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Sorteio Instagram: 6 Regras Fundamentais

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em outubro 14, 2020
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Todo mundo que tem um negócio online precisa atrair clientes e, atualmente, a melhor maneira de fazer isso é através do Sorteio Instagram. Entenda como isso funciona e saiba como fazer o seu.

Provavelmente você já participou de algum sorteio no Instagram. Isso porque, mesmo que você nunca tenha deixado seu nome, voluntariamente, em uma publicação de sorteio, um amigo seu pode ter feito isso por você.

Calma! Vou explicar melhor…

Sabe quando, do nada, a sua @ aparece marcada em um comentário do Instagram? Pois é… isso significa que algum amigo seu, te marcou em uma publicação de sorteio.

Isso acontece, porque na maioria dos casos, o perfil que irá sortear um produto ou serviço, pede que os participantes marquem o maior número de pessoas possível, para aumentar o engajamento da publicação e assim, melhorar a audiência pública.

Portanto, sempre que sua @ do Instagram aparecer em um comentário que você não sabe ao certo como surgiu, saiba que existe uma grande possibilidade de você estar sendo marcado em um sorteio (ainda que você não ganhe nada com isso, afinal, quem ganha é o usuário que te marcou, rsrs).

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Sorteio Instagram: 6 Regras Fundamentais

Como Funcionam os Sorteios Instagram?

Em primeiro lugar, precisamos nos lembrar que assim como outras ações que podem ser feitas na internet, o sorteio é um recurso importante que deve existir dentro do Marketing de qualquer empresa.

Nesse sentido, a empresa oferece um determinado prêmio para seus seguidores, a fim de atrair olhares para o seu perfil. Como resultado dessa ação, muita gente passa a seguir a empresa com o objetivo de ganhar o sorteio. Mas, obviamente que nem todos irão ganhar o prêmio, no entanto, a empresa tem muito a ganhar com esse “monte de gente olhando para ela”.

Pense da seguinte forma: “Você resolve sortear um produto da sua empresa. E dentre os critérios para participar do sorteio, cada usuário precisa marcar 3 amigos no perfil da empresa. Diante disso, 1000 pessoas decidem concorrer ao prêmio, sendo que, cada uma delas marcou mais 3 amigos e assim por diante. No final das contas, você terá 3 mil pessoas engajadas em sua publicação, o que por sua vez, aumenta suas chances de vendas. Afinal, muita gente que não conhecia o seu negócio, passa a conhecer por ter sido marcada nele.”

Perceba que o Sorteio Instagram é uma oportunidade de negócios muito lucrativa, pois ele atrai pessoas para o seu empreendimento de maneira orgânica. Isto é, sem que você precisa pagar anúncios para aumentar a audiência do perfil.

Esse tipo de sorteio não é manual. Para conseguir realizar um sorteio dessa dimensão, você precisa da ajuda de aplicativos, que de maneira automática, conseguem identificar o ganhador de acordo com as regras estipuladas por você.

Mais à frente falaremos sobre esses aplicativos mágicos…

Sorteio Instagram: 6 Regras Fundamentais

Agora vamos conhecer 6 Regras Fundamentais que todo Sorteio do Instagram deve obedecer:

#1 – Tenha um Objetivo em Mente

Antes de tudo você precisa saber qual o propósito do seu sorteio. Por exemplo:

  • Melhorar o engajamento do seu perfil na internet;
  • Conseguir mais seguidores para a empresa;
  • Aumentar as vendas em um curto período de tempo;
  • Capturar leads para seu negócio;
  • Etc.

Diante desse objetivo você consegue criar regras importantes que farão toda a diferença no resultado dessa ação. Portanto, antes de começar a sortear seus produtos por aí, estude sua audiência e descubra o que elas consideram relevantes para comprar, seguir ou interagir com você ou com seus concorrentes.

#2 – Escolha o Prêmio que será Sorteado

Quando você conhece sua audiência, sabe exatamente que tipo de produtos e serviços elas gostam de consumir. Por isso, use isso a seu favor na hora de escolher o prêmio que irá sortear.

Ofereça um prêmio que tenha a ver com seu negócio, dessa forma suas chances de atrair clientes em potencial irá aumentar muito mais.

