As métricas são parte fundamental do marketing digital e não é diferente quanto ao uso das mídias sociais, já que são elas as responsáveis por indicar quão bem-sucedida é uma campanha. Escolher as métricas erradas, entretanto, pode criar uma falsa sensação de sucesso quando, na verdade, todo o potencial não está sendo aproveitado. Para evitar isso, aprenda como definir as métricas das mídias sociais.
Saiba o que você deseja
Antes de tudo é indispensável que você defina se deseja ter milhares de curtidas ou se pretende aumentar a taxa de vendas. Assim, nem toda métrica significa o sucesso do seu negócio e por isso é importante que você comece sabendo o que você deseja melhorar ou incrementar antes de definir as métricas das mídias sociais.
Dê menor importância às métricas de vaidade
Dessa forma, é fundamental que você dê menor importância às métricas de vaidade na hora de definir as métricas das mídias sociais, já que, por exemplo, o seu número de seguidores ou curtidores, embora importante, não representa o seu alcance real.
Ao se focar em métricas pouco efetivas você desperdiça tempo, dinheiro e recursos que poderiam ser utilizados com métricas melhores. Apesar disso, essas métricas também são importantes e podem e devem ser usadas, mas não devem ter prioridade na avaliação.
Foque-se em valores qualitativos
Por isso, é mais importante que você esteja atento aos dados qualitativos ao definir as métricas das mídias sociais e para isso pode-se usar um exemplo muito simples.
Imagine que ao promover uma campanha em uma rede social as métricas de engajamento estejam voltadas para a quantidade de comentários na publicação. Imagine, também, que a publicação recebeu muitos comentários, mas que metade deles não tem a ver com o produto ou marca e estejam mais relacionados a spam.
Nesse caso, levar em conta apenas a quantidade dos comentários levará a uma impressão errônea, já que apenas metade desses comentários é realmente efetiva e trata da marca ou produto.
Use os indicadores de desempenho a seu favor
Os indicadores de desempenho, também conhecidos como key performance indicators (KPI), devem ser usados a seu favor na hora de definir as métricas das mídias sociais, pois eles serão os responsáveis por mostrar o retorno sobre investimento (ROI) da campanha. Métricas como a taxa de conversão de vendas, por exemplo, são fundamentais para conhecer o real sucesso de uma campanha.
Aposte nos benefícios do investimento
O site Scup aponta uma nova tendência para métricas das mídias sociais: os chamados Benefícios (Estratégicos) do Investimento (BOI, em inglês). Nesse quesito, o que se procura medir não são os dados que trazem retorno imediato ou tangível e, sim, ações que podem trazer, em curto, médio ou longo prazo, benefícios para a marca, como melhoria na reputação, engajamento ou fidelização de clientes.
Por isso, é importante que você esteja preparado para definir métricas das mídias sociais que nem sempre mensurarão ganhos ou lucros imediatos, mas que podem ajudar a gestão dessas mídias sociais.
Assim, definir as métricas das mídias sociais é um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso de suas ações e do gerenciamento em geral e por isso é importante que seja feito corretamente.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.