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Desenvolvimento Pessoal

Como Escrever um Artigo que vende?

Autor

Escrito por Bruno Marinho
março 10, 2020

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Você sabe Como Escrever um Artigo que vende? Isto é, sabe qual é a melhor estrutura para construir um texto capaz de persuadir seus clientes? 

Você acabou de criar um blog para o seu negócio, mas não sabe ao certo como escrever um artigo que vende?

Ainda que muitas pessoas estejam migrando para o Marketing Digital, pouca gente sabe como usufruir das maravilhas oferecidas pelo Marketing de Conteúdo.

Em síntese, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia difundida pelo Inbound Marketing, também conhecido por Marketing de Atração – onde através da produção de conteúdo digital, uma empresa consegue atrair clientes para o seu negócio, potencializando suas vendas e aumentando sua autoridade na rede.

Contudo, não basta apenas escrever qualquer tipo de texto. Na verdade, para criar um artigo que vende é preciso muita técnica e conhecimentos específicos em produção de conteúdo para WEB. Isso porque, ser encontrado na internet, não é nada fácil e para conseguir alcançar esse feito, é necessário muito empenho e trabalho duro.

Mas, para facilitar sua vida, afinal você está apenas começando e merece um empurrãozinho, selecionei 10 dicas essenciais sobre como escrever um artigo que vende!

Leia também: “Poder de Persuasão: A arte de convencer qualquer pessoa”.

marketing com bruno marinho

10 Dicas sobre Como Escrever um Artigo que vende

#1 – Escolha um tema relevante e atrativo

A escolha dos temas para seus artigos se dá pela relação entre os conteúdos a serem criados e seu nicho de mercado.

Nesse sentido, digamos que você trabalhe com o segmento de Marketing Digital. Sendo assim, precisa produzir um conteúdo relevante para o público que se interessa por esse assunto em específico.

Além disso, é necessário que sua escrita seja atrativa.

Mas, o que isso quer dizer?

Quer dizer que você deverá utilizar frases que despertem o interesse da audiência.

DICA: Começar seus artigos com uma pergunta (assim como eu fiz no início desse texto) é um truque para chamar a atenção dos leitores!

Obviamente, existem outras maneiras de chamar a atenção do seu público, para isso, você precisa conhecer bem a sua Persona.

#2 – Defina quais palavras-chave utilizar no artigo

Para descobrir como escrever um artigo que vende é preciso analisar as palavras-chave relevantes para seu público-alvo.

Ou seja, você precisa saber quais são os termos mais relevantes para o seu segmento, a fim de garantir que o Google encontre seu artigo através da busca por essas palavras-chave específicas.

Existem muitos meios de descobrir quais palavras-chave utilizar em seu artigo. Sendo que, um dos sites mais fáceis de utilizar para essa finalidade é o Ubersuggest. Vale a pena conhecer!

#3 – Se inspire nos textos dos concorrentes

Com o intuito de escrever um artigo que vende, você deverá dar aquela ‘espiadinha’ na concorrência.

Afinal, por meio dos conteúdos criados por eles, é possível descobrir sobre o que as pessoas estão falando e quais assuntos mais interessam seus possíveis clientes.

Considere como sendo seus concorrentes, os 10 primeiros sites que aparecem na primeira página do Google – quando você escreve as palavras-chave que possuem relação com seu nicho de mercado.

Exemplo: “Curso sobre Marketing Digital”; “Como ganhar dinheiro na Internet de Verdade” etc.

Através dessa análise fica mais fácil decidir sobre o que escrever.

#4 – Crie um Título Impactante

Título impactante é aquele que promete resolver algum tipo de problema.

Quer um exemplo?

“Como escrever um artigo que vende?”

Nosso título promete a solução de um problema comum: aprender como escrever um texto que desperte o interesse das pessoas.

Mesmo que meu intuito não seja vender um produto a você, eu estou vendendo uma ideia! Em troca, você está acessando meu conteúdo e garantindo maior visibilidade para meu blog.

Percebe como esse tipo de ‘sacada’ é fundamental para criar boas estratégias no Marketing Digital?

#5 – Insira dados verdadeiros

Outro aspecto importantíssimo para criar bons artigos é, escrever apenas a verdade!

