Vídeo Marketing

Como Fazer Vídeos Incríveis com seu Celular

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em setembro 22, 2021

Se você decidiu criar um canal no Youtube, não precisa de equipamentos sofisticados para começar. Neste post vou explicar como fazer vídeos incríveis com o próprio celular.

Mesmo que você não tenha um computador à disposição, é possível, inclusive, postar diretamente do seu smartphone.

Além disso, você pode editar o vídeo também com o celular e improvisar diversos recursos para que seu vídeo tenha aparência profissional.

Para saber como funciona, acompanhe a leitura!

Você também vai gostar de saber: “Vídeos de Marketing Digital Para Dominar 2021

Como Fazer Vídeos Incríveis com seu Celular

Entenda como fazer vídeos incríveis

Configure o celular

Para fazer seus vídeos pelo smartphone, o ideal é utilizar a câmera traseira, pois a qualidade é melhor que a frontal.

Além disso, veja a resolução, de preferência HD ou Full HD. Embora em alguns smartphones haja a possibilidade de gravar em 4K, com uma resolução maior, é melhor evitar.

Caso contrário, o arquivo poderá ficar muito pesado, o que exigirá um celular ou um computador mais potentes para a parte de edição.

Posicione o smartphone em um local firme

Para saber como fazer vídeos incríveis, com uma filmagem bonita e estável, é preciso evitar o tremor da câmera, pois isso é um motivo de distração para os espectadores.

Como os vídeos do smartphone costumam ser mais instáveis, ​​porque podem girar enquanto você segura o telefone, o ideal é usar um suporte para estabilizar a imagem.

Existem várias ferramentas que podem ser usadas para eliminar a trepidação da câmera.

O exemplo mais comum e prático é o tripé, mas você também pode estabilizar o telefone usando um bastão de selfie. Existem também suportes de pregadores com preços bem acessíveis.

Caso não queira ter gastos extras, você pode fazer um tripé caseiro. Além disso, deixe o vídeo na horizontal se for gravar para o Youtube.

Se você gravar na vertical, aparecerão colunas pretas nas laterais.

Fique atento à iluminação

Vamos ver mais dicas de como fazer vídeos incríveis.

Ter uma boa iluminação é indispensável para gravar vídeos para o Youtube, pois a pessoa pode simplesmente deixar de ver o vídeo se a iluminação estiver ruim.

Nesse sentido, o melhor é usar a luz do dia para que o vídeo tenha qualidade. Além de ser totalmente gratuita, você terá resultados melhores do que se utilizar uma iluminação artificial.

Então, grave o vídeo com o celular posicionado na direção oposta à janela. Ou seja, com a parte traseira do celular voltada para a janela enquanto você se posiciona de frente para a janela.

Se preferir, você pode comprar um softbox ou improvisar com luminárias se não puder utilizar a luz natural.

Cuide do áudio para fazer vídeos incríveis

Tão importante quanto a iluminação é ter um bom áudio para gravar vídeos para o Youtube. Portanto, não foque apenas na imagem e na iluminação.

Afinal, se o áudio estiver ruim, dificilmente alguém verá seu vídeo até o final. Inclusive, já deve ter acontecido com você uma situação em que tentou assistir a um vídeo, mas desistiu porque não conseguia entender o que a pessoa estava falando, não é verdade?

Como fazer vídeos incríveis e com bom áudio, então? Como os microfones de celular em geral não são para uso profissional, é bom que você adquira um microfone externo, como o de lapela, por exemplo.

Dessa forma, o som sairá mais limpo e sem ruídos. Além disso, grave o áudio do vídeo com um gravador externo ou do celular. Então, será preciso conectar o microfone ao gravador e, depois, sincronizar a edição.

Escolha um bom cenário

É importante também que você escolha um bom cenário. Não precisa ser um lugar incrível e sofisticado, mas apenas organizado e visualmente agradável.

Você pode gravar até de costas para uma parede branca, mas pense em compor os elementos visuais.

Por exemplo, colocando um quadro ou uma mesinha com livros ou alguma planta. Fica a seu critério… Mesmo um cenário simples será bem mais atrativo do que filmar apenas você e a parede.

Tenha um roteiro prévio

Essa é mais uma dica essencial de como fazer vídeos incríveis pelo celular.

Antes de gravar o vídeo para o Youtube, é bom que você faça um roteiro, para não ter que ficar regravando ou editando várias vezes. Dessa forma, você perderá menos tempo e se sentirá mais seguro ao gravar.

Então, defina qual é o tema do vídeo, o objetivo, a palavra-chave e a transformação que o vídeo poderá trazer para o potencial cliente.

Os primeiros segundos do vídeo são os mais importantes, pois é a partir desse início que a pessoa vai decidir se quer ver o vídeo inteiro ou não.

E, se você não sabe, quanto mais tempo alguém passa assistindo aos seus vídeos, melhores serão suas métricas e posicionamento no canal.

Depois, faça um desenvolvimento de forma organizada e fácil de entender, se possível separado em tópicos.

Não se esqueça também de fazer chamadas para ação (CTAs), para a pessoa se inscrever no canal, ativar as notificações, deixar o like, baixar algum material ou clicar em algum link.

Edição

Se você quer aprender a como fazer vídeos incríveis e profissionais, precisa aprender coisas básicas de edição.

Para editar os vídeos, você consegue fazer com aplicativos do celular ou no computador. Você pode personalizar o vídeo de diversas formas, colocar vinheta, transições, legendas ou apenas fazer uma edição simples.

Para computador, você pode usar como programas gratuitos como o Lightworks ou o Shotcut. Quanto aos apps, tem o Inshot e o FilmoraGo.

Pratique bastante para fazer vídeos incríveis

Agora que você já sabe de todos os passos para criar vídeos pelo celular, é preciso praticar sempre.

É claro que no começo seus vídeos não sairão perfeitos. Mas, com o tempo, a tendência é só melhorar com a prática.

Quanto mais vídeos fizer, mais seguro vai se sentir e mais familiarizado vai ficar também ao se posicionar em frente à câmera.

Muitas pessoas sentem vergonha no início. Porém, gostam tanto do resultado final ao ver o vídeo editado e pronto que acabam se apaixonando por essa forma de produzir conteúdo.

Então, gostou das dicas de como fazer vídeos incríveis com seu smartphone? Deixe o seu comentário!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.