O Facebook Ad Library é a biblioteca de anúncios do Facebook. Em resumo, tudo o que já foi veiculado dentro da rede social pode ser visualizado no Ad Library.
Com a finalidade de aumentar a transparência dentro da plataforma, o Facebook criou o Ad Library. Um espaço destinado as campanhas de anúncios pagos. Ou seja, todos os anúncios criados dentro da plataforma ficam dentro desse espaço.
A ideia é garantir que a rede social seja um espaço democrático. Além disso, obviamente que, muitas empresas podem se beneficiar dessa ferramenta. Usando-a para espionar os concorrentes.
A saber que os anúncios pagos são uma enorme estratégia para quem trabalha com Marketing Digital, o Facebook tem entregado muitos recursos para quem usa o Facebook Ads. Dessa forma, consegue fidelizar seus clientes, fazendo com que cada vez mais, as pessoas usem a rede social para fazer negócios.
A seguir, descubra como o Ad Library pode ser um grande diferencial em sua estratégia digital.
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O que é o Ad Library?
Em síntese, o Ad Library é uma biblioteca de anúncios do Facebook. Sendo assim, é possível ter acesso a todas as campanhas já veiculadas dentro da rede social.
A grande vantagem desse recurso é que qualquer pessoa pode acessá-lo com facilidade. Isso porque, não é preciso ter uma conta no Facebook para saber quais são os anúncios mais criados pelas empresas.
Na verdade, qualquer um pode visualizar os modelos de anúncios, a fim de se inspirar para ter umas boas ideias de negócio.
Sabendo que os links patrocinados estão numa fase crescente. O Facebook tem se esforçado para entregar ferramentas que possam auxiliar os marqueteiros de plantão. Nesse sentido, criou-se o Ad Library, que por sua vez, surgiu por meio de uma iniciativa para aumentar a transparência da veiculação de anúncios.
De acordo com a própria plataforma, o recurso nasceu da necessidade de evitar o uso indevido dentro da plataforma. Um exemplo de “mau uso” dos anúncios do Facebook Ads, foram as eleições presidenciais dos EUA em 2016 – que evidenciaram uma situação horrenda: exposição de dados e manipulação eleitoral.
Atualmente, todo mundo pode acessar os anúncios veiculados na plataforma. Além disso, qualquer pessoa pode checar os investimentos que campanhas políticas fizeram em anúncios do Facebook.
Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook Ad Library?
Em primeiro lugar, você pode acessar (clicando aqui) qualquer campanha de qualquer empresa que usa o Facebook Ads. Portanto, é possível buscar por uma empresa específica usando uma palavra-chave ou um nome de anunciante.
Ao acessar o site e, na barra superior, você poderá digitar o nome da empresa que você deseja visualizar os anúncios. Informações como data de início e se o anúncio ainda está ativo, aparecerão na tela.
Ademais, além de pesquisar os anúncios de empresas, você também pode buscar sobre campanhas políticas que impulsionaram publicações na plataforma.
O grande “x” da questão está na possibilidade de buscar anúncios dos concorrentes. Nesse hiato, você pode identificar padrões que te ajudarão a melhorar seus próprios anúncios.
Na opção “ver detalhes no anúncio”, por exemplo, é possível ter acesso à mídia que foi usada, bem como, a descrição do anúncio e a CTA (chamada para ação). De modo geral, a CTA aparece como um botão que redireciona o usuário para outra página fora do Facebook.
Todavia, existem algumas limitações dentro da plataforma. Como por exemplo, você não pode ter acesso à segmentação usada pelos concorrentes. Na realidade, seria invasivo e antiético revelar esse tipo de informação. Mas, ainda assim, o Ad Library é uma ótima ferramenta para espionar a concorrência.
Salve para ler depois: “Estratégias de Facebook Ads para Afiliados“
Principais Recursos da Ferramenta
Anúncios do Instagram também estão disponíveis
É possível acessar os anúncios criados dentro do Instagram também. Afinal, as duas plataformas andam juntas e são “filhas de um mesmo pai”. Portanto, se seu objetivo é ter acesso aos anúncios dos concorrentes no Instagram, vale a pena usar o Ad Library.
Qual a Vantagem de usar o Ad Library em sua Estratégia de Marketing?
Agora que você já sabe o que é e como acessar o Facebook Ad Library, vamos entender seus reais benefícios:
Procurar Inspirações em Campanhas que Já Funcionam
Existem muitas dúvidas, sobretudo quando estamos iniciando no Marketing Digital, que podem ser sanadas ao observar o que pessoas experientes já fazem.
As chamadas “cases de sucesso” podem te ajudar a gerar resultados positivos para sua marca e assim, você começa seus anúncios com o pé direito.
Por isso, busque inspirações em campanhas que já fazem sucesso na internet. Decerto, você tem concorrentes que já estão bem posicionados e, por isso, não há mal algum em “dar aquela espiadinha”.
Conhecer a Abordagem dos Concorrentes
Saber como os concorrentes se comunicam com sua audiência é outro ponto importante em sua estratégia de marketing digital.
Você pode melhorar sua abordagem perante a sua Persona com base em anúncios anteriores que os concorrentes fizeram e que deram muito engajamento.
Observe a forma como a concorrência escreve seus criativos, bem como análise as mídias que eles usam. Dessa forma, fica mais fácil saber se seu público-alvo prefere uma comunicação por texto, imagens ou vídeos.
Descobrir qual CTA é Mais Assertiva
Você já sabe que a chamada para ação pode ser decisiva em uma campanha na internet, não é mesmo?
Afinal, por meio dela é possível aumentar o número de inscritos de um canal, melhorar a taxa de conversões e, por consequência, aumentar os ganhos.
Nesse sentido, ao usar o Ad Library em sua estratégia de marketing você consegue entender quais são os botões mais usados pelos concorrentes, a fim de compreender o que dá certo e o que não dá.
Geralmente, as empresas fazem testes A/B até conseguir definir qual o melhor CTA para sua marca. E, se você usar o Ad Library a seu favor, poderá “encurtar” essa etapa de testes, agilizando ainda mais seu processo de ganhos com anúncios pagos.
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