Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
YouTube Stories: O que é e Como Funciona?

Vídeo Marketing

YouTube Stories: O que é e Como Funciona?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 18, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Conheça o Youtube Stories e saiba como esse recurso pode alavancar ainda mais o seu canal. Além disso, aprenda como postar seus Stories na plataforma de vídeos mais famosa do planeta.

Já falei inúmeras vezes aqui no blog, da importância de investir em plataformas de vídeos. Isso porque, o vídeo é o formato que mais alcança usuários nas redes sociais e, por isso, deve ser usado em qualquer estratégia de marketing digital.

Agora, quando o assunto se trata de Youtube, o “buraco é mais embaixo”.

Afinal, atualmente, essa plataforma tem proporcionado a liberdade financeira de muitas pessoas, que por sua vez, criam um canal e produzem conteúdo para uma enorme audiência.

Em função disso e, diante de tanto sucesso, o Youtube tem trabalhado cada vez mais em prol de benefícios para os criadores de conteúdo. Tanto que, recentemente, lançou o “Youtube Stories” – uma versão (muito similar) do Stories do Instagram e do WhatsApp.

Você também vai gostar de saber: “Instagram Reels para Afiliados

O que é o YouTube Stories? 

Bom, como o próprio nome já diz, o Youtube Stories, nada mais é que um recurso onde o criador de conteúdo pode publicar um vídeo ou imagem em seu canal, a fim de se aproximar ainda mais de seus inscritos.

Dentro desse recurso, o usuário pode fazer enquetes, postar foto e vídeos com edições rápidas etc. Mas, assim como o Instagram e o WhatsApp, ele só funciona em dispositivos móveis. Ou seja, ao acessar a plataforma via desktop, o criador de conteúdo não consegue publicar nada na opção “Stories”.

Digamos que essa opção é bem parecida com a aba Comunidade do Youtube. Visto que, as pessoas podem se conectar com seus inscritos, melhorando ainda mais o engajamento de seus canais.

YouTube-Story

Como o Youtube Stories Funciona?

Talvez você esteja pensando: “Se o Stories do Youtube é igual ao do Instagram, já sei como ele funciona!”.

Não sabe, não!

Você acha mesmo que a maior plataforma de vídeos do mundo iria “copiar” uma função, sem alterar nada? Errado! O YouTube Stories tem lá suas peculiaridades em relação aos demais “Stories” que existem por aí.

O grande diferencial desse recurso dentro do Youtube é que ele também faz uso de AI (inteligência artificial). E, obviamente que, isso só foi possível, porque o Youtube tem acesso aos dados do maior mecanismo de buscas do mundo, o Google.

Nesse sentido, fica mais fácil entregar o conteúdo produzido no Stories, para um público-alvo ideal. O que por consequência, melhora ainda mais o engajamento do canal.

Além disso, o YouTube Stories não dura apenas 24 horas como seus concorrentes. Na verdade, ele fica até 7 dias disponível no feed!

Mas, como nem tudo são flores. Os únicos criadores que podem usufruir dessa ferramenta, são aqueles que possuem mais de 10 mil inscritos. Do contrário, o canal não tem esse recurso liberado.

Como Postar Stories no YouTube? 

A saber que apenas canais com mais de 10 mil inscritos têm acesso à ferramenta, vamos ao tutorial de como postar Stories no Youtube:

  • Em primeiro lugar, acesse seu canal e faça o login via celular;
  • Depois, clique no botão de câmera e escolha a opção “Acionar Story”;
  • Agora, o processo segue o mesmo de outras plataformas: segure o botão de captura e mantenha-o pressionado em caso de publicações em vídeo. Para enviar fotos, basta clicar apenas uma vez no botão de câmera;
  • Caso você queira adicionar uma mídia que já esteja em seu celular, basta enviar diretamente da galeria do telefone;
  • Depois, se quiser, você ainda pode adicionar textos, músicas, adesivos e até filtros;
  • Por último, clique em publicar e pronto!

Após a publicação ir ao ar, lembre-se que ela ficará disponível por 7 dias para seus inscritos. Além disso, é importante dizer que após alcançar 10 mil inscritos, o Youtube pode levar até 1 mês para liberar essa função para o seu canal.

Aproveite para interagir com seus inscritos, respondendo suas perguntas e comentários, diretamente pelos recursos disponíveis dentro do “Stories”.

Você também vai gostar de saber: “7 Ideias de Vídeos Virais para Gravar para o Youtube 2021

Vantagens de Usar o Youtube Stories em Seu Canal

Agora você já aprendeu como usar essa ferramenta corretamente. Mas, ainda está com dúvidas sobre seus verdadeiros benefícios, sobretudo, com relação ao Marketing do seu negócio?

Separei alguns tópicos que considero vantajosos para quem possui um negócio na internet:

Maior Engajamento para o Canal

Sem dúvidas esse ponto é o mais importante de todos.

Seja você um Youtuber que vive de Adsense ou um Afiliado que usa o Youtube para divulgar produtos; o que realmente importa é crescer na plataforma para ter mais inscritos e aumentar sua audiência.

Sendo assim, ao usar o Youtube Stories você consegue se conectar com as pessoas e, passa a conhecê-las melhor. A cada nova publicação, elas vão se interessar por você e pelo seu trabalho e assim, vão interagir com seus posts.

Dessa forma, o Youtube entende que suas publicações são relevantes e começa a entregar seu conteúdo com mais frequência. Portanto, use esse recurso sem moderação, pois, sem dúvidas, ele vai te ajudar muito!

Mais Interação com sua Audiência

Seguindo o benefício anterior, ao usar esse recurso você estreita os laços com a audiência e assim, passa a ganhar ainda mais a confiança dos inscritos.

Isso sempre ajuda no crescimento do canal e tende a melhorar as vendas de quem divulga produtos dentro da plataforma.

Faça desse novo espaço, um mar de possibilidades e produza conteúdos que facilitem a interação entre você e sua audiência!

Aumenta o Número de Inscritos

Por fim, podemos dizer que através do Youtube Stories você consegue mais inscritos para o canal. Isso porque, seu Stories pode aparecer, até mesmo, para quem não está seguindo seu conteúdo na plataforma.

Essa “sacada” do Youtube ajuda a potencializar ainda mais o alcance de canais pequenos, favorecendo quem vive da monetização do Youtube e auxiliando quem vende produtos dentro da plataforma.

Viu só como usar essa ferramenta só gera bons resultados para o seu negócio digital? E o mesmo vale para quem tem uma loja física e usa o Youtube para fazer vídeos reviews.

Gostou dessa novidade? Então se Inscreva no Meu Canal do Youtube e aprenda muito mais sobre o mundo do Marketing Digital.

Abraços e até lá!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.