Desenvolvimento Pessoal

Imperdoável: Não cometa estes 11 Erros de Negociação em Vendas

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 4, 2020
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Dominar as estratégias de Negociação em Vendas é essencial para quem trabalha ou pretende trabalhar comercializando produtos ou serviços. Saiba quais são os 11 erros que você deve evitar durante o fechamento de uma venda.

Se você é um afiliado inciante, ou ainda, um empreendedor digital de pequeno ou médio porte, deve provavelmente, ser o responsável pelo setor de vendas do seu negócio.

E, eventualmente, outras atividades irão consumir seu tempo além dessa imensa responsabilidade que é vender.

No entanto, você se sente preparado(a) para assumir o controle do departamento de vendas do seu empreendimento?

Isto é, você domina a arte de vender?

Você também vai gostar de saber: “Nunca Mais faça Isso se você quiser ter Sucesso como Afiliado”

Fuja do famoso “jeitinho brasileiro” 

Em suma, no Brasil existe um estereótipo bem ruim, “o jeitinho brasileiro de ser e de conseguir as coisas”.

Nesse sentido, cria-se um cenário bem desagradável para quem trabalha com vendas. Afinal, muitos vendedores perdem credibilidade por utilizarem “artimanhas” durante o processo de negociação em vendas.

Contudo, obviamente que nem todos os vendedores são assim. Mas, como se livrar desse arquétipo?

Em primeiro lugar, é preciso quebrar crenças limitantes, que porventura, podem te fazer acreditar que você não conseguirá vender sem essa “malandragem”.

Você consegue!

Na verdade, o bom vendedor é aquele que utiliza os benefícios do seu produto para encantar o cliente. Nesse hiato, o vendedor não precisa mentir. E através de gatilhos mentais poderosos, é capaz de influenciar positivamente o poder de decisão dos clientes.

Aproveitando o gancho, vou deixar aqui meu artigo sobre “Poder de Persuasão: A arte de convencer qualquer pessoa” – você verá que não é preciso mentir, nem ludibriar os clientes para fazer muitas vendas! Tudo é uma questão de técnica e força de vontade!

marketing com bruno marinho

11 Erros Imperdoáveis de Negociação em Vendas

Antes de mais nada, você sabia que para ser um bom vendedor você precisa respeitar, basicamente, 3 pilares? São eles:

  • Ter um plano de ação bem-definido;
  • Evoluir suas técnicas de vendas;
  • Saber se autoanalisar.

Ao unir os 3 pilares o bom vendedor consegue avaliar seus erros, diagnosticar suas estratégias e reavaliar seu comportamento.

Dito isto, vamos a lista com os 11 Erros de Negociação em Vendas que você precisa evitar!

#1 – Ignorar o Público-Alvo

O primeiro grande erro de um vendedor é ignorar o fato de que todo produto ou serviço tem seu público-alvo. Ou seja, não são todas as pessoas do mundo que irão comprar de você e sem ter isso bem definido em sua mente, você não conseguirá vender nada!

Para saber como definir seu público-alvo, confira nosso artigo que ensina o passo a passo. Além disso, lembre-se de avaliar os clientes de sua concorrência (essa dica é preciosa, pois através dos clientes do concorrente, você cria um parâmetro para descobrir quem é seu próprio público).

#2 – Desistir antes da Hora

Eventualmente, é preciso desistir de uma venda. E isso pode acontecer por muitas razões, como por exemplo:

  • O cliente não está preparado para a compra (precisa estar o funil de vendas);
  • O produto ou serviço não está alinhado às expectativas do cliente;
  • Os benefícios do produto ou serviço não se adequam às necessidades do consumidor;
  • E por aí vai…

Todavia, você não pode deixar sua ansiedade te dominar, lhe fazendo desistir antes da hora.

É preciso observar os sinais que o cliente te envia, pois muitas vezes, tudo o que ele deseja é um pouco mais do seu tempo, para assim, ganhar confiança e credibilidade para comprar de você.

Novamente, para evitar esse tipo de erro, é imprescindível que você conheça seu público-alvo, pois assim saberá exatamente como agir durante a negociação em vendas.

#3 – Nunca Saber qual o melhor momento para Desistir

Em contrapartida, temos àqueles que nunca sabem quando parar. É preciso saber quando parar!

Depois de e-mails e telefonemas pontuais e, após tentativas via WhatsApp, o cliente não retornou? Relaxe!

Se você não pára na hora certa, começa a gastar tempo e energia com quem não vai te dar retorno algum. Como resultado, além de estresse, você começa a perder dinheiro.

Por isso, não se afobe e fique em paz! As vendas virão sem que você precise enlouquecer para isso. O processo precisa ser prazeroso e natural.

#4 – Não se qualificar para uma Negociação em Vendas

Poxa! Aqui no blog você tem acesso à inúmeros conteúdos gratuitos que te preparam para a venda.