É muito importante garantir que todos os dados apresentados por você no conteúdo sejam verídicos e possam ser comprovados.

Sempre que puder, crie links para os dados inseridos no texto e cite as fontes para conseguir corroborar os fatos explicados!

#6 – Solucione algum tipo de dúvida ou problema

A saber que o Google recebe cerca de 3,5 bilhões de buscas por dia, provindas de usuários que estão atrás da solução para seus problemas, o seu trabalho é solucionar pelo menos um desses problemas.

Portanto, escreva artigos que irão responder as dúvidas de seus leitores, ou ao menos, que irão guiá-los para o caminho dessa solução.

Por exemplo, se você está criando um texto para ‘topo de funil’ (mais genérico) não tem como se aprofundar em muitos dados e explicações. Contudo, você pode inserir links para sites de terceiros, que oferecem a resposta para diversas dúvidas.

Além de promover seu site e fortalecer sua autoridade na rede, você também demonstra interesse pelas dores de sua audiência – é uma forma de demonstrar respeito por quem está dedicando um tempo do seu dia, lendo o seu blog.

#7 – Produza um conteúdo com voz ativa

Conteúdo com voz ativa é aquele que impõe algo para o leitor.

Em outras palavras, o seu conteúdo precisa ser escrito com autoridade!

Demonstre que você realmente sabe tudo aquilo que está dizendo. Assim como estou fazendo agora, te ensinando como criar um artigo que vende, detalhando as etapas e indicando leituras complementares.

Ganhe o respeito dos leitores com uma linguagem persuasiva e imponente!

Não é para ser rude!

É para deixar claro que você é um Expert no assunto e, dizer que de fato, é um exemplo para quem está começando!

#8 – Certifique-se de estar contando uma boa história

Contar uma boa história no Marketing Digital, também pode ser chamado de Storytelling.

O termo em inglês, em tradução literal significa “contar história”.

A ideia é transmitir uma mensagem de maneira inesquecível.

Não precisa fantasiar dragões e princesas, todavia, você pode chamar a atenção do leitor através de metáforas interessantes!

#9 – Adicione imagens e links de qualidade

Insira imagens em seu artigo. Não exagere, mas, lembre-se delas!

Quando você coloca uma imagem em seu conteúdo aumenta o interesse do leitor. Bem como, a inserção de links de qualidade eleva a credibilidade do conteúdo perante o Google. Porém, use imagens sem direitos autorais. Para isso, escolha um bom banco de imagens gratuitas e divirta-se!

Ao escolher os links para seus textos, pense na relevância da informação para qual o link está apontando. Se for algo pouco relevante, não insira (apenas descreva brevemente sobre o tema). Agora, se for algo que necessite de mais explicações, aí tudo bem!

#10 – Otimize seu artigo para os mecanismos de buscas

Ah, o querido SEO!

Já tratamos dele em outros artigos, mas para que não haja dúvidas sobre esse assunto, vamos relembrar rapidamente.

A otimização para os mecanismos de buscas (SEO) é um conjunto de estratégias que objetivam alcançar um bom posicionamento dentro do Google e outros buscadores, por meio do uso de palavras-chave relevantes.

Ao escrever um artigo com essas características, é possível aumentar as chances de ter um conteúdo bem posicionado, e que consequentemente, pode ser consumido por muitas pessoas.

Como Escrever um Artigo que vende [BÔNUS]

Achou que tinha acabado? Errou!

Temos uma dica BÔNUS!

Todo artigo que vende precisa ser compartilhável. Ou seja, crie um artigo que possua chamadas para ação (CTAs) e que, ao finalizar a leitura o usuário encontre botões de compartilhamento para as redes sociais, e-mail, WhatsApp etc.

Exemplo: Ao término de cada conteúdo, acrescente: “Gostou desse conteúdo? Compartilhe com a família.”. Em seguida, deixe liberado botões de compartilhamento para diferentes mídias.

Dessa forma, você eleva as chances do seu conteúdo se tornar viral e vender mais!

E aí, o que achou de nossas dicas? Deixe seu comentário, pois seu feedback é muito importante!

Além disso, espalhe conhecimento enviando esse conteúdo para os amigos do Facebook!

 

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