Como aparecer primeiro no Google?

Marketing Digital

Como aparecer primeiro no Google?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 14, 2020
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Descubra como aparecer primeiro no Google através de um GUIA PRÁTICO com dicas e truques que irão melhorar as posições de suas páginas na internet.

Obviamente, que para quem trabalha com Marketing Digital, ou ainda, possui um negócio físico, mas deseja fortalecer sua marca por meio de um site ou blog, aprender como aparecer primeiro no Google é algo essencial.

Afinal, o Google é o maior mecanismo de busca do mundo, concentrando mais de 90% dos usuários de toda a internet.

Isto é, se considerarmos todas as pessoas do mundo que utilizam a internet, mais de 90% delas, optam por usar o Google para buscar algum tipo de informação, produto ou serviço.

Você também vai gostar de saber: “A Verdade que Ninguém conta sobre Marketing Digital”

Por que é importante aparecer em primeiro lugar no Google?

Aparecer em primeiro lugar no Google é importante para quem deseja ver seu negócio digital crescer.

E para ilustrar essa premissa, confira alguns dados relevantes:

Mas as vantagens de estar em primeiro lugar não param por aí…

Quando você tem um site ou blog bem posicionado, passa a se tornar referência no seu segmento, o que por sua vez, aumenta sua autoridade na internet, fortalece o nome da sua marca e ainda, eleva a credibilidade do seu negócio perante os clientes.

Leia também: “5 Dicas para Vender no Google Ads como Afiliado”

Como colocar um blog ou site no Google

Mas antes de querer aparecer em primeiro lugar no Google, você precisa saber como colocar seu site ou blog dentro do mecanismo de busca.

Eventualmente, isso acontece de maneira automática. Portanto, após hospedar e publicar seu site, em poucos dias ele sobe para os buscadores e fica disponível para os usuários.

Sem contar que, assim que você publica um artigo ou uma nova página, consegue fazer o acesso de maneira direta. Isto é, clicando no link indicado pelo próprio site.

No entanto, para ter certeza de que seu site ou blog está no Google, você pode fazer o seguinte teste:

  • Entre no Google e na barra de busca digite o endereço (URL) do seu site ou blog. Se aparecer nos resultados, é porque seu conteúdo já está indexado.
  • Caso seu conteúdo não apareça no buscador, será preciso fazer a indexação das páginas manualmente.

Como indexar um site ou blog manualmente?

O Google dispõe de uma ferramenta gratuita chamada Search Console (antiga Webmaster Tools).

Através dessa ferramenta você consegue cadastrar o endereço do seu site ou blog para indexar manualmente cada uma de suas páginas ou posts.

  • Para isso, basta acessar seu painel dentro do Search Console;
  • Ir até a barra de pesquisa que fica na parte superior do painel e clicar em “inspecionar qualquer URL “(o nome do seu site aparecerá aqui)”;
  • Colar o endereço (URL) da página ou post que você deseja indexar e apertar “Enter”
  • Em seguida a ferramenta vai te dizer se a URL está ou não no Google;
  • Se não tiver, você irá clicar em “Solicitar Indexação”;
  • A ferramenta irá testar a URL para ver se pode ser publicada (esse processo demora de 1 a 2 minutos);
  • A seguinte mensagem irá aparecer na tela “Indexação Solicitada”;
  • Depois é só aguardar entre 24 h a 48 horas.

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Como aparecer primeiro no Google?

Agora que você já sabe como colocar seu site ou blog no Google, vamos conhecer alguns truques que te ajudarão a aparecer primeiro no Google:

#1 – Defina suas palavras-chave

A escolha das palavras-chave é determinante para o sucesso do seu site ou blog.

Isso porque, elas irão guiar os usuários para páginas relacionadas com o seu nicho ou segmento de negócio. Portanto, é preciso tomar uma decisão assertiva.

Nesse sentido, defina entre 2 a 3 palavras-chave que representem seu site ou blog. E depois trabalhe-as dentro de suas páginas e conteúdos.

Exemplo: Se você vende curso de marketing digital, pode usar a palavra-chave: curso de marketing digital.

Nesse hiato, em todas as páginas do seu site ou blog, bem como em todos os seus posts, adicione essa palavra-chave sempre que possível.

Dessa forma você irá criar autoridade dentro da internet e ganhará a confiança dos robôs do Google – que por sua vez, irão indicar seu site para novos usuários.

#2 – Espione a concorrência

Sempre que possível, dê aquela espionada nos sites e blogs dos concorrentes.

Dessa forma, será mais fácil produzir conteúdos relevantes para sua audiência. Além disso, através das páginas da concorrência você consegue descobrir novas palavras-chave que podem ser essenciais para o seu negócio.

#3 – Crie conteúdo original e de qualidade

O Google desaprova cópias e condena sites ou blogs que clonam artigos de outros sites.

Por isso, é importante produzir um conteúdo original e relevante para seus seguidores.

Se você tem dificuldade para criar seus próprios artigos, pode contratar Produtoras de Conteúdo que planejam e criam artigos para blogs e sites. Vale muito à pena, pois isso pode levar seu site para o primeiro lugar no Google.

#4 – Use a palavra-chave nos títulos das páginas

Ainda que não seja uma regra, esse é um truque que dá muito certo!

Sempre que possível, insira sua palavra-chave nos títulos das páginas. Quando os algoritmos do Google encontram páginas com títulos específicos, conseguem indexar facilmente, bem como, conseguem reconhecer o assunto que está sendo discutido.

#5 – Use o alt nas imagens

Em síntese, o “alt” se refere a descrição das imagens que serão publicadas dentro de suas páginas.

Portanto, toda vez que você subir uma imagem para dentro de suas páginas, insira suas palavras-chave na descrição da mídia. O mesmo vale para vídeos e outras mídias que porventura, você queira adicionar ao site ou blog.

O Google consegue indicar seus conteúdos por meio das imagens que existem dentro do site. Por isso, muitos usuários, por vezes, descobrem novas páginas acessando a galeria de imagens do buscador.

#6 – Otimize as URLs

Tente inserir as palavras-chave nas URL, mas ainda que não dê certo, faça a otimização dos links.

Para fazer isso, basta alterar o link permanente que fica abaixo do título da página.

Ou seja, antes de publicar uma página ou post, clique na opção de link permanente e otimize-o.

Exemplo: Se o título é “10 formas de emagrecer comendo menos” a URL vai ficar assim: “10-formas-de-emagrecer-comendo-menos”. Mas ao otimizar ela pode ficar assim: “10-formas-de-emagrecer-comendo”

Isso serve para qualquer título!

#7 – Insira links internos e externos

Outra maneira de melhorar a posição do seu site, a fim de que ele chegue ao primeiro lugar do Google, é por meio da inserção de links internos e externos.

Os links internos são aqueles que apontam para as páginas que existem dentro do seu próprio site ou blog. No entanto, os links externos são aqueles que apontam para sites diferentes.

Essa prática é muito comum, pois aumenta a relevância de sites que estão começando a crescer. Portanto, sempre que possível adicione outras páginas dentro do seu conteúdo.

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