Sem falar do meu Canal no Youtube que está recheado de material que ensina como vender.

Por isso, não existem desculpas!

É preciso se qualificar para fazer negócios. O vendedor que ignora a qualificação está fadado ao fracasso. Portanto, estude estratégias de vendas, baixe aplicativos para vendedores e assiste vídeo-aulas sobre o tema.

Salve para ler mais tarde: “5 Aplicativos Indispensáveis para Você que Trabalha com Vendas”

#5 – Agir como se fosse um Robô

Todo cliente seu é igual? Não, né?

Então, por que tratar como se fosse?

O “vendedor robô” (àquele que tem uma resposta programada para tudo) também está cometendo um grande erro!

Você precisa humanizar sua negociação em vendas. Ou seja, é preciso tratar com um olhar amigável e empático as dores do seu cliente.

Respeite o problema do cliente e o trate como sendo único. Porque afinal, é o que ele é!

#6 – Deixar o Cliente no Comando

Esse erro é clássico!

Muitos vendedores perdem o controle da venda e ficam na “mão do cliente”. Isso não pode acontecer com você!

Se comprometa a sempre tomar as rédias da situação. E tenho um truque eficaz para te ajudar nisso:

Só faça perguntas cuja resposta possa ser “SIM”.

Quer ver como isso funciona?

  • “O senhor gostaria de ver um benefício do produto ‘x’ na prática?”
  • “Para eliminar qualquer dúvida que o senhor tenha, posso fazer uma demonstração gratuita?”

Perceba que dificilmente o cliente dirá um “não” para perguntas como essas que citei acima.

Quebre as objeções do cliente com agilidade e eficiência!

#7 – Entregar o “Ouro” rapidamente

Já reparou que ao entrar numa loja, muitos vendedores nos oferecem descontos antes mesmo da gente avaliar a proposta?

Esse é um grande erro de negociação em vendas!

Se você falar o valor do produto ou serviço, e por alguma razão o cliente questionar o preço, tenha calma.

Explique novamente os benefícios do que está vendendo e apresente os motivos do preço ser o que é.

Apenas em último caso, quando você realmente sentir que o cliente não pode pagar pelo preço correto, ofereça um desconto como cortesia!

#8 – Acreditar que é “OK” não vender

Não é “OK” não vender!

Essa premissa precisa cair. Portanto, quebre mais essa crença limitante da sua cabeça.

Se você trabalha com vendas, precisa vender e pronto!

Nesse sentido, entre em uma negociação para vender. Você até pode ter uma conversa descontraída com o cliente, mas no final dela, faça sua proposta!

#9 – Desconsiderar a Jornada do Cliente

Aqui no blog já falei sobre a Jornada do Herói, que é uma estratégia de vendas, onde o cenário fica propício para o momento que chamamos de compra e venda.

Em outras palavras, você cria uma história onde o cliente é o personagem principal, a fim de fazê-lo sentir parte da história, e claro, fazendo-o compreender que o seu produto ou serviço realmente irá mudar a vida dele.

Quando tratamos da jornada do cliente, é preciso respeitar todas as etapas em que o cliente precisa passar até de fato, comprar de você. Exemplo:

  • Talvez ele nunca tenha ouvido falar da sua empresa e precisa ser convencido de que você é de confiança;
  • Talvez ele não saiba que tem um problema a ser resolvido;
  • Ou ainda, ele não saiba que o seu produto ou serviço possa resolver o problema dele…

Existem muitas variáveis que interferem na jornada do cliente, e o seu trabalho é identificá-las e respeitá-las, para só depois, tentar fazer negócios.

#10 – Ignorar os Concorrentes

É sempre importante “bater nessa tecla”, pois por não respeitar o concorrente, muitos vendedores acabam perdendo clientes. Por isso:

  • Jamais fale mal do concorrente;
  • Nunca faça insinuações de que o produto “do vizinho” é ruim ou de baixa qualidade;
  • Evite fazer comparações…

O seu discurso precisa girar em torno dos benefícios e das vantagens do seu produto ou serviço, apenas isso!

#11 – Esquecer do principal: Gerar Valor para o Cliente

Se você está iniciando no Marketing de Afiliados, ou se está começando um novo empreendimento, saiba que a chave para o sucesso é entregar valor para o cliente!

Antes de querer ganhar comissões e fazer o caixa girar, lembre-se de que, seu produto ou serviço precisa mudar a vida dos clientes para melhor. 

Se esse não for seu maior objetivo, repense sua estratégia de negócio.

A partir da entrega de valor, você recebe em troca credibilidade, respeito, confiança e empatia.

Foque nisso e o sucesso estará garantido!

Conclusão

Para ser um vendedor de sucesso, é preciso evitar os 11 Erros de Negociação em Vendas.

Mas, acima de tudo, é preciso observar suas atitudes para evoluir constantemente!

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