Portanto, se você tem uma loja de roupas, por exemplo, sorteie um produto da loja e não um objeto qualquer que não faça parte do seu estoque, ok?

#3 – Defina e Siga as Regras

Infelizmente, muita gente acaba se atrapalhando na hora de criar o sorteio e por essa razão, não consegue alcançar seus objetivos.

Na hora de criar um sorteio, você precisa ter todas as regras bem definidas, a fim de garantir que todo mundo que for participar, esteja consciente e faça tudo corretamente – assim, os dois lados saem ganhando.

Exemplos de regras para estipular:

  • Seguir o perfil da sua empresa – Nesse caso todo mundo precisa estar te seguindo;
  • Curtir e compartilhar a publicação do sorteio – Isso irá assegurar que um grande número de pessoas veja e interaja com seu perfil;
  • Marcar amigos nos comentários da foto do sorteio – Além de melhorar o engajamento, você aumenta as chances de vendas.

Existem muitas outras regras que você pode adotar. Lembre-se de usá-las a favor do seu empreendimento.

#4 – Divulgue o Sorteio

Se você estiver a fim de expandir ainda mais os horizontes, pode até impulsionar sua publicação do sorteio, pagando anúncios na plataforma. Além de ganhar mais visibilidade, você também consegue melhorar a performance do seu perfil.

Em todo caso, use as outras redes sociais para fazer essa divulgação. Nesse sentido, vale a pena apostar no WhatsApp, Youtube, Facebook e até mesmo, no blog da sua empresa.

#5 – Faça o Sorteio Ao Vivo

Essa regra é muito importante, pois as pessoas precisam confiar em sua empresa, a fim de começarem a seguir seu perfil com consistência – e não apenas em época de sorteio.

Ao realizar o sorteio, faça isso ao vivo. Peça para alguém gravar a tela do celular ou do computador que está sorteando, e assim que sair o nome do ganhador, publique a @ dele no perfil da empresa.

Lembre-se que o Sorteio Instagram é uma ação de Marketing e por isso, precisa ser levada a sério!

#6 – Mensure os Resultados do Sorteio e Agende o Próximo

Depois de ter feito seu primeiro sorteio no Instagram é muito importante mensurar os resultados. Isso porque, é preciso avaliar se você está colhendo os frutos dessa ação.

Em primeiro lugar, avalie se você atingiu seu objetivo inicial e, caso não tenha conseguido, descubra o que deu errado e estude como isso pode ser melhorado em eventos futuros.

Depois, comece a pensar em uma nova data para a realização de um novo sorteio e dessa vez, corrija os erros cometidos no primeiro e assim por diante.

A ideia é aprimorar suas campanhas, com o objetivo de melhorar sempre!

Aplicativos para fazer Sorteio no Instagram

Agora que você já conhece as 6 regras fundamentais, vamos ver quais aplicativos podem te ajudar na realização do seu primeiro sorteio:

Sorteiogram

Sorteiogram é o mais famoso da lista, isso porque, ele é bem fácil de ser usado e muito intuitivo.

Ao acessá-lo, você coloca o link da sua imagem do sorteio no local correspondente. Feito isso, o app gera uma lista com todos as pessoas que comentaram na foto do sorteio, sendo que, cada item dessa lista recebe um número, de maneira automática.

Aí, é só clicar na opção indicada e pronto, o sorteio é feito em segundos.

Sorteador

O Sorteador te permite fazer sorteios no Instagram, Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social.

Para usá-lo você precisa atribuir um número para cada participante. Feito isso, a ferramenta se encarrega do resto.

Wishpond

Por fim, você também pode usar o Wishpond que permite sorteios bem elaboradores.

Seu uso também é intuitivo, e você pode selecionar opções relevantes para serem consideradas na hora do sorteio. O restante do trabalho fica por conta da plataforma.

Gostou dessas dicas incríveis? Tudo pronto para criar seu primeiro Sorteio no Instagram?

Então se inscreve em nossa lista de e-mails que eu te prometo enviar diversos conteúdos como esse, para melhorar ainda mais sua performance no Marketing Digital.

Abraços!

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