Marketing Digital

SEO Trends: Como bombar sua estratégia de Marketing Digital

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 22, 2021
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SEO Trends é uma pesquisa que acontece todo o ano pela empresa Rock Content, cujo objetivo é analisar como as estratégias de SEO são executadas pelas empresas e quais são as expectativas para o próximo ano.

Muito se ouve falar sobre as estratégias de SEO e sobre como elas influenciam a jornada de um negócio digital. Afinal, sem dúvidas, o SEO é o pilar número 01 na vida de quem trabalha com o Marketing de Atração.

Visto que, por meio dele, é possível alcançar o topo do Google e de outros buscadores, atraindo mais clientes para o seu negócio e, por consequência, vendendo muito mais!

Em função de todo esse enorme potencial, a Rock Content, uma das maiores empresas de Marketing de Conteúdo da América Latina, lança, anualmente, a pesquisa SEO Trends, que apresenta estatísticas e tendências sobre o tema para o ano seguinte.

Em síntese, para “agradar” o algoritmo do Google é preciso considerar diversas questões, sobretudo, pilares sobre o comportamento e a qualidade da experiência dos usuários dentro de um site ou blog. E a premissa para acertar o alvo é conhecer as “mutações” de SEO, afinal, nesse cenário, temos de lidar com mudanças o tempo todo.

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seo trends

Como bombar sua estratégia de Marketing Digital usando o SEO Trends

Agora vamos descobrir o que fazer para usar o SEO Trends a favor da nossa estratégia de Marketing Digital e assim, potencializar as vendas do nosso negócio.

Lembrando que essas estratégias podem ser usadas por quem trabalhar com Marketing de Afiliados, bem como por qualquer outro tipo de empreendedor digital, ok? Vamos lá!

O Conteúdo continua sendo REI

Não há como fugir!

O conteúdo de qualidade continua e continuará sendo a principal estratégia de SEO a ser aplicada em seu negócio.

A cada novo dia, o Google e seus concorrentes, estão em busca de um excelente conteúdo para manter os usuários da internet “presos” diante de suas plataformas.

Pegue o Youtube como exemplo: O Youtube prioriza vídeos, cuja retenção é maior. Ou seja, ele prefere conteúdos que sejam capazes de segurar os usuários por mais tempo dentro da plataforma. Não é à toa, que atualmente, o Youtube está dando preferência para canais que fazem live, afinal, as pessoas ficam assistindo as lives que, geralmente, duram em média 1:30hs.

Com esse pensamento em mente, procure criar conteúdos que possam atrair sua persona e que, de fato, entreguem o que elas estejam procurando.

Independentemente, de qual seja o seu nicho. Lembre-se que é muito importante garantir que a sua audiência esteja satisfeita com aquilo que você está produzindo. Dessa forma, além de consumir seu conteúdo e comprar de você, ela também indicará seu negócio para outras pessoas e assim, sucessivamente.

Domine o “E-A-T”

Antigamente, para você ter um site bem posicionado no Google, o número de backlinks que uma página recebia e a forma como as palavras-chave eram utilizadas, eram o suficiente para garantir que um site ficasse no topo.

Hoje em dia, não é bem assim que isso funciona!

O Google esclarece que para determinar a qualidade do conteúdo de um site, blog ou página de vendas, ele considera 3 importantes fatores de avaliação. São eles:

  • Expertise (nível de conhecimento);
  • Authoritativeness (autoridade);
  • Trustworthiness (confiabilidade).

Essas palavras compõem os fatores E-A-T, que são apresentados pelo Google no Search Quality Evaluator Guidelines.

Por meio desse documento, podemos encontrar as diretrizes do algoritmo para as pessoas que avaliam manualmente a qualidade dos resultados que o buscador oferece. O E-A-T aparece assim nesse documento:

Acredita-se que esses fatores não são critérios de rankeamento do algoritmo. Porém, evidenciam o que o Google considera importante para fazer a classificação das páginas. E, por isso, merece toda a sua atenção nas estratégias de conteúdo e SEO. (fonte: RockContent)

Em resumo, cada página do seu site ou blog precisa ter um conteúdo criado por quem entende do assunto, nesse caso a expertise; precisa apresentar um conteúdo de referência no mercado, ou seja, que tenha autoridade e, por fim, devem obter a confiança da sua audiência, isto é, ter confiabilidade.

Para conseguir ganhar pontos nesse quesito, faça o seguinte:

  • Contrate ou se transforme em um especialista em criação de conteúdo. Afinal, o Google sempre vai priorizar quem sabe o que está fazendo e a maneira como o conteúdo é criado, é facilmente identificada pelo buscador. Existe uma forma correta de se produzir conteúdo WEB, portanto, priorize esse pilar;
  • Deixe todas as informações claras. Seja transparente quanto a criação do conteúdo e sobre o que o seu site é. Crie uma página “sobre” e coloque informações relevantes (telefone, email, etc), de modo, que sejam facilmente encontradas pelo Google.

Priorize a Experiência do usuário (UX)

O SEO Trends revela que a experiência do usuário continuará sendo a bola da vez. Por isso, é muito importante pensar em como o usuário acessará seu conteúdo. Ou seja, qual o nível de dificuldade para encontrar informações valiosas dentro de suas páginas.

Além de trabalhar em um conteúdo de valor, você precisa pensar na experiência completa do usuário.

Nesse sentido, sempre que um usuário entrar no seu site ele precisa encontrar páginas de carregamento rápido, elementos de fácil compreensão, menus intuitivos etc.

Faça o que for preciso para facilitar o entendimento dentro do seu site. Lembre-se que o design é importante, mas a usabilidade é muito mais!

SEO para Mobile (Tenha um Site Responsivo)

Não é de agora que as pessoas têm acessado a internet através de uma tela de celular. Na verdade, essa é uma tendência que veio para ficar. Portanto, pensar na entrega de um conteúdo que possa ser facilmente acessado pelo smartphone é fundamental para conseguir melhorar seu SEO.

O Google vem analisando páginas mobile, desde 2019, com a finalidade de garantir que os sites estão se adequando para essa nova realidade. Tanto que, a versão desktop tem ficado “em segundo plano”, perdendo vez para a relevância de uma navegação mobile.

Em suma, você precisa garantir que seu site, blog ou página de vendas, funcione perfeitamente em telas menores, como no celular ou tablet.

Para isso, escolha templates responsivos, ou seja, que se adequem automaticamente a qualquer tipo de tela. Além disso, procure criar um conteúdo que seja fácil de ler e que respeita as “regras da WEB”. Novamente vale dizer que se você não entende sobre Marketing de Conteúdo, vale a pena se aprofundar no tema!

Segurança do site

Por fim, vale destacar que o Google sempre vai priorizar sites que assegurem que o ambiente está completamente seguro. Em outras palavras, você precisa manter sua audiência tranquila, isto é, livre de preocupações enquanto navega em suas páginas.

Usar um certificado de SSL e adicionar um protocolo de segurança em seu site, é essencial para que sua estratégia de SEO seja bem-sucedida! Confira meu artigo sobre “O que é HTTPS” e saiba mais sobre esse assunto!

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos que te ajudarão a melhorar sua estratégia de Marketing Digital? SE INSCREVA EM MEU CANAL NO YOUTUBE. É GRÁTIS! 

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