O ClubHouse é uma novidade no universo das redes sociais. A plataforma tem ganhado popularidade, pois é baseada em chats de voz. Saiba mais!
Embora muitas pessoas já estejam acostumadas com o Facebook, o Instagram, o Twitter e o Youtube, há quem adore uma novidade!
Em função disso, os criadores do ClubHouse trouxeram uma proposta “diferente”, ao criarem um app de troca de mensagens de voz.
Talvez você esteja pensando: “Mas Bruno, todos as outras redes sociais fazem isso!”. Sim! Mas, o grande diferencial desse app aqui, é que NINGUÉM pode enviar fotos, textos ou vídeos. APENAS ÁUDIO!
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O que é o ClubHouse e Como Funciona?
Em resumo, o ClubHouse é uma rede social onde somente é possível trocar mensagens com os usuários por meio de áudios.
Atualmente, é possível encontrar a versão para iPhone (iOS) e Android. No entanto, o app é “exclusivo” e, você precisa receber um convite para acessá-lo.
Em síntese, o app funciona através de salas em grupos e clubes, daí o nome. Nesse sentido, todos os participantes podem se comunicar trocando mensagens de voz. Sendo que, ninguém pode enviar texto ou fotos.
Todo chat acontece ao vivo. E cada sala conta com os “speakers”; pessoas que podem falar durante a conferência, bem como conta com os “listeners”, que são os ouvintes da conferência.
Além das conferências de áudio e chamadas ao vivo, o app também abre possibilidade para quem curte fazer podcasts. Se você quiser saber como criar seu próprio podcast clique aqui.
Por fim, você também pode criar grupos e eventos para discutir algum tema específico, baseado nos tópicos de interesse selecionados ao criar um perfil na rede social.
Como o ClubHouse surgiu?
O app surgiu em março de 2020 e foi criado por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e Paul Davidson, empreendedor do Vale do Silício.
Os criadores afirmam que a ideia de criarem um novo app, surgiu porque ambos são apaixonados por redes sociais e, por isso, decidiram se juntar para criar algo diferente do que já existia.
Segundo eles, usar um app que permite a comunicação por voz é fundamental para aumentar a conexão entre as pessoas. Além disso, eles explicam que:
“Sem a câmera ligada, você não precisa se preocupar com o contato visual, ou com o que está vestindo ou com onde está. Você pode falar no Clubhouse enquanto está dobrando suas roupas, amamentando, se deslocando, trabalhando do seu sofá no porão, ou indo para uma corrida. Em vez de digitar algo e clicar em Enviar, você se envolve em um diálogo de ida e volta com outras pessoas”.
Em 24 de janeiro de 2021, o ClubHouse recebeu um grande investimento, liderada pela companhia de investimentos Andreessen Horowitz. O site de tecnologia The Information estima que a empresa já esteja valendo cerca de US$ 1 bilhão.
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Como usar o ClubHouse?
Se você recebeu um link com o convite para participar do app, basta baixar e se cadastrar.
Depois de estar dentro da plataforma, é possível verificar as salas de discussão em andamento. Assim como, é possível checar quais salas começarão em breve.
Para entrar em um dos clubes, você deverá selecionar o chat. Dessa forma, você entrará como “ouvinte” do bate-papo. Ou seja, não poderá falar.
Para conversar, você deverá tocar sobre o ícone de mão no menu inferior do app para pedir a palavra. Caso o moderador do chat aceite sua solicitação, aí sim você poderá conversar com os demais participantes do grupo.
Cada chat suporta no máximo 5 mil participantes (pelo menos até o momento), sendo que os clubes não ficam mais visíveis na plataforma, após os chats ao vivo terminarem.
Além disso, você também pode começar uma nova sala no ClubHouse: para isso basta tocar em “Criar sala” e indicar os membros que participarão da conferência.
Para criar um evento, você deverá indicar uma data e horário para iniciar um novo bate-papo e depois, deverá adicionar uma descrição sobre o evento.
Por que Usar o ClubHouse para Promover o Seu Negócio?
Como todo mundo já sabe, qualquer plataforma digital possui um enorme potencial para promover negócios. Afinal, as pessoas estão cada vez mais presentes na internet. Portanto, o ideal é ficar de olho nas novidades.
Ao criar uma comunidade em uma nova rede social, você consegue se conectar com diversas pessoas, inclusive, pessoas que estejam dispostas a interagir com sua marca ou com você.
Mas lembre-se que, assim como as demais redes, Instagram e Facebook, por exemplo, o ClubHouse é um canal de Marketing de Conteúdo, por isso, é preciso criar uma boa estratégia de conteúdo. Sobretudo, um calendário editorial, a fim de manter uma boa frequência dentro da rede.
As pessoas gostam de comunidades que entregam um bom conteúdo com regularidade. Se você não conseguir ter regularidade, é melhor nem investir nessa ideia (pelo menos, até você conseguir se planejar).
Como Usar o ClubHouse para Gerar Autoridade Online?
Qualquer pessoa pode promover seu trabalho ou seu projeto no ClubHouse e para usá-lo para gerar autoridade, você precisa construir um perfil com foco naquilo que você faz.
Se você é um afiliado, por exemplo, apresente-se como um especialista no seu nicho e, a partir disso, comece a produzir um conteúdo de qualidade para sua comunidade.
Ofereça soluções e crie uma conexão de empatia com os demais membros dali.
Como convidar Membros no ClubHouse e/ou Conseguir um Convite?
Para convidar alguém, você precisa receber o convite primeiro. Nesse sentido, saiba que cada novo integrante ganha dois convites. O seu desafio é encontrar um amigo que tenha um convite “sobrando”.
Depois de ter conseguido seu convite, entre na plataforma e verifique seus convites disponíveis. Para convidar um amigo você deverá abrir sua lista de contatos dentro do app, depois tocar sobre o ícone ao lado de seus nomes que um link para cadastro será enviado para o contato via SMS. Prontinho!
Agora que você já conhece o ClubHouse, cadastre seu e-mail aqui embaixo, pois enviarei novidades exclusivas sobre Marketing Digital em sua caixa de e-mail.
Te vejo lá! Abraços!
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