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Aparência da Página de Pagamento: Qual a importância?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em setembro 1, 2021
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Você sabia que a adequada aparência da página de pagamento pode ser essencial para aumentar as taxas de conversão?

Não é nenhum segredo que o layout de uma página na web precisa ser organizado e atrativo. Além disso, deve ter as informações necessárias para que o lead não tenha nenhuma dúvida para finalizar o checkout.

Por isso, é importante aproveitar ao máximo as possibilidades da página de pagamento e organizar da melhor forma todos os elementos do checkout.

A página de pagamento deve ser bem projetada para comunicar e guiar o usuário na realização da compra.

Então, confira a seguir algumas configurações importantes que você deve observar no checkout!

Salve para ler depois: “5 Produtos Digitais mais Vendidos e Inspire-se nos Nichos de Sucesso

página de pagamento

Entenda a importância da aparência da página de pagamento

Clareza

Qualquer pessoa que veja uma página de checkout deve entender imediatamente onde está e o que deve fazer.

Ou seja, o ideal é que o layout não seja poluído visualmente. Isso pode confundir a pessoa na hora de finalizar a compra.

Então, ao se atentar à aparência da página de pagamento, veja se a comunicação visual é limpa, se não gera dúvidas e se é funcional.

Na mente de nosso visitante, nenhuma dúvida deve surgir quanto à interface e quanto aos componentes da página.

Na prática, deve-se fazer todo o possível para evitar que o usuário seja desviado do propósito atribuído à página de pagamentos.

Se houver, por exemplo, sobreposição de imagens e informações textuais invasivas, isso não trará nenhum benefício para o lead.

Design intuitivo para dispositivos móveis

É preciso que o design seja intuitivo e prático para navegar. Isso é um elemento simples que traz grande diferencial competitivo.

Porém, além do visual limpo e atraente, ele precisa ser intuitivo também para dispositivos móveis.

Grande parte das compras feitas online são finalizadas pelo celular. Por isso, é preciso que a página seja adaptada a esse contexto. Se houver falhas na hora de fazer o pagamento no celular, você poderá deixar de realizar várias vendas.

Uso das cores

Ao falar sobre a aparência da página de pagamento, não podemos deixar de mencionar as cores.

As cores escolhidas para um checkout personalizado também precisam ter coerência. Logo, existe todo um estudo de psicologia das cores, que pode ter diferentes efeitos sobre a percepção humana e do comportamento das pessoas.

A depender da cor que visualizamos na web, podemos decidir se queremos continuar ou não naquela página.

Isso varia de pessoa para pessoa, mas se você conhece a persona pode ter elementos suficientes para saber que tipo de cores se encaixam àquele perfil.

Portanto, existem diferentes associações possíveis com as cores. E os estímulos visuais têm uma grande influência na nossa mente e para isso as cores serão fundamentais no nosso universo online.

Por exemplo, a cor azul reflete qualidade, seriedade, produtividade, segurança, calma e confiança.

Já o vermelho transmite felicidade, proximidade, força, vida, emoção, movimento ou energia.

A cor verde remete a serenidade, harmonia, crescimento, dinheiro, saúde, generosidade, paz, sorte ou naturalidade.

E assim por diante.

Checkout de apenas uma página pode converter mais

Este é um fator interessante quanto à aparência da página de pagamento.

Quando a página de pagamentos possui todas as informações que o usuário precisa preencher em apenas uma página, o visitante não precisará clicar em “próxima etapa” ou “próximo passo”.

Ele insere os dados apenas uma vez de forma mais rápida. Desse modo, isso diminui a possibilidade de ele desistir da compra.

Quando é preciso clicar em vários passos, aumentam-se as chances de a pessoa desistir da compra no meio do pagamento.

Promessa atrativa no topo da página melhora a aparência da página de pagamento

Uma boa copy melhora a aparência da página de pagamento!

Outra maneira de converter mais com a página de checkout é se houver uma promessa do produto logo abaixo do título da página.

Ou seja, abaixo do nome do produto, pode haver alguma frase que se conecte com a dor ou o problema da persona. Desse modo, ela terá ainda mais vontade de finalizar a compra.

Dessa forma, o checkout personalizado vai reforçar a transformação que o produto traz na vida da pessoa.

Informações adicionais sobre o produto na lateral

Um checkout personalizado pode também conter informações extras do produto na lateral dos dados de pagamento.

Por exemplo, pode haver um resumo dos módulos das aulas, dos temas tratados no curso, no caso de um infoproduto.

O mesmo vale para produtos físicos. Nesse caso, pode haver os benefícios do produtos, entre outros dados.

Garantia

Outro ponto que ajuda a converter é se o checkout informa a garantia. Assim, o lead terá certeza de que poderá devolver o produto se não ficar satisfeito após um certo número de dias.

Muitas pessoas que compram produtos digitais desconfiam se eles são realmente confiáveis. Ao inserir a garantia, essa é uma forma de quebrar essa objeção do lead.

A garantia pode ser de 7 dias ou de 30 dias, por exemplo. Mas, independentemente do prazo, o cliente se sentirá mais seguro para finalizar os dados da compra se estiver ciente da garantia.

Várias opções de pagamento

Quando há várias opções de pagamento, este é um fator que contribui bastante para que haja mais conversões, concorda?

Isso traz flexibilidade para o internauta, que pode escolher qual forma de pagar é mais conveniente.

Porém, uma boa aparência da página de pagamento requer que essas opções estejam claras para o lead.

Ele precisa enxergar os símbolos que acompanham cada opção e entender o que cada elemento significa.

Por isso, é importante que além do símbolo haja uma informação escrita sobre qual é a forma preferida. Por exemplo, boleto, cartão de crédito, Paypal, entre outras.

Conclusão: Por que a aparência da página de pagamento é importante?

Para conseguir realizar mais vendas online, é essencial que o checkout tenha um design responsivo e satisfaça as necessidades do lead.

Por isso, a página de pagamento precisa conferir facilidade de acesso, navegabilidade e fornecer um bom nível de compreensão dos elementos.

Em outras palavras, para que o checkout seja eficaz, há várias maneiras de torná-lo atraente. E, assim, de despertar o interesse do lead na realização da compra.

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