Desenvolvimento Pessoal

Como começar uma introdução de um artigo para blog

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em março 31, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Ao aprender como começar uma introdução de um artigo para blog, você potencializa sua escrita e ainda é capaz de fisgar o leitor, convencendo-o a continuar a leitura até o fim.

Embora muitas empresas ainda relutem sobre investir em conteúdo para blog, saiba que essa tem sido a melhor maneira de se manter entre as primeiras posições do Google, que por sua vez, está cada vez mais concorrido.

Para se ter uma ideia, anunciar no Google Ads está cada vez mais caro e mais difícil, visto que existem muitas empresas concorrendo pelas mesmas palavras-chave. Um bom exemplo disso, está no artigo da Revista Exame, que em 2017 apresentou os 15 termos mais caros para anúncios do Google. Por isso, é imprescindível aprender como começar uma introdução de um artigo para blog, a fim de aumentar suas conversões.

Lembre-se que a introdução é o primeiro contato do leitor com seu texto. Ou seja, por meio dela, você é capaz de destacar a importância do seu artigo.

Continue a leitura e confira algumas técnicas de criação, que deixarão as introduções de seus artigos memoráveis!

Leia também: “Como escrever um artigo que vende?”

O que é uma introdução?

Antes de tudo, a introdução de um texto é o início da história.

Portanto, no caso dos artigos para blog, sua introdução precisa dizer exatamente o que o restante do texto irá ensinar, demonstrar ou apresentar para o leitor.

Peguemos esse próprio artigo como exemplo!

O título – chamada principal – revela que o leitor irá aprender como criar uma boa introdução.

Abaixo, temos uma breve descrição do tema, que diz quais são os benefícios dessa estratégia.

Em seguida, temos a introdução, que por sua vez, trata da preocupação em se aprofundar nessa questão, pois do contrário, o escritor pode não alcançar seus objetivos (que nesse caso, são as conversões).

marketing com bruno marinho

Como começar uma introdução de um artigo para blog

Em primeiro lugar, não existe um ‘jeito certo’ de começar uma introdução.

Na verdade, por meio de muitos gatilhos mentais, é possível introduzir o leitor para dentro do seu conteúdo, fazendo-o mergulhar de cabeça na história, sem que você precise de muitos artifícios.

No entanto, obviamente, existem algumas estratégias pontuais, que são capazes de fisgar o leitor logo de cara. Como por exemplo, iniciar um texto fazendo uma pergunta.

Exemplos: 

  • “Você já parou para pensar nisso?”
  • “Isso já aconteceu com você?”
  • “O que você faria nessa situação?”

Perceba que todos esses exemplos podem ser facilmente introduzidos em qualquer situação. Portanto, independentemente, do assunto que está sendo abordado, você conseguirá fazer algum tipo de questionamento para o leitor. Chamamos essa técnica de ‘gatilhos emocionais’. Onde o escritor usa da emoção para manter o leitor vidrado no artigo.

Mas, existem outras maneiras de começar uma introdução de um artigo para blog. Descubra a seguir!

7 Técnicas para começar uma introdução de um artigo para blog

#1 – Use sua Autoridade

Antes de começar a escrever um artigo você precisa saber exatamente o que irá dizer.

As pessoas percebem quando o escritor não está sabendo ao certo o que falar, e está só querendo “encher linguiça”, por isso, revele sua autoridade ao leitor.

Se você é mestre em Marketing Digital, deixe isso explícito!

Por meio de outros conteúdos, por meio de cursos e vídeos, por meio de palestras etc – você têm a possibilidade de revelar todo seu potencial criativo e profissional.

Portanto, não hesite em demonstrar àquilo que sabe. Aliás, é muito importante ensinar tudo o que sabe ao leitor, dessa forma, ele certamente irá retornar à seu blog e você terá fidelizado sua audiência.

Comece abordando o leitor logo de cara, novamente, pegue esse texto como exemplo – onde digo que, ao aprender como começar uma introdução de um artigo para blog você irá potencializar sua escrita e conseguirá fisgar o leitor, a fim de aumentar suas conversões.

#2 – Defina algo em comum entre Você e o Leitor

Pois bem. O que você e eu temos em comum?

Eu sou um professor que ensina aos meus alunos como empreender e como ter um negócio digital de sucesso, certo?

Tanto que, criei um Portal Exclusivo para Empreendedores que Desejam Criar, Planejar e Lançar Negócios Online. Clique Aqui e Confira!

Com uma rápida olhada em meu site, você consegue observar que todos os meus conteúdos são voltados para esse objetivo (ensinar e ajudar minha audiência). 

Já no início, bem como, na escolha dos títulos de meus artigos, deixo isso claro e trato de maneira bastante objetiva. Pois assim, consigo fisgar sua atenção rapidamente.

Faça o mesmo com seus artigos e você terá bons resultados!

#3 – Trate o Leitor como um Amigo

Sim, nós somos amigos! Estamos aqui atrás de um bem comum, que é ter sucesso com nossos negócios online.

Por isso, mantenha um bom relacionamento com sua audiência.

Assim que você criar seu blog, já tenha em mente que você irá escrever para pessoas queridas, que estão ali te ajudando e esperando o mesmo de você!

Use uma linguagem amigável e seja respeitoso(a).

#4 – Argumente com Fatos e Estatísticas

Lembra-se que lá na minha introdução, apresentei o artigo da Revista Exame, onde ela detalha os termos mais caros de anúncios do Google?

Por que fiz isso? Para gerar valor ao texto e aumentar minha credibilidade!

Ao inserir em sua introdução, dados reais e estatísticas que possam ser comprovadas, você eleva sua credibilidade perante ao leitor. Aposte nessa ideia!

#5 – Apresente os Motivos do seu Artigo ser tão Importante

Mas, por que o leitor vai preferir ler um texto seu, ao invés de ler da concorrência?

Foque na importância do tema que está sendo abordado por você.

Assim como fiz nesse artigo, onde novamente, digo que uma boa introdução pode aumentar suas vendas e melhorar sua escrita!

#6- Crie um Mistério, mas sem delongas

Crie um mistério, mas evite delongas.

Ficar enrolando muito para dizer o que precisa ser dito, pode desmotivar o leitor, fazendo-o com que saia de suas páginas.

Portanto, crie um certo mistério sobre o que o leitor irá encontrar ao longo do texto, mas entregue as respostas assim que possível, dessa forma ele se sentirá confiante para continuar a leitura.

#7 – Use Citações

Por fim, use a boa e velha citação.

Citar um autor famoso ou uma empresa renomada é outra técnica interessante de fazer com que a audiência confie em seu texto.

Essa estratégia demonstra que você fez uma pesquisa antes de sair escrevendo de qualquer jeito. Portanto, você provavelmente, saberá sobre o que falar!

Conclusão sobre como começar uma introdução de um artigo para blog

Não ignore a introdução de um artigo para blog, pois ela é realmente muito importante!

Por meio de uma introdução bem escrita você pode conquistar para sempre ou perder para sempre um leitor, e, potencial cliente!

Agora que você já sabe como começar uma introdução de um artigo para blog, que tal nos ajudar a disseminar esses ensinamentos para mais pessoas?

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais e se inscreva em nossa lista para receber conteúdos em primeira mão!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.