Marketing Digital

Como Nasce Uma Startup de Sucesso?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em julho 25, 2015
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo e seu crescimento econômico gera grande visibilidade para novos empreendedores e para investidores de todos os perfis.

O que é uma startup?

Novos conceitos de empreendedorismo surgiram nos últimos anos e a ideia das startups chegou ao Brasil. A startup, diferentemente da empresa tradicional, é um tipo de negócio em que o projeto passa por uma validação da ideia com relação à sua aceitação de mercado antes de ser efetivamente lançado e implementado.

Segundo o SEBRAE (2011), startup é uma empresa nova, ou em fase de constituição, que conta com projetos promissores ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras.

O modelo de uma startup é definido previamente, mas é verificado com tentativas e erros, sendo validado conforme for sendo implementado. Apesar disso, existem alguns aspectos muito importantes para se ter uma startup de sucesso, veja, a seguir:

 

  1. Faça uma adequada análise de mercado:

A análise de mercado é fundamental para uma startup já que esta tem um grau de incerteza naturalmente elevado, pois seu processo é empírico. Ela se torna uma ferramenta importante para auxiliar no direcionamento das decisões.

A análise de mercado avalia o público-alvo, o comportamento dos consumidores, o perfil da concorrência e define a estrutura dos potenciais produtos a serem lançados pela mesma;

 

  1. Definição do modelo de negócio:

Com a análise pronta, é possível se criar um planejamento sobre o negócio, definindo-se as estratégias de curto, médio e longo prazos, os objetivos a serem atingidos e como será o processo para tornar o negócio viável.

Os modelos de negócios (também conhecidos como Business Model Generation) são mais simples do que os planos de negócios, sendo mais dinâmicos e flexíveis, podendo ser alterados com o andamento do projeto da empresa. Eles precisam conter estratégias relacionadas aos clientes, à oferta, à infraestrutura e à viabilidade financeira;

 

  1. Crescer, acelerar e inovar:

Por fim, a startup precisa estar pronta para iniciar a implementação do projeto e também ter uma equipe preparada para receber o feedback de clientes e consumidores, analisando-se todas as variáveis, e realizando novas definições sobre as estratégias inicialmente determinadas no modelo de negócios.

Este processo é muito dinâmico e deve ser adequadamente organizado para evitar muitas mudanças a ponto de se perder a ideia inicial do projeto e também evitar perda de valor para o mercado, caso não sejam feitas as alterações necessárias.

Este, sem sombra de dúvida, é o ponto determinante para o sucesso ou o fracasso de um projeto de startup, e o conhecimento do produto em relação ao público-alvo é um fator fundamental para garantir a sobrevivência da empresa no longo prazo;

Conclusão

Com o desenvolvimento tecnológico, houve um grande aumento do número de empresas na área de tecnologia e também de empresas com negócios desenvolvidos a partir da internet, como é o caso das startups.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.