Como Criar um Blogspot Grátis

Marketing Digital

Como Criar um Blogspot Grátis

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em outubro 20, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Aprender Como Criar um Blogspot Grátis é uma maneira rápida e intuitiva de conseguir colocar suas ideias no ar, sem precisar de muita enrolação e muitos conhecimentos técnicos.

O famoso Blogspot, nada mais é que o Blogger do Google. Isto é, uma plataforma de hospedagem e criação de blogs, que o Google disponibiliza gratuitamente para seus usuários.

Embora, atualmente, o Blogger não seja tão popular quanto o WordPress, por exemplo, ele ainda é bastante utilizado, sobretudo, para usuários mais antigos da internet.

Então, não é a toa que exista uma grande gama de usuários querendo aprender como criar um Blogspot Grátis. E por isso, hoje vamos descobrir isso juntos!

Você também vai gostar de saber: “Como Criar um Blog: Grátis e de Sucesso”

Por que Criar um Blogspot Grátis?

Antes de tudo, você precisa se perguntar os motivos de querer criar um Blogspot. Isso porque, um blog requer manutenção diária e, sem planejamento isso pode dar muito trabalho.

Se você deseja criar um blog pessoal, pode escrever nele sempre que quiser, sem que haja um cronograma a ser seguido. Portanto, a escrita pode ser mais casual e menos técnica.

Mas isso não anula sua responsabilidade e compromisso com sua audiência. Por isso, ao criar um blog, seja onde for, é preciso dedicação e muita disciplina.

Para um blog se tornar um grande sucesso, é necessário muito empenho. Isso porque, demora meses e até anos, para um blog se posicionar organicamente entre as primeiras páginas do Google.

Fatores como, otimização em SEO, consistência nas publicações, usabilidade dentro das páginas do blog, backlinks, temas abordados, entre outros – influenciam nos critérios de indexação do Google, o que por sua vez, dita as regras no universo dos blogs.

Em linhas gerais, quem consegue alcançar uma boa pontuação na união desses fatores, geralmente tem suas páginas bem posicionadas no buscador. Caso contrário, dificilmente um blog aparecerá entre as primeiras posições do Google.

Sem contar que, atualmente, os links patrocinados, como Google Ads, influenciam e muito, no posicionamento de blogs. Portanto, além de trabalhar arduamente no posicionamento orgânico de suas páginas, para garantir o topo do Google é imprescindível investir em anúncios pagos.

Diante de tudo isso, saiba que se você tiver um negócio digital, como é o caso dos afiliados, por exemplo, o blog pode se tornar uma fonte de renda passiva. Isto é, se você fizer tudo direitinho, pode ser que seu blog comece a “vender sozinho” diariamente.

Mas, como eu te disse. É preciso muito trabalho e dedicação. Afinal, nada acontece da noite para o dia e desistir é uma palavra que precisa ficar fora do dicionário, se você realmente quiser obter sucesso nesse negócio!

Como Criar um Blogspot Grátis

Como Criar um Blogspot Grátis

Agora vamos aprender como criar um blogspot grátis. Confira nosso Tutorial:

  • Em primeiro lugar crie uma conta no Gmail. Para acessar seu blog, será preciso ter uma conta de e-mail cadastrada e validada no Google;
  • Feito isso, acesse esse link. Ele te dará acesso à página principal do Blogger;
  • Clique em “Criar seu Blog”;
  • Entre com sua conta do Gmail e o Blogger irá te redirecionar para a criação do blog;
  • Em primeiro lugar, Escolha um Nome para Seu Blog;
  • Clique em “Próxima” e escolha uma URL (endereço do seu blog);
  • Verifique a disponibilidade e se tudo estiver “ok”, clique em “Próxima”;
  • Confirme Seu Nome de Exibição e clique em “Concluir”;
  • Em seguida você será redirecionado(a) para o painel de controle do blogger;
  • Do lado esquerdo você visualizará diferentes recursos. Clique em “Temas” para escolher a aparência do seu Blog;
  • Escolha o tema e clique em “Aplicar”;
  • Para criar uma publicação, clique em “Nova Postagem”;
  • Um editor de texto irá se abrir e nele você poderá escrever e personalizar seu texto, como bem entender;
  • Use Títulos e Subtítulos, bem como, use listas para tornar seu texto mais legível e apropriado para as regras de usabilidade da internet;
  • Depois que o texto tiver pronto, coloque imagens e outras mídias se julgar necessário;
  • Por fim, clique em “publicar”;
  • Clique em “Visualizar” para ver como a publicação ficou;
  • Aproveite para experimentar todas as funções e recursos disponíveis no painel;
  • Quando se sentir seguro(a) compartilhe seu domínio (URL) com seus amigos;
  • Através da divulgação do seu blog, você poderá monetizá-lo e assim, gerar renda através do Google Ads.

Leia também: “Como começar uma introdução de um artigo para blog”

Dicas para Bombar seu Blogspot Grátis

Agora, como de costume quero te dar algumas dicas que considero relevantes para fazer com que seu blog novo apareça com mais facilidade no Google e em outros mecanismos de buscas, ok?

Em primeiro lugar, é importante registrá-lo no Google Search Console tool. Para fazer isso, basta usar sua conta do Gmail e seguir as instruções da plataforma.

Através dessa plataforma, sempre que você fizer uma publicação, poderá “forçar a indexação do seu post” de imediato. Isto é, assim que você publicar um post, poderá solicitar que o Google indexe (disponibilize no mecanismo de busca) de imediato.

Isso é importante, porque geralmente o processo de indexação “natural” do Google, leva de 2 a 3 dias. Se você consegue acelerar essa indexação, tem mais chance de atrair visitantes rapidamente para o blog.

Outro aspecto que considero fundamental para atrair visitas para suas páginas é divulgar seus posts em redes sociais. Atualmente, as mídias sociais possuem um papel fundamental na vida do blog. Pois sem elas, dificilmente alguém irá ficar sabendo do seu blog novo.

Portanto, se possível, integre seu blog às suas redes sociais. Existem ferramentas dentro do próprio blog que permitem essa integração.

Por fim, acho que para conseguir atrair um número de visitantes recorrente para seu blog, você precisa escrever sobre o que eles estão pesquisando. Portanto, é necessário conhecer as necessidades da sua audiência.

Se o seu blog falar sobre Marketing Digital, crie conteúdos que estão relacionados a esse nicho e, sempre que possível esclareça dúvidas e eduque seu público-alvo. Ou seja, crie tutoriais, dê dicas de como fazer e entregue conteúdo relevante para os visitantes de suas páginas.

Agora que você já sabe Como Criar um Blogspot Grátis, se Inscreva em Meu Canal do Youtube para receber dicas de Como Vender na Internet.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Receba Dicas e Estratégias de marketing digital diretamente em seu e-mail!

Estratégias TESTADAS E COMPROVADAS!