Marketing Digital Redes Sociais Bruno Marinho

Utilização de Gatilhos mentais em Mídias Sociais

Utilização de Gatilhos mentais em Mídias Sociais

Nosso cérebro está programado para tomar decisões rapidamente e por isso existem alguns mecanismos que são ativados durante uma tomada de decisão para que não tenhamos que promover uma profunda reflexão a todo instante. Assim, isso pode ser uma poderosa ferramenta para sua marca ou negócio ao promover a utilização de gatilhos mentais em mídias sociais. Descubra como é possível fazer isso da maneira correta.

Os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são fatores que nosso cérebro utiliza para a tomada de decisões e são como atalhos automáticos que evitam as longas reflexões antes de toda tomada de decisão.

Se utilizados corretamente, os gatilhos mentais podem aumentar as vendas da sua marca, fazendo com que os clientes enxerguem um real valor e uso no seu produto ou serviço.

Por que usar gatilhos mentais em mídias sociais?

A utilização de gatilhos mentais em mídias sociais é indispensável porque é uma das formas mais eficientes de estar em contato direto com seu público, fazendo com que mais pessoas decidam pela aquisição do seu serviço ou produto. Por isso, utilizar gatilhos em mídias sociais tem o poder de alavancar as vendas da sua marca ou mesmo melhorar sua reputação.

principais_gatilhos_mentais_do_marketing_digital

Quais gatilhos mentais usar em mídias sociais?

Existem diversos gatilhos mentais e todos extremamente úteis, mas é importante que você conheça os principais e mais importantes de serem utilizados nas mídias sociais, já que nem todos funcionarão do mesmo jeito nas mídias sociais.

  • Reciprocidade

O gatilho mental de reciprocidade baseia-se no fato de que quando ganhamos algo, inconscientemente desejamos retribuir. Esse gatilho mental pode ser utilizado quando você oferece um brinde ou desconto em suas mídias sociais, fazendo com que as pessoas se sintam na obrigação de devolver o “favor” – no caso, adquirindo seu produto ou serviço.

  • Autoridade

As pessoas confiam em quem elas enxergam como autoridade, por isso é importante que você use as mídias sociais para se transformar em uma autoridade do seu nicho de mercado.  O marketing de conteúdo relacionado ao tema do seu serviço ou produto, por exemplo, é uma forma de se transformar em uma autoridade.

  • Prova social

As pessoas possuem a tendência de fazer o que a maioria aprova ou está fazendo para que se sintam aceitos e parte de um grupo. Por isso, use as mídias sociais para mostrar a satisfação dos seus clientes ou suas vendas ou serviços já realizados.

Também é importante dar atenção às críticas e reclamações, que devem ser atendidas e respondidas da melhor maneira possível.

  • Novidade

Utilizar as mídias sociais para trazer uma novidade sobre seu produto ou serviço fará com que as pessoas vejam ainda mais benefícios em adquiri-lo, além de gerar curiosidade para testar a atualização. Além disso, trazer uma novidade na forma de compartilhar conteúdo também é um gatilho mental eficiente para as mídias sociais.

Assim, a utilização de gatilhos mentais em mídias sociais é fundamental para quebrar a barreira entre sua marca e seu cliente ou potencial cliente, fazendo com que ele tome a decisão de adquirir o seu produto ou serviço.

Gostou das Dicas?
Então deixe seu comentário abaixo!

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. wilson roberto zimmermann disse:

    Bruno parabéns pelo seu Blog com muito conteúdo de VALOR !

    Sobre Gatilhos Mentais, penso que podemos utilizá-los de acordo com as circunstâncias e principalmente a RAZÃO ( Meu Gatilho Preferido ).Professor aproveito para lhe mostrar
    que estou nos meus ensaios, principalmente em razão do Native Ads, Propositalmente, fiz essa chamada (recheada de gatilhos ) o principal que criou controvérsia.Minha homenagem ao Roberto Shiniayashiki Criamos esse vídeo a ele, em meu canal no youtube

    ” Porquê ? Você Deve Imaginar, Que A Culpa Não É Sua, Se Seu Amor Resolveu Deixar Você ! Como ? E O Que Fazer ? ”

    https://youtu.be/DyyPBmhxqKg?list=PL21CA68A84BEEDD47