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Jornada do Herói: Atraia clientes através de uma boa história

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em março 30, 2020
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Utilizar a Jornada do Herói para criar uma história cativante e que convença sua audiência, é uma excelente estratégia de Marketing Digital. Entenda mais!

Talvez você nunca tenha ouvido falar do termo ‘jornada do herói’, que por sua vez, nasceu através do livro “O Herói de Mil Faces” de Joseph Campbell.

Na verdade, o autor Christopher Vogler se inspirou na obra de Campbell, e escreveu seu próprio livro “A Jornada do Escritor” – onde desenvolveu uma estrutura com 12 etapas, atualmente conhecidas como a “Jornada do Herói”.

Em suma, essa estrutura é um modelo narrativo muito utilizado na técnica de Storytelling, que visa aproximar, cativar, envolver e convencer o leitor de algo.

Portanto, um dos principais fatores que atraem o leitor, é se deparar com uma narrativa com a qual ele se identifica, nesse caso – a jornada do herói. Cujo objetivo, é guiá-lo para determinada situação ou ação, incluindo-o na história por meio de analogias.

Leia também: “Psicologia das Cores no Marketing de Afiliados: Como fazer?”

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Quais as 12 Etapas da Jornada do Herói?

Em primeiro lugar, precisamos dizer que no início, a jornada do herói era constituída por 17 etapas. Contudo, na adaptação feita por Vogler, houve uma condensação, resultando em apenas 12 pilares.

Em linhas gerais, a estrutura da história perfeita é dividida em 3 processos:

  1. O chamado para a jornada;
  2. A iniciação da jornada;
  3. O retorno.

Porquanto, existe algo em comum nas histórias narradas em filmes e livros. Onde os personagens passam por uma grande dificuldade, tendo que demonstrar coragem e disposição. Em seguida, busca-se justiça, defesa, vingança etc. E por fim, após ter superado os desafios, voltam para casa em busca de recompensas e aprovação social.

Diante disso tudo, as etapas da Jornada do Herói são:

#1 – Mundo Comum

Nesse sentido, o herói precisa viver em um ambiente, que dê origem e crie um contexto para a história.

Pode ser um escritório, uma casa (trabalho home office), uma grande empresa etc.

#2 –  O Chamado para a Jornada do Herói

Em segundo lugar, temos o início do desafio. Aqui o herói é convidado a sair da zona de conforto, precisando resolver alguma situação.

Ou seja, o leitor precisa ser instigado a lidar com seus problemas, que podem ser relacionados a iniciar um novo empreendimento, abandonar o mundo corporativo etc.

#3 – Recusa ou Reticência

Nesse hiato, o herói terá um momento de hesitação, ficando com dúvidas sobre aceitar ou não os desafios propostos.

É preciso mostrar que a insegurança é um processo natural da mudança de vida.

#4 – Mentoria

Essa etapa conta com a inserção de um mentor na história. Um professor, que já tenha passado pelos mesmos desafios e que agora, por meio da motivação, instiga o herói a seguir em frente.

É o mesmo que fazemos aqui, onde mostramos quais os melhores caminhos e ferramentar para você empreender e obter sucesso profissional.

#5 – Cruzamento do Primeiro Portal

Depois o herói precisa de um caminho que o levará para outra dimensão. É lá que o personagem viverá novas aventuras e poderá se arriscar em novas descobertas.

#6 – Provações, aliados e inimigos

Não há como evitar os inimigos.

O herói terá que enfrentar provações e testes, afinal, através dessa etapa toda sua criatividade para lidar com problemas será colocada em xeque. 

#7 – Aproximação do objetivo

Seguindo seu trajeto em busca de uma vida melhor, o herói ficará cada vez mais próximo de seu objetivo.

Muitos obstáculos ainda poderão surgir, mas agora ele se sente mais confiante e motivado.

#8 – Provação difícil ou muito traumática

Infelizmente, para vencer alguma provação, é preciso enfrentar e lidar com traumas.

Nessa aventura, descrever essa etapa também faz parte desse processo de conquista.

Pode ser uma doença, falta de recursos financeiros etc. Aqui temos o clímax da história!

#9 – A Recompensa

Essa etapa revela que o herói foi capaz de vencer os obstáculos e superar seus maiores medos.

Ele se aproxima de sua recompensa e já está pronto para retornar ao seu ambiente de partida.

#10 – O Retorno

É chegado o momento de retornar para casa. Então o herói se sente confortável e seguro e já pode partir.

#11 –  A Ressurreição

Talvez, algumas coisas não tenham sido bem resolvidas. Portanto, o herói terá que ajustar alguns aspectos da vida.

Essa etapa tem por objetivo, dar mais emoção a história. Funciona como um ‘fôlego a mais’ antes do fim!

#12 – O regresso da Jornada do Herói

Por último, temos o tão esperado regresso.

Agora sim, o herói está em casa, sob uma nova perspectiva, ou seja, seu ponto de vista mudou com base nas experiências que viveu durante a jornada do herói.

É nessa fase que você deve salientar seus ensinamentos, dando uma moral para a história criada.

Como usar a Jornada do Herói para atrair clientes?

Mas, agora que você já conhece todas as etapas, como utilizar a Jornada do Herói para atrair clientes para o seu negócio?

Com a finalidade de vender mais, muitos programas de TV, muitas propagandas e até filmes, utilizam essa estrutura como estratégia de marketing.

Quer um exemplo?

Filmes como “O Rei Leão” tratam da jornada do herói com exatidão.

No início, os personagens estão felizes em seu mundo comum. Contudo, de repente algo começa acontecer para formar o drama da história. Em seguida, muitos embates assolam a vida dos personagens, que por sua vez, precisam resolver o problema. Após atravessarem obstáculos e sofrerem perdas, retornam para seu mundo comum como grandes heróis!

Portanto, para utilizar a jornada do herói em seu negócio, você precisa construir boas histórias, a fim de envolver o leitor na trama e fazê-lo sentir parte da história.

A ideia é colocá-lo como personagem principal, que por meio de boas escolhas, poderá alterar o futuro da história, visando um mundo melhor para ele e os seus.

No Marketing de Afiliados, por exemplo, é fácil aplicar a jornada do herói em inúmeras situações.

Como por exemplo, se você trabalha como afiliado de suplementos alimentares, pode criar um enredo cativante, mostrando aos leitores, que embora emagrecer, melhorar o desempenho sexual, ou ainda, ter mais saúde, possa parecer algo impossível nesse momento, o herói que vive nele, está sempre disposto a vencer!

Perceba que existem muitos artifícios para convencer o leitor de algo – para isso, existe o poder de persuasão, por exemplo.

E para isso, não é necessário nenhuma mentira. Pelo contrário, apenas tratando dos assuntos com verdade e responsabilidade, é possível aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com o cliente, e ainda, fortalecer sua autoridade no mercado.

Maneiras de inserir a Jornada do Herói em sua estratégia de Marketing:

  • Publique artigos persuasivos e cativantes em seu blog;
  • Crie páginas de vendas e vídeos memoráveis;
  • Apresente depoimentos de outros clientes que sejam inesquecíveis.

Viu só como essa estratégia pode alavancar seus negócios?

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe seu comentário! Ficaremos felizes em responder!

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One Reply to “Jornada do Herói: Atraia clientes através de uma boa história”

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