Se você ingressou no mundo do Marketing Digital e começou a trabalhar com blogs, já ouviu falar do Plugin Yoast SEO. Hoje quero te ensinar como usá-lo a seu favor! Confira!
O famoso Yoast SEO, nada mais é que um plugin para WordPress. Ou seja, ele faz parte dos milhares de plugins disponíveis para quem deseja melhorar a estrutura de seus sites e blogs criados e gerenciados dentro da plataforma.
Em síntese, esse recurso nos ajuda a otimizar os conteúdos e páginas de nosso site ou blog. Por meio dele, conseguimos identificar o que pode ser melhorado, a título de otimização para os mecanismos de buscas.
A ideia é usá-lo para aumentar as visualizações de uma página. Visto que, através dele conseguimos aprimorar nosso conteúdo para que se adéque as exigências dos algoritmos do Google e de outros mecanismos de buscas da internet.
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O que é Yoast SEO?
Em linhas gerais, o Yoast SEO é uma ferramenta que objetiva melhorar o SEO on page, ou seja, melhorar a otimização de suas páginas internas.
Atualmente, existem duas versões do plugin, sendo que, uma delas é gratuita e a outra é paga.
A versão Premium possui mais recursos, no entanto, a versão gratuita não perde em nada, no que se refere a qualidade do plugin. Tanto que, a grande maioria dos usuários utiliza apenas a versão básica e mesmo assim, já consegue excelentes resultados!
Ademais, o pluging é muito fácil de usar, por ser altamente intuitivo. Com poucas horas de uso, você já consegue dominá-lo e assim, passa a usá-lo a favor de seus conteúdos.
Veja na imagem abaixo, como o plugin “se apresenta” dentro de uma página ou de um post:
Essa caixa aparece dentro do seu site ou blog WordPress, logo após a instalação do plugin. Por meio dela, você consegue descobrir se seu conteúdo está bem otimizado para os mecanismos de buscas ou não.
Caso não esteja, o plugin te dirá o que fazer para melhorar sua otimização. E, ao preencher as lacunas apontadas pelo plugin, você consegue melhorar seu posicionamento no Google, aumentando suas chances de aparecer em primeiro lugar nas buscas de seus clientes.
Como o Plugin Yoast SEO Funciona?
Em suma, quando o plugin estiver ativado, você poderá:
- Ajustar o título SEO da página ou post, o slug da URL e a meta-descrição;
- Conferir dicas de otimização de todos estágios do conteúdo (título, subtítulo, tags, meta-descrição etc);
- Ter acesso a pré-visualização da sua postagem, tanto para dispositivos móveis quanto em resultados de busca do Google para desktop;
- Verificar seu uso de palavras-chave;
- Saber identificar e inserir links internos e externos dentro do texto;
- Analisar a legibilidade do conteúdo.
Yoast WooCommerce
Temos ainda a versão do plugin para lojas virtuais. Nesse sentido, o plugin recebe o nome de Yoast WooCommerce, onde as otimizações são voltadas para as páginas dos produtos.
Através dessa versão do plugin você pode personalizar a página de contato; as definições de palavras-chave, as definições da meta-descrição para os produtos, entre outras coisas.
Existem muitos recursos dentro do plugin e para conseguir usufruir de todos eles, minha recomendação é que você use diariamente a ferramenta.
Salve para ler depois: “SEO Trends: Como bombar sua estratégia de Marketing Digital“
Como usar o Yoast SEO no WordPress 2021
Quero te mostrar na prática como usar o plugin para melhorar o posicionamento de seus posts. Inclusive, caso você queira assistir uma aula completa sobre o plugin para ficar em primeiro lugar no Google, assista este vídeo.
Mas o passo a passo é bem tranquilo e não tem segredos. Olha só:
Instalando o Plugin
Antes de tudo, será preciso instalar o plugin. Para isso, vá até a barra lateral esquerda do seu painel WordPress e clique em “Plugins”. Em seguida, clique em “Adicionar novo” e na barra de pesquisar digite “Yoast SEO”.
Depois de Instalar, será preciso Ativar. Feito isso, o plugin já estará rodando em seu site ou blog.
Conhecendo o Plugin
Assim que você abrir uma página do seu site ou blog ou um post, verá que algumas coisas mudaram.
Na parte de baixo, apareça a caixa que te mostrei anteriormente. Nela está contida todas as informações pertinentes sobre a otimização do conteúdo.
Uma aba de SEO e Legibilidade estarão com “emojis” coloridos. Cada cor representa uma coisa, sendo que:
- Vermelho quer dizer que a otimização está muito ruim;
- Laranja significa que a otimização precisa melhorar;
- Verde significa que a otimização está boa para os mecanismos de buscas.
Seu objetivo é garantir que o SEO e da Legibilidade fiquem sempre com o emoji verde.
Principais recursos a serem explorados
Obviamente que, você pode e deve tentar usufruir de todos os recursos disponíveis. Mas, em primeiro lugar, foque nas melhorias sugeridas pela ferramenta.
Como por exemplo:
- Inserir imagens dentro da sua página;
- Adicionar uma imagem destacada;
- Inserir links internos (link que liga uma página a outra dentro do seu site);
- Adicionar links externos (link de um site diferente do seu);
- Editar a meta-descrição (resumo do seu conteúdo que aparecerá para os usuários da internet);
- Melhorar o título e o link personalizado (editar conforme as recomendações do plugin);
- Verificar se o conteúdo está responsivo, ou seja, está bom para dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por exemplo.
Opção Redes Sociais
O Plugin Yoast SEO também oferece a opção de redes sociais, onde você pode otimizar seu conteúdo para que ele apareça para os usuários do Facebook.
Nesse caso, você precisará incluir uma imagem, um título e uma descrição.
Uma pré-visualizações do seu conteúdo aparecerá, para que assim, você saiba exatamente qual será a aparência da página quando for acessada pelo Facebook.
Aba “Ferramentas de Webmaster”
Se você quiser explorar o plugin fora da sua página de otimização, existem muitas ferramentas na opção “Configurações”. Mas, sem dúvidas, a “Webmaster” é fundamental para quem deseja melhorar sua experiência com o plugin.
Através desse recurso você pode garantir que seu site seja verificado nas mais diferentes ferramentas de webmaster.
Em resumo, você pode deixar seu site pronto para ser encontrado e indexado no Baidu, Bing e Yandex, além do Google é claro. Para tal, você só precisa requisitar o código de verificação em cada um dos buscadores e depois, adicioná-lo no plugin.
Bom, existem muitas outras ferramentas importantes no plugin. Mas para falar um pouco mais sobre elas, eu precisarei de outros artigos. Se você gostou desse conteúdo e deseja saber um pouco mais sobre Plugin Yoast SEO e outras ferramentas de Marketing Digital, deixe um comentário aqui embaixo para eu saber!
Um abraço e até a próxima!
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