O plano de marketing é composto por diversos aspectos da empresa, incluindo-se a criação da marca com sua identidade, missão, visão e valores, assim como toda a definição do público-alvo, das necessidades de mercado e a estruturação dos produtos e serviços que a empresa irá oferecer.
Como definir o posicionamento de mercado?
O posicionamento de mercado faz parte do plano de marketing e é responsável por distinguir uma empresa de outra, assim como criar a diferenciação de produtos em relação à concorrência. O maior objetivo do posicionamento de mercado é aumentar o valor percebido pelos clientes em relação ao que a empresa oferece.
Desta forma, o posicionamento de mercado define o tipo de imagem que a empresa tem no mercado e como esta é percebida pelos consumidores. Veja, a seguir, 7 maneiras de estabelecer o posicionamento de mercado da sua empresa:
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Definição das bases da identidade da empresa:
Esta etapa envolve o estabelecimento da missão, dos objetivos e metas de crescimento da empresa;
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Identificação de segmentos de mercado:
Esta etapa envolve a definição do escopo de mercado, incluindo-se a identificação dos grupos de consumidores com perfis diferentes e quais a empresa deseja atuar;
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Seleção dos segmentos de mercado:
Aqui a empresa decide em quais segmentos deseja atuar de forma a definir o seu alvo de ação estratégica de marketing;
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Análise de pontos fortes e fracos:
Faz-se a verificação dos pontos fortes e fracos da empresa e de seus concorrentes, permitindo a criação de estratégias competitivas para se inserir em cada setor;
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Definição de uma oferta diferenciada:
Aproveitando-se todos os itens anteriores, é possível criar uma oferta capaz de atender ao mercado em que se deseja atuar, incluindo-se o tipo de produto, preço, distribuição e prestação de serviços agregados;
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Definição das estratégias de posicionamento:
A empresa precisa escolher o tipo de posicionamento de sua oferta, podendo ser focada em atributos específicos do produto, em benefícios ou necessidades, em questões específicas de uso, associada a algum perfil de usuário ou posicionamento contra outro produto;
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Definição das estratégias psicológicas:
Por fim, o posicionamento de mercado permite a definição final do tipo de mensagem que será passada, utilizando-se a percepção dos consumidores em relação ao produto. Os aspectos relacionados ao comportamento do consumidor irão definir o tipo de mensagem que a empresa deseja enviar ao mercado, assim como as alternativas de comunicação;
Conclusão
A partir destas informações é possível definir as estratégias de marketing da empresa, criando-se um mapa com o posicionamento da marca em relação aos concorrentes. Este mapa permitirá a definição da posição de produto ideal para o mercado e também a identificação de oportunidades de reposicionamento.
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