Marketing Digital

Como avaliar se a estratégia de mídias sociais está dando certo?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em agosto 8, 2015
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Escolher os objetivos do marketing digital, traçar uma estratégia e colocar em prática nem sempre é o suficiente para conseguir os resultados pretendidos. Seja por uma avaliação prévia incorreta ou por uma mudança inesperada, com ao de algoritmos em redes sociais, a estratégica de mídias sociais pode terminar não funcionando. Mas como avaliar se a estratégia de mídias sociais está dando certo?

Escolhendo as métricas corretas

O primeiro passo para avaliar a estratégia de mídias sociais é escolher as métricas corretas e que forneçam insights reais sobre a situação atual das ações e seus resultados. Por isso, descubra o que é mais importante avaliar e o que traduzirá melhor os seus objetivos.

Se, por exemplo, o seu objetivo era utilizar as mídias sociais para alavancar as vendas de um novo produto observe a taxa de conversão em vendas do produto após a ação nas mídias sociais.

Analisando as métricas

As métricas fornecem números que, sem análise, são apenas isso e por isso é importante promover uma criteriosa avaliação das métricas para descobrir tendências e padrões, já que tudo o que não pode ser controlado requer melhorias e adaptações.

Procure padrões como acréscimo no alcance, interações, tráfego ou vendas em dias da semana ou horários específicos, por exemplo, para avaliar se a estratégia de mídias sociais está dando certo.

Cruzando os dados

Alguns números e resultados são satisfatórios sozinhos, mas se tornam ainda mais poderosos juntos, assim como ao cruzar dados pode-se descobrir que o que parecia estar dando certo não é exatamente como o esperado.

Por isso, cruze dados relacionados entre si para encontrar pontos fortes e, principalmente, pontos fracos na estratégia e execução nas mídias sociais. Somente assim será possível identificar o que deve ser mantido ou intensificado e o que deve ser modificado ou retirado na estratégia de mídias sociais.

Livrando-se de análises superficiais

Os números de curtidores, seguidores ou curtidas é importante, mas são análises rasas e superficiais de toda a situação, já que nem todo seguidor está realmente engajado com a marca ou se envolvendo com determinada ação.

Assim, os dados quantitativos são importantes, mas devem receber menor prioridade em relação aos dados qualitativos, pois esses, sim, fornecem as condições para avaliar se a estratégia de mídias sociais está dando certo ou não.

Acompanhando sempre

As mídias sociais são dinâmicas e estão sempre se modificando – para a melhor ou para a pior. Por isso é importante manter um acompanhamento contínuo, pois o que funciona hoje pode não dar certo amanhã e o que parece pouco útil hoje pode ser uma tendência viral em algumas semanas.

Manter-se atualizado com as mídias sociais, suas novas formas de comunicação e uso e suas atualizações é garantia de adaptar a estratégia e saber o que funciona ou não.

Assim, para avaliar se a estratégia de mídias sociais está dando certo é preciso manter-se atento às métricas mais importantes, avaliando e cruzando seus dados, assim como estar sempre atualizado sobre as modificações nas mídias sociais.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.