Desenvolvimento Pessoal

Gatilhos Mentais: Como Usar no Marketing de Afiliados

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em março 2, 2020
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Nesse artigo você aprenderá como usar Gatilhos Mentais no Marketing de Afiliados para potencializar suas vendas e atrair mais clientes para o negócio.

Com efeito de estimular o cérebro das pessoas que seguem seus negócios nas redes sociais e blog, é fundamental utilizar os Gatilhos Mentais, a fim de influenciá-las a tomar uma decisão a seu favor.

Decerto, quando falamos em decisões, podemos citar decisões simples, como “clicar ou compartilhar” algo, até decisões mais específicas, como “assinar uma newsletter ou baixar um e-book”.

Embora as tomadas de decisões possam ser distintas, o importante é usá-las no momento certo, para conseguir influenciar positivamente as ações dos usuários em seu site, blog ou redes sociais.

No Marketing de Afiliados, é possível utilizar dezenas de Gatilhos Mentais, pois todos eles se encaixam perfeitamente nas estratégias de vendas.

Continue lendo para aprender como usá-los para vender mais!

O que são Gatilhos Mentais?

Em suma, os gatilhos são ‘termos específicos’ que levam as pessoas a concluírem determinada ação. Portanto, você pode considerar como um gatilho, tudo o que te conduz para algo.

Geralmente, divide-se os Gatilhos Mentais em duas esferas:

  • Gatilhos Internos – Os gatilhos internos são impulsos cerebrais, como memórias e emoções que são acionadas quando lemos um texto ou assistimos um vídeo, no qual nos identificamos.
  • Gatilhos Externos – Esses por sua vez, assumem muitas formas. Como por exemplo, podem estar presentes em formatos visuais, como botões de ação ou links clicáveis de um texto.

Qual a importância de usar Gatilhos Mentais?

Para que sua estratégia de vendas no Marketing de Afiliados seja eficiente, é preciso utilizar termos que possam influenciar as tomadas de decisões das pessoas.

Isso é extremamente relevante, pois através do uso correto de gatilhos mentais você consegue qualificar seus leads, aumentando o número de clientes reais para o seu negócio.

Partindo da premissa de que, todo ser humano é emocional, pode-se dizer que basicamente, todo e qualquer gatilho funciona, afinal, possuímos um padrão comportamental.

Não por acaso, recentemente publicamos o artigo “Poder de Persuasão: A arte de convencer qualquer pessoa”, pois a ideia é te preparar por completo para conquistar mais clientes e vender mais!

Somando o conhecimento adquirido nesses dois conteúdos, certamente seu potencial de vendas será muito maior. Portanto, se atente a leitura dos dois artigos!

marketing com bruno marinho

Como Usar Gatilhos Mentais no Marketing de Afiliados

A partir desse momento, preste total atenção nesse artigo.

Agora vou te mostrar como usar Gatilhos Mentais no Marketing de Afiliados para vender mais e concretizar seu negócio na internet de uma vez por todas!

Escolhi 7 Exemplos de Gatilhos Mentais que podem ser utilizados por você. Anote aí:

#1 – Reciprocidade

Quando você gera algo de valor para as pessoas, elas ficam mais propensas a retribuir.

Nesse hiato, quando você pedir um e-mail para um visitante do seu site, ofereça algo em troca.

Pode ser qualquer tipo de isca digital, desde que isso se torne um impulso que, estimule o usuário a fazer exatamente o que você está ordenando (nesse caso, inserir o e-mail para sua lista de vendas).

#2 – Escassez

Entenda que, o desejo das pessoas aumenta de maneira exponencial, quando elas compreendem o potencial risco de ficar sem o benefício de algo que está sendo oferecido.

Portanto, lançar gatilhos de escassez, como por exemplo:

  • “Restam apenas 10 minutos para a promoção acabar”, ou;
  • “Últimas unidades”.

É uma excelente forma de aumentar as vendas do seu empreendimento digital.

#3 – Autoridade

Ao produzir um discurso de autoridade na internet, você aumenta sua credibilidade perante as pessoas que te acompanham. Por isso, produza um conteúdo que demonstre toda sua expertise relacionada ao segmento que você trabalha.

Ou seja, se você vende ‘cursos de maquiagem’, crie artigos e faça vídeos que demonstrem seu conhecimento no tema.

#4 – Prova social

Nesse sentido, é importante relatar todos os indicadores de sucesso do seu produto ou serviço.

Isso pode ser feito através de depoimentos de outros clientes, grau de satisfação do produto etc.

Sempre que possível, insira esse valor em seus conteúdos, mas lembre-se de dizer apenas a verdade, ok?

#5 – Afinidade

Quando alguém decide deixar o e-mail em um de seus canais de comunicação, significa que de alguma forma, ela se identificou com sua verdade. Ou seja, as pessoas se sentem mais confortáveis em comprar de alguém, por quem possuem certa afinidade.

Por meio de histórias sobre sua trajetória, é possível trazer seus leitores para perto de você. Como resultado, você cria um vínculo com eles, e eleva as chances de vender produtos ou serviços para eles.

#6 – Solução do Problema

Deixe claro que seu produto ou serviço é a verdadeira solução para os problemas das pessoas.

Crie explicações simples, porém de extremo valor, a fim de convencê-las de que comprar de você será um excelente negócio!

#7 – Exclusividade

Por último, temos o gatilho de exclusividade. 

Ao dizer para o usuário que de alguma forma, ele é exclusivo, você gera nele um sentimento de pertencimento. E todo mundo almeja fazer parte de um grupo, não é mesmo?

Por isso, utilize termos como:

  • “Participe do nosso Grupo VIP”;
  • “Entre para nossa lista Exclusiva”;
  • “Receba nosso material em Primeira Mão”;
  • “Seja o Primeiro a receber meu conteúdo”.

Viu só quantas opções inteligentes para garantir que através dos gatilhos mentais você conseguirá vender mais?

Conclusão

Para finalizar esse artigo com sucesso, novamente vale ressaltar a necessidade em dizer apenas a verdade sobre o que você está vendendo.

Mostre os benefícios de seu produto, sem “mentir ou exagerar demais”!

Além disso, tudo o que for fazer pense no ‘a longo prazo’. Dessa forma, seus seguidores compreenderão que você realmente está se comprometendo com o projeto, e que além de ganhar dinheiro, você está ajudando genuinamente as pessoas que compram de você.

Por fim, vou te presentear com o link do sucesso.

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