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5 dicas para atingir o Breakeven

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em julho 29, 2015

Chegar ao breakeven point é sinal de que as seus investimentos estão dando frutos e que a sua empresa começou a ser algo viável. A partir deste ponto, o seu negócio está prestes a te dá lucro se você tomar as decisões corretas. Mas como chegar ao breakeven point? Aprenda 5 dicas incríveis de como atingir esse ponto de equilíbrio em sua empresa, sem grandes sacrifícios.

Como chegar ao breakeven point?

Sim, o breakeven point pode e deve ser calculado desde a abertura do seu negócio. De forma resumida, o breakeven point é o ponto exato onde a sentença a seguir se aplica “Receita da empresa = custos fixos + custos variáveis” e por isso, ter todo o planejamento de como atingir esse ponto é uma importante referência para a boa saúde de sua empresa.

Quando uma empresa chega ao breakeven point, significa que as ações feitas até o momento, estão começando a dar frutos e gerando lucros, mas as despesas ainda se equiparam ao que a empresa recebe, transformando o balanço final em um valor nulo. Então é a partir deste ponto que o empresário deve procurar maximizar os resultados de dois pontos primordiais para sua empresa, seus lucros com as vendas e a sua redução de custos, como redução de gasto com materiais, com salários de funcionários, com despesas extras, etc.

Planeje:

Durante o processo de criação do seu planejamento de atividades para a empresa, o gestor do setor financeiro deve planejar todas as ações que serão necessárias para chegar ao breakeven point. Dentre essas ações devem está inclusas o investimento inicial para abertura da empresa, os custos fixos e os custos variáveis que estarão sendo praticados até que o valor das vendas possa compensar esse montante investido pelo empresário, ou seja, chegando ao ponto de equilíbrio nos custos da empresa.

Busque sempre a redução de custos.

É muito interessante ter na empresa uma pessoa que fique responsável por analisar todas as movimentação de fundos da empresa, incluindo valores gastos com matérias-primas e material de escritório, valor gasto com combustível, pagamento de horas extras do salário dos empregados, contas de manutenção (eletricidade, gás, água e esgoto), contratação de serviços de limpeza e segurança, pagamento de salários base e os salários dos empregados da empresa. Dessa maneira, podem ser percebidos gastos em excesso e que quando cortados irão economizar e reduzir custos para a empresa e gerará lucro.

Procure não fazer cortes de salários ou benefícios de empregados, como alternativa para a redução de custos.

Os empregados devem está sempre satisfeitos com a sua função para que a sua empresa esteja bem. Por isso, tenha o corte de salários ou benefícios dos empregados apenas como última saída para redução de custos.

Use o cálculo do “b. point” para determinar o seu mix de produtos e serviços.

O cálculo do “b. point” é usado para determinar qual o número exato de unidades que você deve vender para atingir o breakeven point, naquele produto e consiste na aplicação da sentença “preço unitário de venda – custo variável unitário”.

 Escolha a forma correta de calcular o breakeven point para sua empresa.

O breakeven point pode ser calculado considerando a receita total da empresa, sendo aconselhado calcular dessa forma quando a atividade não é claramente reconhecível em termos de unidades físicas, ou quando existe uma vasta gama de produtos. E pode também ser calculada em unidades físicas, quando as atividades são mais “palpáveis”.

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