN) e Peso Colombiano (COP) e que oferecem a opção de parcelamento. Ou seja, não se aplica para produtos de assinaturas e nem para compras à vista;
  • É possível sacar somente as parcelas que o comprador já pagou;
  • Você será responsável por assumir os riscos de possíveis inadimplências, já que o pagamento das parcelas que ainda não foram pagas pode não acontecer por diversos motivos;
  • Você tem liberdade de definir sobre quais casos poderão ser aplicados essa ferramenta de acordo com a quantidade de parcelas que a pessoa optar no momento da compra. E também poderá escolher reativar a ferramenta a cada novo preço que criar para seu produto;
  • Os compradores só poderão solicitar reembolso dentro do prazo de garantia referente ao primeiro pagamento que foi realizado. É importante acrescentar essa informação na sua página de vendas ou página de pagamento.

Além disso, o sistema só funciona para os seguintes meios de pagamento:

  • Cartão de crédito
  • Cartão virtual Caixa (modalidade crédito)
  • PayPal
  • Samsung Pay
  • Google Pay
  • Conta Hotmart

(Fonte: Hotmart)

Agora que você já sabe como funciona a Recuperação de Vendas Perdidas, coloque seu e-mail aqui embaixo, pois te enviarei conteúdos exclusivos, diretamente em sua caixa de mensagens.

Nos vemos lá!

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